Ruy Barbosa Notícias | O Portal de Notícias da Cidade!: Onça é fotografada via monitoramento em área do Parque Nacional da Chapada Diamantina


Onça é fotografada via monitoramento em área do Parque Nacional da Chapada Diamantina

Uma onça, conhecida como Suçuarana, foi fotografada por sistema de monitoramento instalado em diferentes locais do Parque Nacional da Chapada Diamantina (Parna). Na foto, a data de 4 de agosto de 2017 exibe o dia em que o felino foi avistado. Nas redes sociais, a foto da onça-parda causou alvoroço, já que é difícil registrar essa cena. A foto é de Cézar Neubert Gonçalves, membro do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão gestor do parque.

“Iniciamos uma ação de pesquisa e monitoramento da fauna por meio de armadilhas fotográficas. E, logo no primeiro clique, olha só quem apareceu. Conhecida como Suçuarana, seu nome científico é Puma Concolor”, salienta os gestores do Parna nas redes sociais. A localidade, por segurança do animal, não foi revelada, mas mesmo assim, a imagem circula nas redes.

A onça-parda ou puma concolor, também conhecida no Brasil por suçuarana e leão-baio, é um mamífero carnívoro nativo da América. É o mamífero terrestre com a maior distribuição geográfica no ocidente e capaz de sobreviver em áreas extremamente alteradas pelo homem, como pastagens e cultivos agrícolas. É um animal solitário e mais ativo à noite. Alimenta-se predominantemente de cervídeos, mas pode variar a dieta, sendo considerado um predador oportunista.

Fonte: Jornal da Chapada