Pular para o conteúdo principal

No interior da Bahia, cultura floresce na contramão do país. Por: Cleber Teixeira

Ruy Barbosa vive dias interessantes. Pelo menos no que se refere à intelectualidade. Recentemente, participei de uma das quatro oficinas voltadas para a produção audiovisual promovidas pelo Coletivo Cultural Modo Livre. Jamais imaginei ter a oportunidade de uma certificação nessa área de forma gratuita e de encontrar profissionais de renome nesse segmento em uma cidade do interior, já que também venho de uma.

Dias depois, estive no sarau que discutiu a obra “Torto Arado”, do premiadíssimo Itamar Vieira Júnior, em um café da cidade. Citando Chico César, ainda estou "em estado de poesia" pelo nível do debate e pelas escolhas dos textos apresentados. O evento, que recebeu diversos leitores, teve como convidados o professor Iarly Araujo e o poeta e curador do Museu do Rancho Recanto da Chapada, Leonardo Santos. 

Este, no mesmo sarau, anunciou o início do projeto Saraus Itinerantes, que percorrerá os diversos povoados do município, levando mais cultura e literatura para as comunidades rurais. Uma iniciativa que encanta tanto pelo aspecto cultural quanto pelo seu papel inclusivo, já que se direciona para um público geralmente desfavorecido. 

No Ceman, onde leciono, este ano recebemos um reforço de profissionais altamente gabaritados para compor o nosso corpo docente e a equipe gestora. Hoje, no nosso quadro, além de especialistas e mestres, temos uma PhD e outra em processo de pós doutoramento. Alguns desses colegas são lotados também na nossa rede municipal. No Ceman, há inclusive um projeto em andamento para a criação de uma revista acadêmica.

De modo que Ruy Barbosa, nesse momento, parece andar na contramão de um país que cada vez mais se afasta da intelectualidade e de valores culturais importantes. A cidade respira novos ares e oportuniza jovens e adultos a pensar, a ler e a produzir, tanto no centro quanto na roça. Desejo que esta e as próximas gestões municipais estejam atentas a essa efervescência, garantindo que os rui-barbosenses possam ter acesso à erudição, que não é luxo, é direito humano. 

Cleber Teixeira é professor da rede pública estadual da Bahia 



Postagens mais visitadas deste blog

Jovem morre em acidente de moto entre Utinga e Paraíso

Um grave acidente tirou a vida de jovem natural do município de Utinga, na madrugada dessa segunda-feira (21). De acordo com o Portal Utinga, o acidente aconteceu entre  Utinga e o Distrito de Paraíso, que pertence ao município de Ruy Barbosa.  Segundo informações, a moto que o jovem identificado como Mateus estava pilotando bateu em um animal que estava na pista. Foto: Portal Utinga

VÍDEO: Homem bate a cabeça em trave de argolinha no Paraíso

Um homem que participava de uma argolinha no Distrito do Paraíso neste domingo dia 20, sofreu um acidente com seu cavalo.  De acordo com relatos, o homem identificado pelo apelido de  "Gô", de Utinga, foi correr argolinha e o cavalo saiu da raia e ele bateu a cabeça na trave da argolinha.  Gô foi socorrido para o Hospital de Ruy Barbosa onde passa por exames. Amigos relataram que ele está bem e em observação.  A bombeira civil Mirian Cunha, que estava no local, prestou os primeiros socorros, mostrando a importância e valorização da categoria. Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Ruy Barbosa Notícias (@ruybarbosanoticias)

Moto é furtada na Vila Nova, em Ruy Barbosa

Ontem, uma moto foi furtada na porta da casa de um trabalhador na Vila Nova, em Ruy Barbosa. O furto ocorreu a noite deixando a família preocupada e em busca de informações sobre o paradeiro do veículo. O proprietário da moto, identificado como Keko, fez um apelo à comunidade para que ajudem a localizar sua motocicleta. Ele informou que o roubo aconteceu na porta de sua residência e que qualquer informação pode ser crucial para a recuperação do bem. Keko deixou seu número de telefone disponível para contato: 75999414910. Também é possível denúncia pelo 190 da polícia militar. Placa:  NTR 3115

PUBLICIDADE