Pular para o conteúdo principal

Unidade de beneficiamento de mel e certificação do SIM fortalecem o rural de Macajuba

No município baiano de Macajuba, mais uma importante iniciativa vem transformando a realidade da agricultura familiar local. Neste mês de março, foi oficialmente entregue pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), uma Unidade de Beneficiamento de Mel, gerenciada pela Associação dos Criadores de Abelha.

O destaque desse empreendimento vai além da sua inauguração: a unidade recebeu também o selo de Certificação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), o que garante a qualidade e segurança sanitária dos produtos.

Com uma capacidade produtiva de mil quilos de mel por dia, a unidade beneficia diretamente 60 famílias, gerando renda e melhorando a qualidade de vida na região. O mel produzido é comercializado a R$ 24 por quilograma na própria localidade, fortalecendo esse sistema produtivo e valorizando a agricultura familiar.

Além da melhoria nas condições de produção, a implantação do SIM é um marco para a região. Por meio de um convênio entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da CAR, e o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Circuito do Diamante da Chapada Diamantina (Chapada Forte), o SIM garante a inspeção e a fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal.

Para o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, essa entrega representa mais um avanço para a sociedade baiana. "Entregamos mais uma unidade de mel. Hoje, temos mel da agricultura familiar sendo processado em Macajuba, graças a essa grande intervenção que abrange a Associação, a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado".

A agroindústria já está em pleno funcionamento e no segundo semestre de 2023 foram colhidos 3.100 quilos. Para este ano de 2024, a previsão de colheita é de seis mil quilos e um aumento da receita, já que com o SIM, o mel poderá ser comercializado nos 29 municípios que integram o consócio Chapada Forte.

Os benefícios da unidade também são percebidos pelos produtores locais, como Ivonete Pedreira, apicultora. "Melhorou bastante. Era tudo precário. A gente colhia à noite. Tinha que pegar as melgueiras do mato e trazer para a nossa casa. Depois de todo o processamento, uma hora, duas horas da manhã, tinha que devolver de volta. Tinha que subir ladeira, às vezes precisava de corda para puxar o carrinho de mão. Mas, agora, com a casa do mel, não tem mais essa preocupação. Com a unidade, tudo vem melhorando. E com o SIM, a gente não vai mais ter medo de colocar o nosso produto na prateleira”.

A parceria entre instituições públicas e as organizações sociais tem sido fundamental para promover uma agricultura familiar mais forte e competitiva em todo o estado.

Fonte Ascom Car

Postagens mais visitadas deste blog

Furto de água em adutora é retirado na zona rural de Itaberaba

Policiais civis e agentes da Embasa desativaram, nesta semana, uma derivação clandestina na adutora de água bruta do sistema integrado de abastecimento de Itaberaba, na localidade de Alto do Celado. Uma propriedade rural estava se abastecendo para irrigar plantações por meio de uma tubulação clandestina de 313 metros. 

Conselheiro tutelar é preso suspeito de estupro de vulnerável contra adolescentes

Um conselheiro tutelar da cidade de Ibirapuã, localizada no baixo sul do estado, foi preso, nesta quinta-feira (16), suspeito de estuprar adolescentes. De acordo com informações da Polícia Civil, o homem, que possui 22 anos e não teve a identidade revelada, marcava encontros com as meninas através de mensagens e, em alguns casos, pagava elas pelos atos sexuais. Entre as vítimas, estão duas adolescentes de 13 e 14 anos. Durante as buscas realizadas na residência do conselheiro tutelar, foi apreendido um aparelho celular, que será analisado. Após a prisão, o suspeito foi conduzido para a delegacia de Teixeira de Freitas, onde passará por exame de corpo de delito e permanecerá à disposição da Justiça até a conclusão das investigações. Ele é investigado pelos crimes de estupro de vulnerável e aliciamento de menores. Fonte: G1 Bahia

Terceiro mandato? Nome do ex-prefeito aparece em publicações do Diário Oficial do Município de Ruy Barbosa

A edição do Diário Oficial do Município de Ruy Barbosa, publicada na quinta-feira, trouxe uma série de equívocos que geraram confusão e questionamentos entre os cidadãos.  O nome do ex-prefeito Luiz Cláudio Miranda Pires foi erroneamente mencionado em diversas publicações, incluindo pregões, modelos de contratos administrativos e atas de registro de preços.

PUBLICIDADE