Detran-Ba abre 3 mil vagas para a primeira habilitação gratuita

A partir da primeira quinzena de janeiro de 2016, mais de três mil feirenses já poderão se inscrever nos cursos gratuito da Escola Pública de Trânsito (Eptran), que foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (21), em Feira de Santana. O período em que começam as inscrições ainda não foi divulgado, mas segundo o diretor geral do Departamento de Trânsito da Bahia (Detran), Maurício Bacerlar, a população deve ficar atenta para quando forem divulgadas as datas.


Segundo o diretor do Detran, a Eptran vai oferecer cursos para primeira habilitação nas categorias A e B, requalificação para taxistas e mototaxistas, e cursos voltados para motoristas de departamentos públicos. “É um instrumento de educação para que o trânsito cumpra o seu papel de ser de paz”, elogiou.


As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet. Inicialmente, as aulas vão funcionar em uma escola estadual localizada no Alto do Cruzeiro, no bairro Jardim Cruzeiro. Posteriormente, as salas passam a funcionar no antigo prédio da Ebal, que está passando por reformas para abrigar toda a estrutura da 3ª Circunscrição de Trânsito de Feira de Santana (Ciretran). A expectativa é que a mudança ocorra em maio de 2016.


92277-3



Também de acordo com Maurício Barcelar, terão direito a concorrer às vagas da Eptran pessoas residentes em Feira de Santana, maiores de 18 anos, alfabetizadas, que tenham estudado em escola pública e possuam renda de até um salário mínimo. “Nós temos também a escola pública de trânsito itinerante, que tem atendido a municípios da região, a exemplo de Anguera, que já tem uma turma em andamento”, acrescentou.
Barcelar destaca que as inscrições e os cursos são gratuitos, com exceção do laudo, que será custeado pelo beneficiário, no valor de R$ 125.


O coordenador da 3ª Ciretran, Silvio Dias, elogiou a iniciativa e salientou que essa era uma ânsia da população. “Teremos 3 mil vagas para inscrição, dessas selecionaremos aqueles que atendem às condições para iniciarmos. O sorteio é eletrônico e os selecionados terão que apresentar a documentação comprovando que atendem aos requisitos. As inscrições são gratuitas”, ressaltou.


O deputado estadual Zé Neto, acredita que a implantação da Eptran em Feira trará mais segurança para a população. “Hoje se realiza mais um sonho da cidade. Muita gente não tem a carteira porque não tem dinheiro para fazer o curso. Essa medida vai incluir mais pessoas e garantir mais segurança, porque, sem dúvida, alguns que não têm carteira estão rodando sem o preparo adequado”, disse.


As informações são do repórter Paulo José

Compartilhar no WhatsApp

Postagens mais visitadas deste blog

Homem desaparece após mergulhar no açude de Ruy Barbosa

Marceneiro morre afogado no açude de Ruy Barbosa

Grande quantidade de droga é apreendida com auxílio do cão Loke pela CIPE Chapada em Ruy Barbosa