Chapada Diamantina participa do Encontro de Cheganças da Bahia com marujadas de Lençóis e Jacobina

A Associação Chegança dos Marujos Fragata Brasileira movimenta Saubara, localizada no recôncavo baiano, com os preparativos para realizar a terceira edição do Encontro de Cheganças da Bahia, que acontecerá nos dias 7 e 8 de agosto. Na programação do evento estão debates, desfile de dez grupos entre locais e convidados das cidades de Saubara, Cairu, Camaçari, Taperoá, Jacobina e Lençóis (distrito de Remanso) pelas ruas da cidade, além de apresentações no palco principal.


Os grupos de Jacobina e Remanso estarão representando a região da Chapada Diamantina no Encontro. A participação da Marujada Quilombola do Remanso conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Lençóis, através das Secretarias de Assistência Social, Secretaria de Turismo e Cultura e Secretaria de Educação.


O projeto tem patrocínio do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e também foi premiado no Edital de Concurso Publico nº 01/2014 – Prêmio de Culturas Afro-Brasileiras, realizado pela Fundação Cultural Palmares e Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura.


O Encontro de Cheganças da Bahia é um dos mais importantes espaços para o fortalecimento da cultura popular na Bahia. “São mais de duas dezenas de grupos espalhados em todo Estado. Com esse movimento, busca-se incentivar a permanência da tradição das Cheganças na Bahia”, diz Rosildo Rosário, coordenador geral do evento. Os grupos em suas apresentações retratam fatos históricos de forma lúdica que transmite para o observador a sensação de estar no mar. Nesse dia, Saubara se “enche de canto como se fosse as ondas desse mar imaginário”, explica Rosildo.


foto


Patrimônio Cultural
A Chegança ou Marujada é considerada uma “dança dramática”. Essa expressão foi popularizada por Mário de Andrade e é o nome genérico com que os folcloristas brasileiros designam os grandes bailados populares que se baseiam num assunto e tem na sua maioria, partes faladas e representadas. Grande número das danças-dramáticas divide-se estruturalmente em duas partes bem definidas: um cortejo coreográfico, com que o grupo representador se locomove pelas ruas, ao som de cantigas, e uma parte dramática, entremeando elementos falados, danças e cantos, geralmente chamada de embaixadas.

Entre as peças do cortejo, ou não-dramáticas, figuram tradicionalmente louvações, despedidas e cantos de marcha. Os bailarinos-atores são dirigidos por um chefe, quase sempre denominado Mestre, que além de orientar o conjunto, representa, na maioria dos casos, um dos principais papéis.

Serviço
O quê: III Encontro de Chegança da Bahia
Quando: 7/8 (19h) e 8/8 de 2015 (9h às 21h)
Onde: Saubara-Bahia
Custo: Gratuito
Mais informações: www.marujadadesaubara.org.br

Confira aqui a programação completa
Dia 07/08 às 19h
Roda de Conversa “Os mestres Cheganceiros da Bahia”.
Exibição do documentário “Cheganças de Mouros, Bahia singular e plural”
Local: Sede da Chegança. Rua Boca da Mata, s/n. Saubara-BA.

Dia 08/08
Às 9h
Roda de Conversa: Os mestres das Cheganças e o Estado
Cheganças/Marujadas Patrimômio Cultural da Bahia
Local: Sede da Chegança. Rua Boca da Mata, s/n. Saubara-BA

Às 15h
Desfile dos grupos pelas ruas da cidade
Local: Ruas da cidade, chegada Largo da Amendoeira

Às 16h
Apresentação no palco principal
Local: Rua da Amendoeira. Ponto de embarque

Jornal da Chapada

Compartilhar no WhatsApp

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de 19 anos é morto com golpes de faca em cavalgada

Empresário fica gravemente ferido em acidente na BA-052, em Ipirá

VÍDEO: Veículo de empresa de Gesso de Itaberaba sofre acidente na BA-046, em Ruy Barbosa