Pular para o conteúdo principal

Ruy Barbosa: Programa de castração animal completa quatro anos e se torna referência na Chapada Diamantina



Iniciativa conjunta das Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente e da Saúde demonstra sucesso e impacto positivo no controle populacional de cães e gatos no município.


Ruy Barbosa celebra o sucesso de um programa que se tornou referência regional: o Programa Municipal de Castrações de cães e gatos. A iniciativa, fruto da parceria entre as Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente e da Saúde, completa quase quatro anos de atuação contínua, demonstrando a eficácia da colaboração intersetorial na promoção da saúde pública e bem-estar animal.

O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Artur Francelino, um dos idealizadores do programa, expressou seu orgulho pelo trabalho realizado. "É com grande satisfação que vemos essa política pública se manter ativa e funcionando plenamente por quase quatro anos. Gostaria de parabenizar toda a equipe do Centro de Zoonoses Judson Marques, desde as pessoas que iniciaram este projeto até os membros atuais. Essa união e trabalho em equipe são a base do sucesso deste programa tão importante", declarou o secretário.

Francelino enfatizou a relevância da iniciativa para o município e manifestou a esperança de sua continuidade. "Esperamos que este programa não seja interrompido, pois ele representa um avanço significativo para a saúde animal e para a qualidade de vida da nossa população", completou.

A coordenação do Programa de Castrações informa que as atividades de castração serão encerradas no dia 28 de maio. Em sua mensagem de agradecimento, o Secretário Artur Francelino fez questão de reconhecer o apoio fundamental do prefeito Ney Dias e de toda a equipe do Centro de Zoonoses Judson Marques, na pessoa da coordenadora Joana Angélica.

O Programa Municipal de Castrações de Ruy Barbosa se destaca como um exemplo de política pública eficiente na Chapada Diamantina, evidenciando os benefícios da parceria entre diferentes órgãos da administração municipal para o bem-estar da comunidade e o controle populacional de animais.

Postagens mais visitadas deste blog

Mulher morre uma semana após ser atropelada por moto em Ruy Barbosa; Família pede justiça!

Faleceu em Feira de Santana nesta terça-feira dia 13, a srª Maria Eliene Carlos São José, de 48 anos de idade.  Ela foi vítima de um atropelamento no dia 06 de maio de 2025, próximo o posto Mara, na Avenida 02 de Julho, em Ruy Barbosa. Maria foi atropelada por uma moto e teve traumatismo craneano e após alguns dias internada, teve a morte cerebral confirmada pela família.  De acordo com uma irmã de Maria, o motociclista, que trabalha na fábrica de calçados,  não prestou socorro. A família registrou B.O na delegacia e informou que o mesmo já foi intimado. Mesmo assim, pedem que a justiça seja feita. 

Padaria era usada como ponto de tráfico de drogas em Ibiquera: suspeito foi preso pela Polícia Militar

Durante rondas pela cidade de Ibiquera, é uma guarnição da Polícia Militar recebeu uma denúncia anônima, via telefone funcional, de que uma  panificadora, localizado na rua Mário Hora, estaria ocorrendo uma movimentação suspeita. De posse de informações anteriores de que no referido local era comercializado drogas e que o proprietário usava da venda de pães para disfarçar a venda de entorpecentes, a guarnição foi até o referido local. Ao chegar no estabelecimento haviam 4 pessoas, incluindo o proprietário. Foi ordenado que todos saíssem do estabelecimento para que fosse feita busca pessoal, na qual foi encontrado no bolso da bermuda do dono do local cerca de 10 pedras de crack.  Com os outros abordados nada foi encontrado e foram liberados. Ato contínuo, foi feita uma busca no interior do estabelecimento, onde foram encontrados, dentro de um forno desativado que era usado como armário, pinos para acondicionamento de drogas, mais crack, 2 balanças e uma quantia de dinheiro em e...

Cavalo morre eletrocutado e vaqueiro fica ferido após pisar em fio de alta tensão da Coelba no Covão

Um trágico acidente na noite deste domingo (11) resultou na morte de um cavalo por eletrocussão no povoado do Covão/Indaí, localizado no município de Mundo Novo, na Bahia. O vaqueiro Edivaldo Lopes de Souza, conhecido na região como "Cheiro", também ficou ferido ao ser arremessado do animal após o incidente. Segundo relatos, Edivaldo seguia a cavalo por uma estrada vicinal a caminho do trabalho em uma fazenda quando o animal pisou em um fio de energia elétrica que estava solto no chão. A descarga elétrica foi fatal para o animal, que morreu instantaneamente. Com o choque, o vaqueiro foi violentamente lançado ao chão, vindo a desmaiar. Após restabelecer a consciência, Edivaldo, com dificuldades, rastejou até a residência de seu irmão, onde recebeu os primeiros socorros. Posteriormente, ele foi encaminhado ao hospital de Mundo Novo, onde foi atendido e, felizmente, passa bem. O fio de energia, conforme informações de Edivaldo pertence à empresa Neoenergia/Coelba. As circunstânc...

PUBLICIDADE