Pular para o conteúdo principal

Saiba quais foram os nomes mais registrados na Bahia em 2024



Quem é rei não perde a majestade e, pela quarta vez seguida, Gael foi o nome mais escolhido por pais e mães na Bahia. Apenas em 2024, foram 1.951 bebês registrados com o nome no estado. Mas a preferência pode estar perdendo força: no ano passado, o número foi maior, 2.207. O nome mais comum entre as meninas também é o mesmo de 2023. Foram 1.353 repetições de Helena em cartórios baianos ao longo deste ano.

O nome queridinho de famosos e anônimos, Gael, surgiu com as novas gerações. Entre 1930 e 2000, sequer há registros no estado, segundo o site Nomes do Brasil, que mostra a incidência de nomes a cada Censo. Para aparecer na lista, a frequência deve ser de, pelo menos,15 registros por década. Ou seja, você até pode conhecer um Gael baiano com mais de 20 anos. Mas as chances de ele existir são bem pequenas.

‘Helenas’, por outro lado, estão sempre nascendo entre as famílias baianas. Na década de 1930, foram 1.257. O boom foi em 1950, com 2.620. Em relação ao ano passado, o número também aumentou. Foram 1.286 registros naquele ano, contra 1.353 em 2024. No ranking geral de nomes, Helena aparece em sexto lugar na Bahia, atrás de Gael, Theo, Ravi, Heitor e Miguel. Já no Brasil, Helena desbancou Miguel e foi o nome mais registrado em 2024.

As informações fazem parte do Portal da Transparência do Registro Civil e foram divulgadas, com exclusividade, pela Associação dos Notários e Registradores da Bahia (Anoreg/BA). “Os cartórios têm um papel fundamental na preservação da história das famílias e na garantia da segurança jurídica. Cada registro é um acontecimento na vida das pessoas e uma peça valiosa no mosaico da identidade cultural”, diz Daniel Sampaio, presidente da associação.

Ranking 2024

Nomes masculinos mais registrados na Bahia

Gael – 1951
Theo – 1704
Ravi – 1697
Heitor – 1671
Miguel – 1501
Anthony – 1304
Noah – 1288
Arthur – 1246
Bernardo – 1094
Samuel – 975

Nomes masculinos mais registrados em Salvador

Theo – 303
Ravi – 296
Gael – 286
Heitor – 279
Miguel – 264
Noah- 248
Bernardo – 233
Arthur – 232
Anthony – 200
Davi – 179

Nomes femininos mais registrados na Bahia

Helena – 1353
Maitê – 1236
Laura – 1026
Maria Cecília – 1000
Cecília – 1000
Liz – 990
Luna – 849
Maria Alice – 830
Aurora – 819
Alice – 771

Nomes femininos mais registrados em Salvador

Helena – 245 registros
Laura – 233
Maitê – 217
Liz – 215
Cecília – 209
Maria Cecília – 162
Alice – 147
Maya – 144
Maria Helena – 143
Aurora – 135

Fonte: Correio

Postagens mais visitadas deste blog

Idosa é esfaqueada em Ruy Barbosa; autor foi preso

Por volta das 12h30min internautas enviaram mensagem para redação do site Ruy Barbosa Notícias informando que uma idosa tinha sido esfaqueada por um homem. De acordo com relatos, o crime aconteceu próximo ao mercadinho de Sassa, na Vila Operaria, em Ruy Barbosa. Em ação rápida, o autor foi capturado por uma guarnição da CIPE Chapada e apresentado na delegacia de Itaberaba. A idosa foi identificada como "Dona Luzia" onde internautas falaram ser uma pessoa tranquila que não mexe com ninguém. A vítima, que foi ferida na região do peito, foi socorrida com vida para o hospital de Ruy Barbosa. Uma neta de Dona Luzia informou que ela precisou ser transferida para Feira de Santana

Furto de água em adutora é retirado na zona rural de Itaberaba

Policiais civis e agentes da Embasa desativaram, nesta semana, uma derivação clandestina na adutora de água bruta do sistema integrado de abastecimento de Itaberaba, na localidade de Alto do Celado. Uma propriedade rural estava se abastecendo para irrigar plantações por meio de uma tubulação clandestina de 313 metros. 

Ação Popular denuncia irregularidades em licitações e desvio de combustível em Ruy Barbosa

Além de suposta fraude em licitações, veículos sucateados eram abastecidos e desvios podem chegar a R$ 27 milhões  O ex-prefeito Jose Bonifácio Marques Dourado moveu uma Ação Popular contra o ex-prefeito Cláudio Serrada e ex-membros da gestão da prefeitura de Ruy Barbosa, além de dois postos de combustível. A ação denuncia supostos atos de improbidade administrativa, com acusações de esquema de fraudes em licitações, apropriação de bens e desvio de verbas públicas na prefeitura municipal de Ruy Barbosa no período de 2021 a 2024. No total, são   20 ações ajuizadas na Ação Popular que foi protocolada na tarde desta segunda-feira dia 20 de janeiro de 2025. DETALHES A ação cita que nos exercícios financeiros de 2021 a 2024, o Município de Ruy Barbosa/BA deflagrou 05 (cinco) processos licitatórios, com a finalidade de contratação de empresa especializada no fornecimento de combustíveis: óleo diesel S500, óleo diesel S10, gasolina e álcool, para atender às demandas das diversas...

PUBLICIDADE