Serra do Orobó começa a ser observada por Guias de Turismo especializados em observação de aves de todo o Brasil

Além de mountain bike, Vôo Livre e Montanhismo o "Birdwatching" é o novo atrativo da Serra do Orobó

Ruy Barbosa vive um novo momento de projeção para o cenário do turismo. O que era um sonho de muitos Ruy Barbosenses tem, cada vez mais, se tornado uma realidade. As muitas possibilidades de se utilizar o potencial turístico da cordilheira da Serra do Orobó tem ganhado fôlego e se apresentado como uma importante vertente para dinamizar a economia do Município e gerar emprego e renda, aproveitando, de forma sustentável, as nossas belezas e riquezas naturais, e, consequentemente divulgando o nome da nossa amada Ruy Barbosa para além das fronteiras baianas.

Dentre as muitas possibilidades de se aproveitar o potencial turístico uma delas tem crescido vertiginosamente, em todo o mundo, trata-se da “Observação de Aves”, em inglês também conhecida como “Birdwatching”. A riqueza da biodiversidade de Avifauna, aliada a presença de biomas peculiares, proporciona um cenário favorável ao desenvolvimento da atividade de observação de aves. Ornitólogos, fotógrafos, acadêmicos e pesquisadores de todo o mundo tem buscado o nordeste brasileiro para estudar e mapear as espécies e os endemismos aqui presentes.

Na Bahia algumas cidades têm se projetado para o mundo, haja vista a sua riqueza de biodiversidade e a ocorrência de endemismos valiosos para a ciência e estratégicos para a conservação das espécies ameaçadas. Dentre essas cidades podemos citar os Municípios de Canudos onde ocorre a Arara Azul de Lear e o Município de Mucugê onde ocorre o Beija-flor gravatinha, ambas espécies raras.

Em meio a esse contexto Ruy Barbosa começa a ser observada por Guias de Turismo especializados em observação de aves de todo o Brasil, tendo em vista a ocorrência de algumas espécies raras e ameaçadas de extinção como é o caso do Chorozinho do Papo Preto ou Chorozinho sinistro, cujo nome cientifico é Herpsilochmus pectoralis ( https://www.wikiaves.com.br/wiki/doku.php?waction=logout&id=chorozinho-de-papo-preto ). Animal ameaçado de extinção pelos dados divulgados pela IUCN 3.1, e que só ocorre em alguns lugares específicos do Nordeste, espécie que fora registrada recentemente aqui em Ruy Barbosa, nas matas do Recanto da Chapada, de propriedade de nosso amigo Leonardo (Escritor, poeta e ambientalista), na região da Serra de Senhor, conhecida como Serra três.

Na última quarta-feira dia 11/09, uma expedição, que passou por vários Estados do Nordeste, capitaneada pelo Guia de BirdWatching do Estado do Ceará, Jefferson Bob, um dos maiores guias de ornitologia do Brasil, Mentor e Mantenedor do projeto Sítio Pau Preto ( https://pt-br.facebook.com/sitiopaupreto/ ), na cidade de Potengi, na Chapada do Araripe, Ceará, visitou o Recanto da Chapada, registrando inúmeras espécies, dentre elas o Chorozinho do Papo Preto. Vivenciamos um momento muito positivo quando a projeção de Observação de aves na Serra do Orobó, em Ruy Barbosa.

Além da observação de aves, a que se destacar o potencial da Serra do Orobó para a prática de Mountain Bike, com terrenos que permitem a construção de trilhas, para as práticas das inúmeras modalidades de ciclismo, inclusive com uma novidade que em breve estará em funcionamento um Bike Park aqui na Serra do Orobó. Não nos esquecemos do imenso potencial para a prática do Vôo Livre e do Montanhismo, todas essas atividades que geram emprego e renda, à exemplo do que fez de forma estratégica e sabiamente o Município de Santa Teresinha que hoje atrai centenas de milhares de turistas através do Ciclismo e do Vôo Livre, com excelentes estruturas de hospedaria ( Como o Hotel Fazenda Bastião - https://pt-br.facebook.com/hotelfazendabastiao/ ), para os atletas e realizando eventos no calendário anual de esportes que atraem milhares de visitantes. Esse é um desafio para nossa Amada Ruy Barbosa, seguindo o exemplo de sucesso de Santa Teresinha, transformar-se na Capital da prática do Montain Bike, Observação de aves (Birdwatching) do Vôo Livre da Chapada Diamantina.



Compartilhar no WhatsApp

Postagens mais visitadas deste blog

Homem natural de Ruy Barbosa é preso acusado de tentativa de homicídio contra motorista de aplicativo em Camaçari

Motorista de App recebe alta após levar 20 facadas de passageiro

Confira data e valores de algumas bandas que vão tocar no Santo Antônio de Ruy Barbosa