Pular para o conteúdo principal

Governo da Bahia anuncia 30 mil vagas para exames de mamografia gratuitos; veja lista de locais e como fazer inscrições



O Governo da Bahia anunciou que 30 mil exames de mamografia gratuitos serão ofertados para mulheres entre 40 e 69 anos, entre os dias 1° e 31 de outubro, em Salvador e 24 cidades do interior do estado. Os atendimentos serão feitos exclusivamente por agendamento e as inscrições começam nesta sexta-feira (27). [Veja lista dos municípios, como agendar e requisitos mais abaixo]

De acordo com a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, haverá uma grande ação na terça-feira (1°), na capital baiana, para marcar o início da campanha. As inscrições devem ser feitas no site da campanha Outubro Rosa na Bahia.

“Na Arena Fonte Nova teremos oito unidades móveis que realizarão 1.085 exames de mamografia”, afirmou a secretária.

A partir de 2 de outubro, ainda em Salvador, oito unidades móveis da Sesab farão atendimento de segunda a sábado, das 7h às 18h, exceto no feriado de 12 de outubro. Cada veículo tem a capacidade de realizar até 150 mamografias por dia e estarão em pontos estratégicos, como Uneb do Cabula, Salvador Norte Shopping e Vila Militar dos Dendezeiros.


Para agendar o exame é simples:

👉 Acessar o site da campanha.


👉 Escolher o dia, local e o turno.


Veja abaixo os requisitos para se inscrever:


👉 Não ter feito o exame a menos de um ano.


👉 Não ter feito cirurgia na mama e ter entre 40 e 69 anos.


O que é preciso levar no dia do exame:


RG;
CPF;
Cartão do SUS;
Comprovante de residência;
Não é necessária a requisição médica.

Veja abaixo os locais ofertados em Salvador:

UNEB - Cabula;
Mansão do Caminho - Pau da Lima;
OAF - Liberdade;
Salvador Norte Shopping - São Cristóvão;
Lar Harmonia - Piatã;
Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras - Cajazeiras;
Policlínica de Escada - Escada;
Centro de Atenção à Saúde Prof. Dr. José Magalhães Neto (CAS) - Parque Bela Vista;
Vila Militar - Dendezeiros;
Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública - Cabula;
Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos - Largo de Roma;
Centro Estadual de Oncologia (Cican) - Brotas.
Ações no interior

Como ação do Outubro Rosa, as Policlínicas Regionais de Saúde instaladas em 24 municípios ofertarão vagas extras para os municípios consorciados agendarem exames de mamografia ao longo do mês. Veja a lista abaixo:






O serviço de mamografia da Parceria Público-Privada (PPP) de Imagem que funciona nos hospitais estaduais em Jequié, Vitória da Conquista e Guanambi também ofertará exames extras e fará ações educativas. Ao todo serão 90 exames.

Ações do Outubro Rosa em Salvador




Referência nacional no cuidado feminino, o Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos promoverá uma série de atividades internas e externas voltadas para a conscientização do câncer de mama e do colo do útero, além de incentivar o empoderamento feminino.


Internamente, rodas de conversa abordam os direitos das mulheres e o combate ao câncer de colo do útero. Pacientes, acompanhantes e colaboradores também têm acesso a terapias integrativas, musicalização, oficinas de arte e afeto, e um cardápio afetivo.


Entre os destaques está a ação de automaquiagem, seguida de um ensaio fotográfico com pacientes oncológicas.


Externamente, o hospital organizará duas blitzes de conscientização nos dias 12 e 26 de outubro, na Praça Ana Lúcia Magalhães e no Parque da Cidade, respectivamente.


Além disso, no dia 17 de outubro, uma caminhada será realizada do Forte Monte Serrat até a Ponta de Humaitá, com concentração na Casa de Apoio do Hospital da Mulher, reforçando a importância da campanha Outubro Rosa para o diagnóstico precoce do câncer.


Já o Centro Estadual de Oncologia também está engajado na campanha Outubro Rosa com uma série de ações semanais voltadas para a conscientização, autocuidado e bem-estar das pacientes, além de realizar, ao todo, 140 exames de mamografia nos dias 19 e 26 de outubro.]




Fonte: G1 Bahia

Postagens mais visitadas deste blog

Ex-mototaxista e pastor são mortos a tiros em Ruy Barbosa

Uma tragédia chocou a população na noite deste domingo (12). Por volta das 19h, dois homens foram baleados no bairro Jardim do Cedro, na cidade de Ruy Barbosa. De acordo com informações apuradas pelo site Ruy Barbosa Notícias, o ex-mototáxi Rodrigo Silva de Jesus, conhecido como "Diguinho" e o Pastor Arnô Santiago foram mortos a tiros de arma de fogo. As vítimas foram baleadas do lado da escola Brasil Ramos. O ex-mototaxista Diguinho foi baleado e tentou fugir. O Pastor Arnô estava indo para igreja a pé com sua família, passou no momento dos tiros e acabou sendo atingido. Ele chegou a ser socorrido, porém não resistiu aos ferimentos e faleceu.  Rodrigo, conhecido como "Diguinho", além de ex-motataxi, é ex-funcionário da Câmara de Vereadores e iria começar a trabalhar na escola Brasil Ramos. A Igreja Batista Missionária Água Viva publicou uma nota de pesar pelo falecimento do Pastor Arnô, o qual já tinha planos para se casar. Ainda não temos informações da autoria do...

Mulher é baleada em residência no Bairro Vila Operária em Ruy Barbosa

Na manhã deste sábado, por volta das 11h30, um episódio de violência abalou a tranquilidade do Bairro Vila Operária, em Ruy Barbosa. Uma mulher foi baleada em sua residência, resultando em dois tiros.  De acordo com informações apuradas pelo site Ruy Barbosa Notícias, a vítima foi  socorrida e levada para o hospital local. Felizmente, ela não corre risco de morte. Os disparos foram efetuados por dois homens armados que estavam em uma moto, mas até o momento, a identidade tanto da vítima quanto dos suspeitos não foi divulgada.  A Polícia Militar esteve no local e as demais  autoridades estão investigando o caso para entender as circunstâncias que levaram a este ato violento.

Acidente levanta discussão sobre necessidade da implantação de uma Base de Bombeiros Civis em Ruy Barbosa

Um acidente ocorrido por volta das 17h40min desta quinta-feira (09), na entrada do Bairro Tapiraipe, na via que dá acesso ao asfalto, deixou a comunidade preocupada e trouxe à tona a necessidade de um sistema de atendimento mais ágil em situações de emergência. De acordo com relatos, um motociclista que tentava sair da rodovia e entrar na rua colidiu com outra moto. Na ocasião, a vítima estava acompanhada por mais duas pessoas. Após o acidente, uma ambulância local foi acionada para prestar socorro, porém de acordo com pessoas que estavam no local, demorou cerca de 30 minutos para chegar. Um Bombeiro Civil que passava pelo local no momento do acidente presenciou a cena e fez uma reflexão sobre a situação. “É alarmante ver o quanto a demora no atendimento pode agravar as condições da vítima. Isso reforça a importância de termos um grupo de Bombeiros Civis na cidade, que possa realizar atendimentos rápidos e eficazes em emergências”, comentou. A vítima do acidente, conhecida como "P...

PUBLICIDADE