Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador, está entre as dez cidades mais violentas do país. O dado consta no Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e divulgado nesta quinta-feira (24).
O documento aponta que o município apresenta uma taxa de 65,2 mortes violentas intencionais. Além de Feira de Santana, outros cinco municípios baianos também aparecem nas primeiras posições do ranking.
A cidade de Jequié, no sudoeste da Bahia, é a segunda mais violenta do Brasil e ficou atrás apenas de Maranguape, no Ceará. Juazeiro, no norte do estado, e Simões Filho e Camaçari, na região metropolitana, também aparecem na lista.
Os dados divulgados nesta quinta são referentes aos números de 2024, e as taxas de violência são calculadas a cada 100 mil habitantes.
Apesar da Bahia ocupar cinco das 10 primeiras posições do ranking, houve uma diminuição de 8,4% no número de mortes violentas no estado - em 2023, foram 5.579, enquanto em 2024 foram 6.036. No relatório de 2023, seis cidades baianas estavam entre as 10 mais violentas do país.
Os dados desse ano também demonstram diminuição nos índices de violência em pelo menos quatro cidades: Feira de Santana, Jequié, Camaçari, Simões Filho. Já Juazeiro registrou um crescimento em relação aos dados do último ano.
Fonte: G1 Bahia
0 Comentários