Agricultura familiar é destaque na ExpoVale que acontece em Itaberaba


Com um público diário de cerca de cinco mil pessoas, a II Exposição Agropecuária do Vale do Médio Paraguaçu (ExpoVale), segue até a esta segunda-feira (26), em Itaberaba, data em que o município celebra o 141º ano de emancipação. O evento, organizado pela Prefeitura municipal de Itaberaba, em parceria com o Sindicato dos/as Trabalhadores/as Rurais, acontece no Parque de Exposições Luiz Bezerra.

Durante a II Expovale acontece a 2ª Feira Territorial da Agricultura Familiar, que reúne expositores de todo o Território do Piemonte do Paraguaçu, e de agricultores familiares de 18 municípios, dentre eles de Wagner e Utinga, que além dos Indígenas Payayá são representados expressivamente pelo Movimento Sem Terra. A Cooperativa dos Produtores Rurais de Abacaxi de Itaberaba (Coopaita), do município de Iaçu, apresenta e comercializa a produção de frutas desidratadas como abacaxi, mamão e melão.

O secretário estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues, e o vice-governador e secretário de Planejamento (Seplan), João Leão, participaram neste sábado (24), da abertura da feira. Rodrigues, destacou a ampliação do número de estandes dessa edição que triplicou, aumentando a quantidade de animais em exposição, inclusive abrangendo outros estados. Ele observou também o número de negócios realizados e a diversidade de atrações no evento, em especial, a área reservada para a exposição de produtos da agricultura familiar e reforma agrária.

“Para nós é muito importante ver uma exposição e feira da agricultura familiar, no seu segundo ano, crescer de uma forma tão exuberante, com o esforço da Prefeitura e Secretaria de Agricultura, que, em parceria com o Governo do Estado, por meio da SDR, vem promovendo a organização e o fortalecimento da agricultura familiar no município e no território. É uma alegria ver a grandeza da agricultura familiar na participação dessas exposições agropecuárias, com o tamanho e a qualidade, divulgando, comercializando e gerando renda”, destacou Jerônimo Rodrigues, titular da SDR.

SETAF em ação
Os visitantes da ExpoVle também podem contam com um espaço do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF) Piemonte do Paraguaçu, unidade da da SDR, onde técnicos da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR) e da Superintendência de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), apresentam e esclarecem dúvidas sobre ações do Governo do Estado em execução, a exemplo dos editais do Bahia Produtiva, lançados no mês de fevereiro e com inscrições abertas e do serviço de assistência técnica e extensão rural (ATER), além de mutirão para a emissão e renovação da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).

A SDR também apoiou a vinda de caravanas de agricultores familiares de outros municípios, com o objetivo de promover intercâmbio e troca de experiências entre os participantes.


Compartilhar no WhatsApp

Postagens mais visitadas deste blog

Homem desaparece após mergulhar no açude de Ruy Barbosa

Marceneiro morre afogado no açude de Ruy Barbosa

Laudo confirma que a professora Raquel Teixeira foi atropelada na BA-046, em Ruy Barbosa