"O atendimento eficaz funciona para a empresa como a asa funciona para o avião" afirma o Líder Coach e Filósofo César Lima. - Ruy Barbosa Notícias | O Portal de Notícias da Cidade!

"O atendimento eficaz funciona para a empresa como a asa funciona para o avião" afirma o Líder Coach e Filósofo César Lima.

O processo de globalização encontra-se cada vez mais avançado, a integração comercial, a nível global, a comunicação em massa e as relações de consumo evidenciam isso.

A grande questão é que o avanço da globalização nem sempre traduz um avanço logístico para as pequenas empresas. Infelizmente, quando se trata de problemas interpessoais e mau atendimento as empresas do ramo comercial são notoriamente as mais prejudicadas, isso porque a relação de compra e venda se dá no processo olho a olho, isso pressupõe competências e habilidades que vão além da questão técnica/formal, por exemplo: a empatia para se colocar no lugar do cliente, no intuito de compreender as necessidades específicas e gerais do mesmo. O CEO da Ambev – Carlos Brito – defende que todo colaborador deve entender de cultura, a fim de saber lhe dar com os diversos perfis de clientes, bem como compreender a especificidade do mercado vigente.

O grande problema é que muitos gestores e liderados, do segmento comercial, estão convictos de que vender é como um atributo da natureza, que não há necessidade de aprimoramento e que seu rendimento já é o suficiente para manter a empresa viva. Não há equívoco maior.

A cada dia temos clientes mais exigentes e isso pressupõe um atendimento de excelência. Já está mais que comprovado que preço baixo não traduz sucesso nas vendas. O atendimento eficaz funciona para a empresa como a asa funciona para o avião, sem ela não há progresso. A integração entre as equipes, o empenho na consolidação da identidade da empresa e a empatia, definem os rumos da empresa.

- Por: César Lima, Líder Coach.


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