Mutirão de Cirurgias beneficia população da Bacia do Jacuípe

A partir do dia 14 de novembro, moradores da região de Riachão do Jacuípe que precisam fazer cirurgias de hérnia (umbilical, epigástrica e inguinal), histerectomia total (retirada do útero) e colecistectomia (vesícula) começam a fazer os procedimentos agendados durante o Mutirão de Cirurgias, programa do Governo do Estado, viabilizado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). A etapa no município da Bacia do Jacuípe começou a realizar as consultas e exames pré-operatórios nesta sexta-feira (27). As unidades móveis para os atendimentos ficarão na Praça Landulfo Alves (praça do palco) até este sábado (28).

Moradora de Riachão do Jacuípe, Mirian Sampaio conta que há cerca de um ano ficou sabendo da necessidade de fazer uma cirurgia de vesícula, mas sempre adiava buscar o atendimento. “O Agente Comunitário de Saúde me falou do Mutirão e eu não podia perder a oportunidade de resolver meu problema. Não quero mais sentir as dores que tenho sentido ao longo desse tempo”, afirmou Mirian, que fará o procedimento no dia 16 de novembro. Um dia antes, quem também passará por uma operação de vesícula será Ana Amélia Silva Reis. “Um ponto muito positivo aqui é que a cirurgia foi marcada rapidamente”, comemora.

Além dos moradores de Riachão do Jacuípe, esta etapa do Mutirão de Cirurgias está beneficiando a população de Anguera, Candeal, Capela do Alto Alegre, Gavião, Ichú, Pé de Serra, Nova Fátima e Serra Preta. As cirurgias serão realizadas no Hospital Municipal de Riachão do Jacuípe.

Próxima Etapa

A próxima etapa do Mutirão de Cirurgias acontecerá em Guanambi, onde as consultas e exames pré-operatórios serão realizados no período de 30 de outubro a 1 de novembro. As unidades móveis estarão estacionadas na Praça Henrique Pereira Donato. Diariamente, serão feitos até 250 atendimentos, começando às 7h da manhã e encerrando depois do último paciente na fila.

Para ser atendido, o paciente já deve ter a indicação médica para a cirurgia e ter feito o cadastro na Secretaria de Saúde do município de residência. Caso ele não tenha feito o cadastro prévio, mas tenha exames que comprovem a necessidade de realizar uma das cirurgias oferecidas, o paciente poderá se dirigir ao local das consultas pré-operatórias munido de RG, CPF, cartão do SUS, comprovante de residência e exames de sangue (uréia, creatinina, TP, TTPA, glicemia em jejum e hemograma). As mulheres que farão histerectomia devem levar também o exame preventivo.






Compartilhar no WhatsApp

Postagens mais visitadas deste blog

Homem desaparece após mergulhar no açude de Ruy Barbosa

Marceneiro morre afogado no açude de Ruy Barbosa

Grande quantidade de droga é apreendida com auxílio do cão Loke pela CIPE Chapada em Ruy Barbosa