Unidade Móvel de Atendimento leva serviços da Defensoria a Ruy Barbosa nos dias 12 e 13 de maio

Esta é a sétima cidade atingida pelas chuvas de dezembro de 2021 a receber os serviços da Unidade Móvel após a retomada das itinerâncias.


Em mais uma atuação pela garantia de direitos, a Defensoria Pública da Bahia-DPE/BA leva até o município de Ruy Barbosa, no território de identidade Piemonte do Paraguaçu, os serviços da instituição. A cidade recebe a Unidade Móvel de Atendimento-UMA nos dias 12 e 13 de maio, na Praça Adalberto Ribeiro Sampaio, das 8h às 12h e das 13h às 16h. Os atendimentos acontecem por demanda espontânea, não sendo necessário realizar qualquer agendamento prévio.

A Secretária Marília Goes esteve hoje na Defensoria Pública do Estado da Bahia, na presença de dos Defensores Dr. Gil Braga, Dra. Cristina Araújo e equipe de comunicação ajustando os detalhes para receber, pela primeira vez, a Unidade Móvel da Defensoria. "É uma grande honra para nosso Município receber esse serviço de excelência da Defensoria, pela primeira vez, atendendo a nossa comunidade" Disse Marília.


Estamos ansiosos, pois sabemos que será um sucesso

Ruy Barbosa foi uma cidade extremamente afetada pelas chuvas de dezembro de 2021 e é a sétima a receber os serviços da Unidade Móvel após a retomada das itinerâncias. Além dos serviços habituais oferecidos pela UMA, como a realização dos exames de DNA, orientações jurídicas e realização de acordos (guarda, alimentos, divórcio, direito de convivência, etc.), retificação de registros, a DPE/BA vai atender demandas provenientes dos impactos das chuvas, como encaminhamentos para segunda via de documentos.


“Mais uma vez, a UMA levará os serviços da Defensoria da Bahia para um município afetado pelas intensas chuvas que assolaram o Estado. Fizemos um planejamento estratégico para atender as cidades mais afetadas e identificamos que Ruy Barbosa também sofreu com as chuvas. Posteriormente, iremos avançar na itinerância e alcançaremos outras localidades que sofreram com as chuvas”, destaca o defensor público Gil Braga, que coordena a área Não-Penal do Núcleo de Integração, ao qual a Unidade Móvel está vinculada.


Em Ruy Barbosa, a DPE/BA dá continuidade à atuação conjunta com a Defensoria Pública da União (DPU), que vai atender demandas de saque de FGTS por situação de calamidade pública, benefícios assistenciais (BPC/LOAS e auxílio emergencial) e benefícios previdenciários (auxílio-doença, aposentadoria, entre outros).


Documentação necessária

Salvo os casos em que a expedição de segunda via de documentos é o motivo de atendimento junto à DPE/BA, para receber atendimento é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Também é recomendável que o(a) assistido(a) apresente os documentos relacionados à demanda específica para a qual busca atendimento. No caso de exame de DNA, por exemplo, deverá ser levada a certidão de nascimento dos filhos para comprovar que não existe identificação da paternidade.


Inaugurada em 2016 e com mais de 100 viagens realizadas por toda a Bahia, a Unidade Móvel tem a proposta de interiorizar o atendimento da Defensoria e fazê-la chegar às cidades que ainda não contam com a atuação de defensores(as) públicos(as).


SERVIÇO

O QUE: Unidade Móvel de Atendimento da DPE/BA em Ruy Barbosa

QUANDO: 12 e 13 de maio, das 8 às 12h e das 13 às 16h

ONDE: Praça Adalberto Ribeiro Sampaio, Centro, Ruy Barbosa




Compartilhar no WhatsApp

Postagens mais visitadas deste blog

Motorista de App recebe alta após levar 20 facadas de passageiro

Homem natural de Ruy Barbosa é preso acusado de tentativa de homicídio contra motorista de aplicativo em Camaçari

Polícia Civil de Ruy Barbosa identifica e apreende diversos produtos furtados na cidade