Dislexia: Transtorno ou Dificuldade de Aprendizagem?



Por: Vanize Sampaio Guedes Carneiro

Atualmente, pais, psicólogos, educadores, neuropsicólogos, neurologistas, psicopedagogos, fonoaudiólogos e, principalmente, os educandos, convivem e deparam-se, de forma cada vez mais frequente, com fenômenos que podem vir a comprometer o futuro escolar dos alunos, se não diagnosticados e tratados brevemente, são as dificuldades de aprendizagem e os transtornos específicos de aprendizagem.

Almeida e colaboradores (1995), além de outros estudiosos,defendem uma diferenciação conceitual desses dois termos. Para as autoras aconceituação do termo dificuldades de aprendizagem tem origem nas interações entre os fatores relacionados às característicasdo indivíduo, ao núcleo familiar, à escola e ao meio social e que são “decorrentes de uma constelação de fatores internos e/ou externos, de ordem pessoal, familiar, emocional, pedagógica e social que só adquirem sentido quando referidos à história das relações e interações do sujeito com seu meio, inclusive, e sobretudo, o escolar” (Almeida& colaboradores, 1995; p.122), já os Transtornos Específicos de Aprendizagemrelacionam-se às disfunções do desenvolvimentoneurocognitivo envolvidas no atode aprender (Butterworth&Kovas, 2013); vê-se dessa forma que estes e outros teóricos destacam diferenciações percebendo um como mais extrínseco ao indivíduo e decorrente de falhaspedagógicas e/ou fatores socioculturais e o outro como mais intrínseco, porém ambos demandamtratamento especializado para suas manifestações.

Segundo especialistas, os transtornos Específicos de aprendizagem mais comuns são: a Dislexiado Desenvolvimento (DL), a Discalculia do Desenvolvimento(DD) e a Disgrafia do Desenvolvimento,as quais podem ocorrer isoladamenteou combinadas entre si. Quando são satisfeitosos critérios para mais de um Transtorno Específico da Aprendizagem (American PsychiatricAssociation[APA], 2013), constitui-se um Transtorno Misto de HabilidadesEscolares (F81.3; Organização Mundial da Saúde[OMS], 1993), como é o casoda Discalculiado Desenvolvimento combinada com dislexia(DDc).

A Dislexia do desenvolvimento é considerada um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, ou seja, um transtorno neurológico de origem biológica que se manifesta na dificuldade de aprendizagem e problemas na aquisição de habilidades acadêmicas acentuadamente abaixo do nível da idade, caracterizado por dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração. Essas dificuldades normalmente resultam de um déficit no componente fonológico da linguagem e são inesperadas em relação à idade e outras habilidades cognitivas (Definição adotada pela IDA – InternationalDyslexiaAssociation, em 2002). Assim, é notadamente perceptível na criança com dislexia, que a capacidade de compreensão da leitura, o reconhecimento das palavras, a leitura oral, e o desempenho de tarefas que necessitam da leitura podem estar todas comprometidas.

Geralmente essetranstornose manifesta nos primeiros anos escolares, não é atribuído à deficiência intelectual, a transtornos do desenvolvimento, ou a deficiência neurológica ou distúrbios motores com prejuízos específicos na precisão de leitura de palavras, fluência e compreensão na leitura (APA, 2013). Alguns dos principais sinais observáveis em crianças, pré-escolares, que apresentam dislexia são a dispersão, um fraco desenvolvimento da atenção, atrasos do desenvolvimento da fala e da linguagem, dificuldades de aprender rimas e canções, um fraco desenvolvimento da coordenação motora, dificuldadesem montar quebra-cabeças e falta de interesse por livros impressos, já em crianças com idade escolar é possível se observar sinais, como, as dificuldades na aquisição e automação da leitura e da escrita, pobreza no conhecimento de rimas (sons iguais no final das palavras) e aliteração (sons iguais no início das palavras), desatenção e dispersão, dificuldades em copiar de livros e da lousa, dificuldades na coordenação motora fina (letras, desenhos, pinturas etc.) e/ou grossa (ginástica, dança etc.), desorganização geral, constantes atrasos na entrega de trabalho escolares e perda de seus pertences, confusão para nomear entre esquerda e direita, dificuldade em manusear mapas, dicionários, listas telefônicas, etc. e um vocabulário pobre, com sentenças curtas e imaturas ou longas e vagas.

Um diagnóstico breve, geralmente realizado por múltiplos profissionais, e uma intervenção precoce são importantíssimos para que estas crianças consigam se desenvolver bem cognitivamente e possam adquirir um bom aprendizado, desde os primeiros anos escolares. Segundo Neves& Araújo, 2006, estudos comprovam que criançascom transtornos e dificuldade de aprendizagem possuembom potencial intelectual apesar demanifestarem problemas em algumas aquisiçõescognitivas, o que diferencia seus estilose ritmos de aprendizagem, e que exigemdiferentes recursos e estratégias pedagógicasque atendam às suas necessidadesespecíficas.Porém em função destas questões ou condições ligadas às dificuldades de aprender muitas criançasacabamse convencendo que não aprenderão,apesar de seus esforços, e que tenderão aofracasso escolar. Esta questão, afirma Neves& Araújo, 2006, leva a implicações no seu autoconceitoe em todo o arsenal de expectativasde desenvolvimento do “eu” podendogerar desequilíbrios emocionais que afetamnão só processos psicológicos básicos daaprendizagem como a personalidade globalda criança.Então, se conheces alguma criança que tem estes sintomas procure ajuda o mais breve possível. Profissionais, como psicólogos, neuropsicólogos, neurologistas e fonoaudiólogos, podem ajudá-lo.

VANIZE SAMPAIO GUEDES CARNEIRO
PSICÓLOGA /CRP – 03/03623

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