Jerônimo entrega novo mercado e clube cultural em Lajedinho

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) foi ao município de Lajedinho neste sábado, 1º, para inaugurar o novo Mercado Municipal Antônio Macêdo Góes e o Clube Cultural Raimunda Góes de Oliveira. Os equipamentos receberam um investimento total de R$ 1,9 milhão do governo da Bahia.

Durante a viagem, Jerônimo também visitou o memorial levantado pela prefeitura em homenagem às 17 vítimas do desastre natural que atingiu o município em 2013, com a cheia do Rio Saracura. Devido a essa tragédia, o governo do estado está construindo um canal de macrodrenagem, para evitar novas enchentes.

"Lajedinho é um dos menores municípios populacionais da Bahia. Isso prova como a gente governa. Governa pra todos. Se Salvador, Feira, Itapetinga, Itabuna, Conquista merecem obras e merecem recursos, os pequenos também merecem. E eu vim aqui, hoje, pra isso, fazer entregas”, declarou Jerônimo.

“Mas uma coisa importante foi visitar o canal por onde as águas de 2013 saíram destruindo tudo. Elas passaram por aquelas beiras de igreja, de casa, levando vidas. Nós estamos investindo, arrumando o canal. Esta é a primeira etapa e, na segunda etapa, nós vamos fazer mais três pontes e fazer a urbanização da área para lazer”, detalhou o governador.

A obra tem cerca de 600 metros de extensão, alvenaria de pedra e quatro pontes. Está prevista a urbanização. Os dois gestores discutiram com o engenheiro responsável, Átila Lopes, pontos de execução das intervenções.

Além disso, a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), que é ligada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), entregou um pacote de equipamentos que vai contribuir com os produtores locais.

"O nosso governador vem implementando ações que fortalecem a economia dos municípios através da agricultura familiar. Investir na base de produção é importante. Como é um arranjo produtivo, é base de produção organizada, é agregação de valor com o equipamento que a gente está construindo aqui, que é um frigorífico para suínos, e também ambiente de comercialização. E esses equipamentos chegam para facilitar o trabalho do agricultor familiar do campo”, avaliou o diretor da CAR, Jeandro Ribeiro.

Foram duas retroescavadeiras com implementos; um trator com roçadeira articulada; um trator com implementos agrícolas; duas carretas agrícolas e um kit de irrigação, visando fortalecer as atividades dos agricultores.

O governo também entregou ao município uma van escolar para atender alunos que residem na zona rural e comunidades mais afastadas. O veículo faz parte do lote de 54 mini ônibus entregues pela gestão estadual, através da Secretaria da Educação (SEC), no último dia 20, em Salvador. Já a Secretaria da Saúde (Sesab) entregou uma ambulância.

Foto: Feijão Almeida | GOVBA


Compartilhar no WhatsApp

Postagens mais visitadas deste blog

CIPE Chapada prende homem com mandado de prisão em Ruy Barbosa

Dois homens morrem em acidente entre moto e veículo de prefeitura na Estrada do Feijão

Motoristas da Cidade Sol de Itaberaba, Ruy Barbosa e região podem parar atividades por reajuste salarial