Após nove dias de preparação a Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Mairi, festejou a sua padroeira, Nossa Senhora das Dores ou Mater Dolorosa (Mãe Dolorosa) como um dos vários títulos que a Virgem Maria recebeu ao longo da história. O tema trabalhado este ano foi: “Ó VIRGEM DAS DORES QUE ENSINA NÃO PELA DOR, MAS POR AMOR A CRISTO”.
A Missa Solene foi presidida pelo reverendíssimo bispo diocesano, Dom Estevam dos Santos Silva Filho, que em sua homilia lembrou que Jesus, em sua crucificação, deu Maria Santíssima como mãe e cuidadora, pois ele não queria que caminhássemos sozinhos. Alertou que em meio às tantas dores e sofrimentos devemos aprender com Maria, a sermos um instrumento de paz e obediência a Cristo no acolhimento de quem chega, amando a todos e servindo quem precisa.
Como Igreja, não recordamos as dores de Nossa Senhora somente pelo sofrimento em si, mas também porque, pelas dores oferecidas, a Santíssima Virgem participou ativamente da Redenção de Cristo. Dessa forma, Maria, imagem da Igreja, está nos apropriado para uma Nova Vida, que não significa ausência de sofrimentos, e sim oblação de si para uma civilização do Amor.
Após a Santa Missa, os fiéis saíram em procissão pelas ruas da cidade.