Prova da OAB: advogada dá dicas para ser aprovado na primeira fase

O Exame da Ordem será aplicado no dia 17 de outubro


Familiarizados com termos específicos da área jurídica, os estudantes de Direito conhecem bem a Ordem dos Advogados do Brasil - OAB. Ao final dos cinco anos de graduação, eles precisam enfrentar um dos primeiros desafios profissionais, o chamado Exame da Ordem .


Se preparar bem para a prova durante a fase do curso é fundamental para quem pretende ser aprovado logo na primeira tentativa e garantir a atuação como advogado. Este ano, a primeira fase do certame será aplicada no dia 17 de outubro, de acordo com o calendário oficial do Órgão.


"O que define uma boa preparação para OAB é a constância nos estudos desde o início da caminhada acadêmica. O aluno deve sempre estudar por doutrinas e ler bastante a lei seca. Além disso, sempre sugiro, após o estudo teórico, fazer questões da própria OAB e de concursos públicos para se familiarizar com a linguagem e raciocínios utilizados nessa avaliação", aconselha a advogada e coordenadora do curso de D ireito da Pitágoras Eunápolis, Brenda Valente.


A advogada utiliza sua experiência acadêmica para dar alguns direcionamentos e ajudar os estudantes nesta reta final de dedicação. Veja dicas importantes da especialista para ser aprovado:


• A prova objetiva é composta por 80 questões. Destas, 12 são questões do Estatuto da OAB e Código de Ética.


• Ao finalizar a teoria durante a rotina de estudos, é importante resolver questões dos certames anteriores. Isso ajuda muito a desenvolver um raciocínio mais ágil para compreender as questões.


• As disciplinas são divididas em 3 grupos com pesos diferentes: no grupo 1 estão as disciplinas que correspondem a quase 59% da prova e que vale a pena se dedicar mais tempo a elas: ética, direito civil, processo civil, direito penal, processo penal, direito constitucional e direito administrativo. O grupo 2 estão as disciplinas com peso médio, entre elas estão direito do trabalho, processo do trabalho, direito empresarial e tributário. Já o grupo 3 é composto por filosofia, direitos humanos, direitos do consumidor e ambiental, Eca e direito internacional, correspondendo a 15 % da prova. Observe que entender essa distribuição de disciplinas é fundamental para desenvolver estratégias de estudo.


Por fim, a professora faz uma comparação entre as etapas da prova. "Diferente da primeira fase, a segunda é uma avaliação discursiva que exige do candidato um embasamento teórico aprofundado, por isso é importante o aluno escolher uma disciplina que ele tenha afinidade para fazer a prova. O aluno escolhe uma dentre as 7 áreas do direito (tributário, administrativo, constitucional, trabalho, civil, penal ou empresarial). A prova vale 10 pontos, é formada por 4 questões abertas e uma peça processual. A pontuação mínima para aprovação são seis pontos", conclui Brenda.




Compartilhar no WhatsApp

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de 19 anos é morto com golpes de faca em cavalgada

Empresário fica gravemente ferido em acidente na BA-052, em Ipirá

Três mulheres assassinadas em Feira de Santana; corpos foram encontrados no banheiro de um apartamento