Pular para o conteúdo principal

MST repudia a tentativa de Criminalização das Famílias Sem Terra em Ruy Barbosa e fala do Prefeito Cláudio Serrada

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) vem a público manifestar repúdio à tentativa de criminalização às famílias Sem Terras Acampadas no município de Ruy Barbosa, e à fala do Prefeito do município - Luíz Claudio Miranda Pires, que em entrevista à Rádio RB Líder 103.7 FM, falou contra o acampamento do MST no município. 

O prefeito afirmou que ele e o município não irá apoiar um movimento de invasão, mencionou o nome de algumas pessoas do acampamento e solicitou que as famílias acampadas saíssem da terra, alegando ser uma área pequena, não ser uma propriedade adequada para a Reforma Agrária, e que os proprietários não queriam vendê-la.

Só que, ao contrário do que o prefeito falou em entrevista à rádio, a terra ocupada no dia 23/10 onde as famílias estão acampadas, pertence à Igreja Católica, e a igreja concentra no município, uma área de mais de 12 mil hectares improdutivas. 

As Famílias Sem Terra não invadem terras, e sim, ocupam terras improdutivas que não cumpre com sua função social. Essas terras, conforme garante a constituição, devem ser desapropriadas e destinadas para fins de Reforma Agrária. 

A direção do MST nunca foi procurada pelo prefeito para tratar do descaso social que tem ocorrido no município. Entre os anos 2018 a 2020, famílias naturais de Ruy Barbosa que estavam acampadas próximas ao município, no Acampamento Olga, uma área antes improdutiva que não cumpria sua função social, foram perseguidas por capangas a mando de fazendeiros, sofreram vários despejos violentos e nunca o prefeito se pronunciou.

Recentemente, no dia 23/10, as famílias Sem Terra do município ocuparam a área improdutiva, pertencente à Igreja Católica, e em menos de 6 dias, homens armados invadiram o acampamento e agrediram os acampados. Ao tentarem registrar um boletim de ocorrência, as famílias não foram bem recebidas na delegacia, só pelo fato de serem pessoas acampadas que estão lutando para conseguirem a terra e assim poder cultivar o pão.

A direção do MST jamais poderia imaginar que a Igreja Católica iria permitir que homens encapuzados, altas horas da noite, invadissem acampamento para atentar contra o próprio povo. Povo esse, que só querem produzir e garantir o pão em suas mesas, garantir o sustento de suas famílias, e que entende que Deus deixou a terra para o povo tirar dela o seu sustento. 

O MST está aberto a um diálogo com o representante da área, mas repudia toda e qualquer tentativa de criminalização das famílias acampadas, e se indigna com a fala do Prefeito Luíz Claudio Miranda Pires, que já está a mais de quatro anos como prefeito e nunca desapropriou uma área para as famílias que precisam cultivar a terra. 

Com a atual crise econômica e política que o país está passando, alta dos preços do gás e dos alimentos, e um presidente que só governa para os ricos, a única alternativa que a população mais pobre ver é ocupar terra para fazer a Reforma Agrária. O Movimento acredita que a igreja e os padres precisam estar ao lado do povo, que a delegada do município e a justiça deva ser imparcial, e que o prefeito de Ruy Barbosa deveria olhar mais para a população de sua cidade, compreender as necessidades do povo que precisam da terra para produzir alimentos saudáveis e desapropriar áreas improdutivas para essas famílias.

Enquanto houver latifúndios improdutivos que não cumpre com sua função social, e pessoas precisando de terra para produzir e garantir o sustento de suas famílias, o MST continuará ocupando.

Fonte: MST CHAPADA 


Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de 20 anos é morto a tiros na noite deste sábado em Ruy Barbosa

Um jovem foi morto a tiros na noite deste sábado (07) no bairro Manoel Antônio, na localidade das Casinhas, em Ruy Barbosa. O crime ocorreu por volta das 20h, na Luiz de Véi, Rua 4 em frente ao Campo. De acordo com informações, o jovem identificado como Thiago de 20 anos de idade, apelido "Guelo",  foi surpreendido por dois indivíduos em uma moto que chegaram atirando.  Os ferimentos foram fatais e a vítima não resistiu e morreu no local. A polícia militar esteve no local até a chegada do DPT para realizar o levantamento cadavérico.  Faça parte do nosso canal no WhatsApp clicando AQUI Foto reprodução: Instagram 

População espanca adolescente acusado de estupro em Ruy Barbosa

Em busca de justiça com as próprias mãos, alguns moradores da rua  Beira Rio, em Ruy Barbosa, espancaram um adolescente acusado de estuprar uma menor na noite desta segunda-feira (09). Um internauta ligou para nosso site por volta das 20h pedindo para que nossa equipe chamasse a polícia para atender essa ocorrência. Prontamente a Polícia Militar foi até o local e encontrou o adolescente desacordado. Ele foi levado para o hospital, medicado e será levado para delegacia com sua genitora para tomar as devidas providências.  (A legislação proíbe veiculação de nome e foto de menores na imprensa) RELEMBRE O CASO Na noite de ontem, por volta das 22h, um incidente preocupante foi registrado em um terreno na Avenida Contorno ao lado da loja Tinga Madeireira, em Ruy Barbosa.  Informações iniciais indicam que um indivíduo ainda não identificado teria "arrastado" uma menor para um terreno escuro, logo após a adolescente deixar uma igreja que fica localizada próximo ao posto Itaúna. D...

Polícia investiga possível abuso contra jovem após sair de Igreja em Ruy Barbosa

Na noite de ontem, por volta das 22h, um incidente preocupante foi registrado em um terreno na Avenida Contorno ao lado da loja Tinga Madeireira, em Ruy Barbosa.  Informações iniciais indicam que um indivíduo ainda não identificado teria "arrastado" uma menor para um terreno escuro, logo após a adolescente deixar uma igreja que fica localizada próximo ao posto Itaúna. De acordo com dados apurados pelo site Ruy Barbosa Notícias, imagens de câmeras de segurança flagraram o suspeito entrando no local e manteve a vítima no ambiente por mais de 30 minutos antes de evadir-se, assim que foram acionadas as autoridades.  A Polícia Militar, que atendeu à chamada, encontrou uma bicicleta nas proximidades, que pertence ao suspeito. A menor foi socorrida e levada ao hospital, onde recebeu cuidados médicos. As condições de saúde dela não foram divulgadas. A polícia segue investigando o caso, coletando mais informações e tentando identificar o suspeito.  

PUBLICIDADE