Programa Água Doce garante acesso à água para mais de 100 mil baianos

Com a assinatura do secretário estadual do Meio Ambiente (Sema), Geraldo Reis, ao IV Pacto Nacional do Programa Água Doce (PAD), o governo do estado sela o compromisso de continuidade à implementação do Programa no estado, democratizando o acesso à água e a participação social na sua gestão. O evento foi realizado nesta quarta-feira (28), durante o Encontro Nacional do PAD 2018, em Salvador.

O Água Doce tem como finalidade garantir o acesso à água de qualidade para o consumo humano, a partir da utilização de sistemas de dessalinização de água salobra. Na ocasião, foi feita a entrega simbólica de 145 sistemas de dessalinização implantados em 24 municípios baianos. A estimativa é de que 100 mil baianos sejam beneficiados diretamente pelo programa.

De acordo com o coordenador nacional do PAD, Renato Saraiva Ferreira, a assinatura do pacto de execução do programa é mais uma forma de reafirmar as parcerias entre as secretarias estaduais e os órgãos da gestão municipal. “É uma afirmação das parcerias, da continuidade e de que os sistemas venham sendo implantados com cuidados técnicos, sociais e ambientais. É um programa que envolve as comunidades em uma gestão compartilhada com os municípios, os estados e a União".

PAD na Bahia

Segundo o gestor da Sema, o programa Água Doce combina mobilização social, tecnologia apropriada, e tem um caráter muito humanista. Na primeira etapa foram implantados 145 sistemas, em 24 municípios do semiárido. Em sua 2ª Etapa a meta é a implantação, recuperação e gestão de mais 150 sistemas, beneficiando 48 municípios. "Agora, na sua terceira etapa, estamos planejando a entrega de mais 90 equipamentos, totalizando um investimento de aproximadamente R$ 71 milhões", explicou Reis. 

Para Salvador de Almeida, no seu município foram instalados 10 equipamentos que ajudaram a mudar a realidade da população. “Hoje mais de 200 famílias da comunidade utilizam a água dos dessalinizadores. Antes a nossa água era muito salgada, escura e não tinha boas condições para o nosso consumo. Era uma água de barreiro, de açude ou carro pipa. A água tratada era um sonho pra gente”, revela. 

O programa Água Doce, criado pelo Ministério do Meio Ambiente, no âmbito regional conta com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente, da Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento da Bahia (Cerb) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) para execução da iniciativa no estado. 





Compartilhar no WhatsApp

Postagens mais visitadas deste blog

Motorista de App recebe alta após levar 20 facadas de passageiro

Polícia Civil de Ruy Barbosa identifica e apreende diversos produtos furtados na cidade

Familiares e amigos das idosas mortas em acidente realizarão protesto nesta sexta-feira em Ruy Barbosa