Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS)
O encontro reuniu 17 das 24 associações filiadas, além da representante do Movimento dos Sem Terra (MST), Aida Araújo, e do próprio CMDS, através da pessoa de Gildásio Ferreira e técnicas da Cooperser.
Convocado pelo ex-secretário Artur Francelino, o evento teve como pauta principal a apresentação da experiência bem-sucedida da Central das Associações de Santa Teresinha, considerada modelo de gestão e organização no associativismo rural.
O ex-presidente da Central Julival Oliveira, conduziu a explanação, destacando conquistas e estratégias aplicadas. Na sequência, o vice-prefeito de Amargosa, Reinaldo Silva, abordou aspectos jurídicos relevantes para o fortalecimento das associações.
O encontro foi marcado por um clima de participação ativa, com momentos de perguntas, esclarecimentos e troca de experiências. Ao final, Artur Francelino comemorou a adesão de mais de 70% das associações rurais e ressaltou a importância do diálogo coletivo:
> “Foi um passo importante para pensarmos e aplicarmos políticas públicas verdadeiramente voltadas ao interesse coletivo e ao desenvolvimento sustentável do campo”, destacou.
A reunião contou com a presença dos vereadores de Santa Teresinha: Everaldo Casa Forte (presidente da Câmara Municipal) e Rubinho, presidente da Associação do Cercadinho, que trouxeram aspectos importantes do trabalho desenvolvido pela Central das Associações em seu município.
O ex-secretário agradeceu também à Diretoria da Câmara de Vereadores de Ruy Barbosa pela cessão do espaço para a realização do evento.
Observação: O evento organizado pelo ex-secretário Artur Francelino, foi exclusivo para Associações Rurais, por se tratar de questões específicas destas entidades.

0 Comentários