Documentário: Ruy Barbosa e seu protagonismo pela criação da Universidade Federal da Chapada


Uma luta de 40 anos do professor Jurandi Ribeiro Ferreira, com apoio do Professor Bartolomeu Mônaco, onde no ano de 1983, deram os primeiros passos para realização deste grande sonho. Em seu fusca branco, o Professor Jurandi percorreu a Chapada em busca de apoios, uma vez que a Universidade beneficiaria todo território. 

Nestes 40 anos de luta, diversas Audiências Públicas foram feitas, autoridades da época apoiaram a ideia e a imprensa divulgou o sonho, quando em 17 de maio de 1983, o Jornal Jequié publicou um artigo feito pelo Professor Luiz Cotrim com o sonho da cidade de Ruy Barbosa em ser sede da UFCD. Anos depois o sonho vem ganhando ainda mais força, porém com "concorrentes" que agora querem levar a sede da Universidade Federal da Chapada Diamantina para seus respectivos municípios. 

Por justiça e protagonismo, a cidade de Ruy Barbosa tem o direito de ser sede da Universidade Federal da Chapada Diamantina, muito pela sua luta e pelo respeito dos idealistas que, em 1983, plantaram essa semente no coração do povo rui-barbosense.
Compartilhar no WhatsApp

Postagens mais visitadas deste blog

Homem é levado pela correnteza na barragem do açude de Ruy Barbosa

Corpo é encontrado ao lado de moto em rodovia que liga Itaberaba a Ipirá. Vítima é do Distrito de Santa Clara, município de Ruy Barbosa

Estabelecimentos comerciais são arrombados nesta madrugada em Ruy Barbosa: Polícia Militar apreende adolescente, porém é liberado em seguida pela delegacia de Itaberaba