Pular para o conteúdo principal

Mãe de Criança com Autismo solicita intervenção do Ministério Público em Ruy Barbosa

A situação de Enzo Gabriel, um aluno da Escola Municipal Leonair Pereira Brandão, tem gerado preocupação e mobilização na comunidade local. Sua mãe, Flávia, fez uma solicitação formal de intervenção ao Ministério Público da Educação, denunciando negligência por parte da instituição de ensino e da Secretaria de Educação do município em relação ao suporte educativo e social necessário para o desenvolvimento de seu filho, diagnosticado com autismo nível 2 e TDAH.

Desde abril deste ano, Flávia tem observado a falta de acompanhamento adequado para Enzo, especialmente após a apresentação do laudo com o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista e TDAH. Segundo Flávia, até junho, a documentação foi arquivada sem nenhuma ação por parte da escola ou da secretaria, o que tem prejudicado o aprendizado de seu filho. "É uma negligência em relação aos direitos de meu filho", afirmou.

Durante uma jornada pedagógica em junho, Enzo recebeu um boletim escolar com médias preocupantes de 2,5. A escola informou que, caso as notas permanecessem baixas, ele seria reprovado. Ao questionar sobre o apoio especializado, Flávia foi informada de que o laudo não mencionava a necessidade de acompanhamento "em sala de aula", desconsiderando as legislações pertinentes, como a Lei Berenice Piana (Lei 12.764/2012) e a Lei da Educação Inclusiva (Lei 13.146/2015).

Recentemente, a situação ganhou contornos ainda mais alarmantes quando Enzo se recusou a ir à escola, alegando que a professora teria feito uma ameaça agressiva, "a professora ameaçou cortar o dedo dele e de uma colega com uma faca". Após registrar a conversa com a docente, que confirmou os comentários, Flávia foi até a secretaria de educação, onde foi informada de que a coordenadora não tinha conhecimento da situação e que os laudos não haviam chegado até eles.

Flávia entregou cópias dos laudos e das receitas médicas, mas continua sem respostas. A mãe relata que já registrou a denúncia ao Ministério Público e espera que medidas sejam tomadas para garantir que Enzo receba o suporte necessário em um ambiente escolar que deve ser inclusivo e acolhedor.

A comunidade local aguarda desdobramentos dessa situação e reforça a importância do compromisso das instituições de ensino em atender às necessidades de todos os alunos, especialmente aqueles com deficiência.

Postagens mais visitadas deste blog

Pastor morre em ataque contra ex-mototaxista em Ruy Barbosa

Uma tragédia chocou a população na noite deste domingo (12). Por volta das 19h, dois homens foram baleados no bairro Jardim do Cedro, na cidade de Ruy Barbosa. De acordo com informações apuradas pelo site Ruy Barbosa Notícias, o ex-mototáxi Rodrigo Silva de Jesus, conhecido como "Diguinho" e o Pastor Arnô Santiago foram mortos a tiros de arma de fogo. As vítimas foram baleadas do lado da escola Brasil Ramos. O ex-mototaxista Diguinho foi baleado e tentou fugir. O Pastor Arnô estava indo para igreja a pé com sua família, passou no momento dos tiros e acabou sendo atingido. Ele chegou a ser socorrido, porém não resistiu aos ferimentos e faleceu.  Rodrigo, conhecido como "Diguinho", além de ex-motataxi, é ex-funcionário da Câmara de Vereadores e iria começar a trabalhar na escola Brasil Ramos. A Igreja Batista Missionária Água Viva publicou uma nota de pesar pelo falecimento do Pastor Arnô, o qual já tinha planos para se casar. Ainda não temos informações da autoria do...

CIPE Chapada apreende drogas no Manoel Antônio, em Ruy Barbosa

Nesta segunda-feira dia 14, Durante patrulhamento especializado na localidade das casinhas, no Bairro Manoel Antônio em Ruy Barbosa, uma guarnição da CIPE Chapada  observou um indivíduo em atitude suspeita.  Ao perceber a aproximação dos policiais, o homem empreendeu fuga, se desfazendo de duas porções de substância análoga a cocaína.  O mesmo entrou em uma residência e continuou em fuga, pulando sobre o muro do quintal ao fundo, acessando uma rua detrás do imóvel. Durante adentramento na residência, constatou-se que o mesmo era morador da mesma. Após varredura neste local, foram encontradas mais porções de substâncias ilícitas em embalagens plásticas, contendo pó branco com características análogas à cocaína.  A ocorrência foi devidamente registrada e o material apreendido foi apresentado à autoridade policial para adoção das medidas cabíveis.  MATERIAIS APREENDIDOS  -06 trouxas de substância análoga a cocaína; -R$183,00 reais em espécie;

Furto de água em adutora é retirado na zona rural de Itaberaba

Policiais civis e agentes da Embasa desativaram, nesta semana, uma derivação clandestina na adutora de água bruta do sistema integrado de abastecimento de Itaberaba, na localidade de Alto do Celado. Uma propriedade rural estava se abastecendo para irrigar plantações por meio de uma tubulação clandestina de 313 metros. 

PUBLICIDADE