Pular para o conteúdo principal

Itaberaba: Praça de Alagoas é inaugurada e ganha busto de Maria Milza





A Praça Maria Milza foi inaugurada ontem (7) no povoado de Alagoas em evento realizado pela Prefeitura de Itaberaba. O ato de entrega do novo equipamento teve início às 17h com a presença do Prefeito Ricardo Mascarenhas, do Vice-prefeito Davi dos Anjos, além de secretários, vereadores e moradores do povoado. 

A novidade mais esperada foi o busto de bronze de Maria Milza feito pelo artista plástico Félix Sampaio, o mesmo criador do monumento de Irmã Dulce no Largo de Roma em Salvador. O monumento em homenagem à Irmã Dulce foi instalado na entrada da praça que leva o nome da beata. A praça conta também com fonte luminosa, jardim,  iluminação, pergolados e bancos e teve investimentos que ultrapassaram o valor de R$1,1 milhão.

Ricardo Mascarenhas e Davi dos Anjos conduziram o tradicional cortejo de três voltas em torno da praça. Em seguida, o padre Roni Batista fez as orações e entoaram o Hino de São Francisco em frente a Igreja como ato de agradecimento pela nova Praça Maria Milza.

Em discurso, o prefeito e o vice destacaram que Alagoas teve o maior investimento da sua história e citaram outras obras importantes como a escola Maria Milza e o Posto de Saúde inaugurados no último mandato do prefeito Ricardo Mascarenhas. Davi do Anjos afirmou que o projeto do Governo Municipal é coletivo e honesto, e que isso explica o apoio dos vereadores e da população. A política pra mim é uma oportunidade de ajudar a quem eu sempre quis que é o povo mais necessitado de Itaberaba".

Ricardo Mascarenhas falou do sonho de criança de ser prefeito de Itaberaba e do quanto se inspirou em seu pai, o ex-prefeito Jadiel Mascarenhas. "Hoje eu estou perto de concluir o mandato e me sinto realizado por conquistar o objetivo de ter feito tudo com muita dedicação e ter transformado a vida de pessoas, um exame foi o Hospital Regional que foi uma conquista nossa junto com o Governo do Estado, com apoio da minha esposa Suzana Matias e todos os vereadores e secretários que foram parceiros do nosso trabalho"

Ricardo Mascarenhas lembrou de quando esteve no povoado de Alagoas há pouco mais de um ano para assinar a ordem de serviço para a construção da Praça Maria Milza e falou da felicidade em poder inaugurar a obra. O prefeito sugeriu à Secretaria de Educação que inclua a história religiosa de Alagoas e de Maria Milza no currículo escolar. "Pra mim é um motivo de alegria preservar a memória de Mãezinha”. O prefeito se emocionou ao lembrar que foi uma prova viva do poder da fé quando foi curado pelas orações de Maria Milza.


O povoado de Alagoas surgiu na década de 1920 e em 1955 a partir da visita de fiéis e romeiros que vinham buscar as graças, curas e milagres realizados por “Mãezinha dos Pobres” o local ganhou importância religiosa, cultural e turística. 

A história de fé teve seu grande marco em 1950 quando Maria Milza teve a visão da Virgem Maria sob um umbuzeiro, local que foi transformado num santuário de Nossa Senhora das Graças e onde os visitantes e fiéis só podem entrar com os pés descalços e permanecer em silêncio, tal como fez Moisés, na tradição bíblica, ao entrar no lugar sagrado.


“Mãezinha de Alagoas”, conhecida por sua humildade, vestia-se de branco e com um véu sobre os cabelos, acolhia seus fiéis e necessitados a qualquer momento, ungindo-os com água benta e envolvendo-os com orações. No dia 17 de dezembro de 1993, Maria Milza faleceu e seu corpo foi velado na Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Itaberaba, transportado em cortejo até o povoado de Alagoas por uma grande multidão e sepultado no centro da igreja do povoado, local que recebe visitantes de todo o país para orar e meditar.


Alagoas é o principal ponto turístico religioso da região, principalmente por conta das tradicionais festas que todos os anos atraem milhares de romeiros de várias regiões do Brasil e pela trajetória da freira Maria Milza, a Mãezinha, marcada por milagres, compaixão e acolhimento aos necessitados.


A praça é mais um investimento da atual gestão municipal no povoado de Alagoa. Outros investimentos foram a Escola Maria Milza que atende nas modalidades de Educação Fundamental I e II, anos iniciais e finais, e Educação de Jovens e Adultos e Idosos (EJAI), além do posto de saúde com estrutura para atendimento médico e odontológico.


JORNALISMO SECOM ITABERABA

Postagens mais visitadas deste blog

Furto de água em adutora é retirado na zona rural de Itaberaba

Policiais civis e agentes da Embasa desativaram, nesta semana, uma derivação clandestina na adutora de água bruta do sistema integrado de abastecimento de Itaberaba, na localidade de Alto do Celado. Uma propriedade rural estava se abastecendo para irrigar plantações por meio de uma tubulação clandestina de 313 metros. 

Conselheiro tutelar é preso suspeito de estupro de vulnerável contra adolescentes

Um conselheiro tutelar da cidade de Ibirapuã, localizada no baixo sul do estado, foi preso, nesta quinta-feira (16), suspeito de estuprar adolescentes. De acordo com informações da Polícia Civil, o homem, que possui 22 anos e não teve a identidade revelada, marcava encontros com as meninas através de mensagens e, em alguns casos, pagava elas pelos atos sexuais. Entre as vítimas, estão duas adolescentes de 13 e 14 anos. Durante as buscas realizadas na residência do conselheiro tutelar, foi apreendido um aparelho celular, que será analisado. Após a prisão, o suspeito foi conduzido para a delegacia de Teixeira de Freitas, onde passará por exame de corpo de delito e permanecerá à disposição da Justiça até a conclusão das investigações. Ele é investigado pelos crimes de estupro de vulnerável e aliciamento de menores. Fonte: G1 Bahia

Terceiro mandato? Nome do ex-prefeito aparece em publicações do Diário Oficial do Município de Ruy Barbosa

A edição do Diário Oficial do Município de Ruy Barbosa, publicada na quinta-feira, trouxe uma série de equívocos que geraram confusão e questionamentos entre os cidadãos.  O nome do ex-prefeito Luiz Cláudio Miranda Pires foi erroneamente mencionado em diversas publicações, incluindo pregões, modelos de contratos administrativos e atas de registro de preços.

PUBLICIDADE