Experiências produtivas exitosas são apresentadas durante a Caravana Parceria Mais Forte em Itaberaba

A experiência da comunidade Associação dos Pequenos Agricultores da Região de Horizonte e Canabrava, no município de Ruy Barbosa foi apresentada, nesta terça-feira (24), durante o evento Caravana Parceria Mais Forte Juntos para Alimentar a Bahia, do território Piemonte do Paraguaçu, em Itaberaba. A Caravana está percorrendo os 27 territórios de identidade da Bahia.

A  Caravana  contou com a presença do Secretário de Desenvolvimento Rural, Jeandro, Secretário De Agricultura e Meio Ambiente Artur Francelinoi, o Diretor da CAR Wilson Dias, O Superintendente da SUAF  Vinicius Videira, o CDA e a Bahiater . Prefeitos, vereadores, cooperativas, associações e muitos produtores rurais. 

Representando os prefeitos do Piemonte do Paraguaçu, o prefeito Cláudio Serrada fez uma fala de valorização a Agricultura Familiar e às ações através dos convênios que vêm sendo realizado em Ruy Barbosa.  O Secretário Artur Francelino também falou em nomes dos secretários municipais de Agricultura e também por ser um dos membros do Colegiado Territorial.

Para Ruy Barbosa, através da CAR, o convênio com o Quilombo de Flores, via associação e apoio do município, convênio da associação da Grande Vista, Casa de Farinha do Assentamento do Poço Longe e duas barragens, uma no Santo Antônio e outro no Chumbeiro.

Maria Benilda dos Santos Pereira, da Associação dos Remanescentes de Quilombo Flores, município de Ruy Barbosa, contou que com o apoio do projeto Bahia Produtiva à comunidade, receberá, em breve, uma cozinha comunitária para ampliar e qualificar a produção de polpas de frutas e produtos derivados da mandioca. Ela ressaltou que o projeto é resultado de um esforço coletivo que conta com a parceria da equipe técnica da CAR/SDR, da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura e da Cáritas Diocesana, que apoiou a estrutura onde funciona a produção, atualmente.

Na comunidade quilombola são acompanhadas diretamente 25 famílias e a obra da construção da cozinha comunitária está em plena execução, para atender grupos de produção de polpas de frutas, bolachinhas e outros derivados da mandioca, como bolo e avoador. "A expectativa hoje é fortalecer o nosso trabalho, com mais união na comunidade e organização dos grupos, para que cresçam e melhore a qualidade de vida das pessoas", ressaltou Maria Benilda.



Compartilhar no WhatsApp

Postagens mais visitadas deste blog

Homem desaparece após mergulhar no açude de Ruy Barbosa

Marceneiro morre afogado no açude de Ruy Barbosa

Grande quantidade de droga é apreendida com auxílio do cão Loke pela CIPE Chapada em Ruy Barbosa