Obras do IF Baiano em Ruy Barbosa já foram autorizadas; unidade deve impulsionar educação e desenvolvimento territorial
Projeto vai abrir 150 empregos diretos e oportunidade para graduação e cursos técnicos
A cidade de Ruy Barbosa, localizada no Território Piemonte do Paraguaçu, deu um passo importante rumo ao fortalecimento da educação profissional com a implantação de uma unidade do Instituto Federal Baiano (IF Baiano). A ordem de serviço para o início das obras foi assinada no último dia 16 de abril, em cerimônia realizada no local onde será construída a instituição: o terreno da antiga fábrica de beneficiamento mineral, na comunidade de Vila Nova.
O projeto prevê uma estrutura moderna e ampla, composta por biblioteca, laboratórios, 20 salas de aula, auditório com capacidade para 200 pessoas, ginásio de esportes, refeitório para 120 pessoas e estacionamento. A previsão é que as obras tenham início no mês de junho, com possibilidade de antecipação para maio. O investimento total será de R$ 25 milhões.
Além de beneficiar diretamente a população de Ruy Barbosa, a chegada do IF Baiano irá impactar positivamente todo o Território Piemonte do Paraguaçu, promovendo o desenvolvimento territorial e ampliando as oportunidades de formação técnica e profissional para jovens e adultos da região. A unidade deverá gerar cerca de 150 empregos diretos, contemplando vagas para professores, coordenadores, técnicos e outros profissionais.
A implantação do instituto em Ruy Barbosa faz parte de um conjunto de oito unidades que serão entregues por meio de uma parceria entre o Governo Federal e o Governo da Bahia, com investimentos que ultrapassam R$ 200 milhões. As demais cidades contempladas são Santo Estêvão, Ribeira do Pombal, Itabuna, Macaúbas, Poções, Salvador e Remanso.
O ato oficial de assinatura da ordem de serviço em Ruy Barbosa contou com a presença de diversas autoridades e lideranças. Estiveram presentes o deputado estadual Eduardo Alencar; a diretora do Núcleo Territorial de Educação (NTE 14 - Itaberaba), Valdeci Santana, representando a secretária da Educação do Estado, Rowenna Britto; o reitor do IF Baiano, Aécio José Duarte; a diretora do IF Baiano de Itaberaba, Ozenice Silva dos Santos; o prefeito em exercício de Ruy Barbosa, Ney Dias e o ex-prefeito Cláudio Serrada; a secretária municipal de Educação, Ravenna Oliveira; o secretário municipal de Agricultura, Arthur Francelino; além de representantes da comunidade local.
Uma comissão especial já está em diálogo com a população para definir os cursos que serão ofertados na nova unidade, levando em consideração as demandas e potencialidades da cidade e do Território. A expectativa é que os cursos oferecidos estejam alinhados às áreas estratégicas do mercado de trabalho, promovendo inclusão, qualificação e geração de oportunidades para a juventude e demais públicos da região.
A implantação do IF Baiano em Ruy Barbosa representa não apenas um investimento em infraestrutura, mas principalmente um compromisso do Governo da Bahia, Governo Federal e Prefeitura de Ruy Barbosa com o futuro educacional e social do Território Piemonte do Paraguaçu.
Texto: Charles Gean Oliveia
Fotos: Nailton Queiroz
Comunicação NTE14