Pular para o conteúdo principal

Otto Alencar diz que governo 'jogará fora' R$ 9 bilhões se fizer transposição sem revitalização

O governo federal "jogará fora" R$ 9 bilhões se insistir em fazer a transposição de águas do São Francisco sem a revitalização do chamado rio da integração nacional. A advertência foi feita nesta quinta-feira (28), da tribuna do Senado, pelo senador Otto Alencar (PSD-BA), para quem a falta de providências nesse sentido poderá resultar no "enterro do São Francisco".

Otto Alencar afirmou que vários afluentes do rio, tanto na Bahia como em Minas Gerais, estão morrendo e se transformando em caminhos de areia. Como a oferta de água está diminuindo – a vazão do São Francisco caiu à metade em consequência desse fenômeno – e o consumo deverá aumentar com a transposição das águas, o senador acredita que o resultado não será bom.

Em aparte, o senador Walter Pinheiro (PT-BA) sugeriu que o governo utilize os recursos da transposição na revitalização do rio. Também em aparte, o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) disse que as obras da transposição são fundamentais para a segurança hídrica do Nordeste e, por isso, não podem ser descontinuadas.

Em resposta a Garibaldi, Otto Alencar disse que não é contra a transposição, mas afirmou que esse tipo de obra deve ser precedido da revitalização. O senador baiano defendeu, a propósito, seu projeto de lei que veda a transposição de águas de bacias hidrográficas sem a comprovação de prévia revitalização integral do rio e de seus afluentes.

Esse projeto (PLS 250/2015) foi distribuído às comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), nesta para decisão terminativa. Informações: Agência Senado

Postagens mais visitadas deste blog

Homem morre em confronto com a Cipe Chapada em Ruy Barbosa

Uma guarnição da CIPE Chapada, durante patrulhamento especializado em Ruy Barbosa nesta segunda-feira por volta das 23:40h, para averiguação de denúncias sobre tráfico de drogas, foi recebida a tiros na Vila Operária por indivíduos, sendo feito o revide necessário para repelir a injusta agressão. A ocorrência foi lavrada na delegacia de Itaberaba onde todo material apreendido foi entregue. De acordo com informações, um homem de apelido "Paulista" foi baleado durante o confronto e não resistiu e faleceu. Na operação foram apreendidos 01 Revólver Taurus Cal. 38; 06 munições (03 deflagradas e 03 intactas); 01 tablete de maconha; 16 embalagens com substância análoga a maconha; 01 balança de precisão; 51 pinos plásticos e Embalagens para acondicionamento de drogas.

Pesquisa aponta Eridan de Bonifácio na liderança para prefeitura de Ruy Barbosa

Uma pesquisa de intenção de votos divulgada pelo Band Eleições aponta Eridan de Bonifácio (MDB) como favorito na disputa pela prefeitura de Ruy Barbosa.   Os dados revelam que Eridan de Bonifácio detém 66,41% das intenções de voto, enquanto seu oponente, Dr. George Brito (PSD), registra 33,59%.

Nova pesquisa aponta Eridan com 47,94% seguida por Dr. George com 42,01 % das intenções de voto em Ruy Barbosa

Prestes a passar por uma eleição suplementar, o município de Ruy Barbosa, no Piemonte do Paraguaçu, tem dois candidatos disputando o pleito. Segundo levantamento realizado pela Séculus Análise e Pesquisa, e contratada pelo Bahia Notícias, a vereadora Eridan de Bonifácio (MDB) lidera a corrida pelo comando da prefeitura com 47,94%. Ela é esposa do ex-prefeito Bonifácio, mais votado na eleição regular, mas considerado inelegível. O outro candidato, Dr. George (PSD), soma 42,01% das intenções de voto no cenário espontâneo - quando o nome dos candidatos não é apresentado aos eleitores. Outros 3,79% votariam branco/nulo ou não votariam em nenhum dos dois e os que não sabem ou não opinaram somam 6,26%. Ruy Barbosa terá eleições suplementares no dia 6 de abril após a Justiça Eleitoral indeferir a candidatura a prefeito de José Bonifácio Marques Dourado por irregularidades na prestação de contas em 2016 e determinou a realização de novas eleições no município. A pesquisa ainda testou o cenário...

PUBLICIDADE