Pular para o conteúdo principal

Cientistas afirmam ter criado “vidro inquebrável” e prometem mais proteção a smartphones


Inspirados nas conchas de moluscos, cientistas da Universidade McGill, nos EUA, afirmam ter criado um “vidro inquebrável” capaz de oferecer maior proteção a smartphones e outros dispositivos eletrônicos com telas. O paper do novo material foi publicado no portal Science e, em algum lugar da história, o Nokia 3310 acordou e disse “me chamaram?”

De acordo com a equipe, o novo produto – que eles se limitaram a chamar apenas de “vidro inquebrável” – tira inspiração da camada interna das conchas de moluscos, que é ao mesmo tempo maleável e resistente. Por essa razão, diante de uma queda, a criação dos cientistas se comporta mais como um plástico, ao invés de se estilhaçar por completo como os pratos que todos nós já derrubamos.

“Até agora, havia ‘trocas’ entre força, resistência e transparência”, disse Allen Ehrlincher, professor adjunto do Departamento de Bioengenharia da Universidade McGill. Ele se refere a técnicas que ampliam a resistência do vidro – como laminação ou temperação – mas que sacrificavam outras qualidades, como a cor e transparência.

“O nosso novo material não só é três vezes mais forte que o vidro comum, mas também é cinco vezes mais resistente a fraturas”, continuou o especialista.

De forma simplificada, esse vidro “inquebrável” consegue imitar a madrepérola, que combina ao mesmo tempo dureza e maleabilidade em seus materiais. “Desta forma, ela tem o melhor de dois mundos”, disse Ehrlincher. “A madrepérola é feita de pedaços rígidos de matéria similar ao giz, mas que trazem camadas de proteínas maleáveis altamente elásticas. Essa estrutura produz força excepcional, fazendo dela até três mil vezes mais resistente que os materiais que a compõem”.

Para reproduzir isso, os cientistas usaram a arquitetura da madrepérola como base, combinando flocos de vidro e acrílico, gerando um composto excepcionalmente forte, porém opaco. Decidindo seguir seu experimento, eles então fizeram o material ficar totalmente transparente, tal qual vidro: “ao ajustar o índice de refração do acrílico, nós fizemos com que ele se combinasse ao vidro de forma homogênea, tornando tudo um composto verdadeiramente transparente”, disse Ali Amini, também da universidade.

O chamado “vidro inquebrável” é um objeto historicamente reconhecido, com relatos vindos desde o Império Romano: no reinado de Tibério Cláudio Nero Cesar, um inventor trouxe à corte imperial uma tigela de vidro que, quando arremessada ao chão, apenas entortou sua borda, mas não quebrou (não confunda esse imperador com Nero Cláudio César Augusto Germânico: o primeiro viu o vidro inquebrável, o segundo ateou fogo em Roma – uma diferença importante).

De acordo com historiadores da época, como Petrônio, a exibição terminou de forma… problemática: o inventor assegurou ser o único capaz de produzir o tal “vidro inquebrável”. Temendo que o novo material reduzisse o valor do ouro e da prata – dois pilares que apoiavam a economia romana -, Tibério ordenou a sua morte.

Não é essa a intenção dos pesquisadores da Universidade McGill (esperamos!). Ao invés de execuções, eles pretendem aplicar o novo vidro em smartphones, tablets e outros aparelhos. Para isso, porém, ainda falta um tempinho: testes futuros vão avaliar aspectos como a condutividade, reprodução de cores e qualidade de imagem antes de incorporar o material a produtos inteligentes.

Fonte:Olhar Digital

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Militar de Ruy Barbosa prende indivíduo com arma de fogo artesanal

Neste sábado às 14:50h por solicitação do CICOM informando que no bairro Manoel Antônio, entrada da Vila Luiz de Velho, estaria um homem Trajano bermuda, portando uma arma de fogo e ostentando para que todos pudessem ver. A Polícia Militar foi até o local informado e encontrou o indivíduo com as devidas características. Ao realizar abordagem e busca pessoal, foi encontrada uma arma de fogo tipo garruncha de fábrica artesanal e conhecida como arma de ante carga. O mesmo resistiu a abordagem, sendo necessário o uso da força e algemação para conter os ânimos exaltados do conduzido e manter a integridade física desta guarnição e do conduzido  O suspeito  foi apresentado na delegacia de Itaberaba para lavratura do flagrante delito.

12 anos depois, justiça manda prender ex-cantor do News Hits, acusado de estupro em Ruy Barbosa

Eduardo Martins Daltro de Castro Sobrinho foi preso na tarde desta segunda-feira (2), na residência onde mora em Salvador. De acordo com informações passadas ao site Alô Juca, o juiz Jesaías da Silva Andrade, da Vara Criminal de Execuções Penais e Infância e Juventude determinou o cumprimento da pena de 10 anos. Ele é acusado de estuprar duas adolescentes na cidade de Ruy Barbosa, Centro Norte do estado, em 2012 e estava respondendo o processo em liberdade. Todos os envolvidos no caso já haviam sido condenados anteriormente, em maio de 2015, a 11 anos e oito meses de reclusão. Os réus, no entanto, entraram com recursos. Atualmente, o cantor é Back vocal de Kannário. Ele foi levado para a Polinter, nos Barris e deve ser encaminhado para o sistema prisional. Outros envolvidos no processo também devem ser presos nas próximas horas. Fonte: Alô Juca

Caso de rui-barbosense encontrado sem vida na Bolívia é destaque no Programa Domingo Espetacular da TV Record

A TV Record, através do programa "Domingo Espetacular" realizou uma investigação exclusiva. Brasileiros que foram estudar medicina na Bolívia fazem graves denúncias contra universidades. Os jovens acusam professores de extorsão, assédio moral e sexual, e até de tortura. Uma das vítimas dessa situação foi Sebastião Junior, estudante de medicina natural de Ruy Barbosa. A equipe do Domingo Espetacular desembarcou em Cochabamba, conversou com os principais envolvidos e ouviu relatos estarrecedores. RELEMBRE O CASO: Sebastião Peixoto Junior, natural da cidade de Ruy Barbosa/BA, foi encontrado sem vida em uma residência na cidade da Bolívia. A informação chegou no Brasil na tarde desta quinta-feira dia 14 de novembro de 2024. Junior era estudante de medicina e faltava apenas 4 meses para concluir o internato. Por diversas vezes ele recorreu aos amigos e familiares para ajudar no custeio dos seus estudos no País vizinho. ( relembre aqui ). No final do ano passado, Junior fez outra v...

PUBLICIDADE