Pular para o conteúdo principal

Privatização dos Correios é aprovada no Congresso


Fim do monopólio dos Correios e desestatização recebem 286 votos a favor e 173 contra, durante sessão que durou horas na Câmara e teve intensos debates


Enviado ao Congresso em fevereiro, o projeto de lei que encerra o monopólio dos Correios sobre o serviço postal -- e abre caminho para a privatização da estatal – foi finalmente votado nesta quinta, 5, na Câmara. Com a Casa lotada e debates intensos, o parecer dos deputados foi positivo à desestatização, por 286 a favor, 173 contra e duas abstenções. Os partidos de oposição, entre eles o PT e PDT, chegaram a apresentar um requerimento, que acabou sendo rejeitado, para a retirada do projeto de lei da pauta e o adiamento da discussão. "O novo marco regulatório dá amplo poder de concorrência ao setor", disse o deputado Gil Cutrim (Republicamos/MA), relator do projeto de lei. Agora, a proposta segue para o Senado.

A expectativa é que o leilão de privatização seja realizado em março do ano que vem. A empresa deve ser vendida integralmente, para um único comprador. Uma vez privatizada, a companhia deverá se chamar Correios do Brasil.

Para manter a universalização do serviço, como manda a Constituição, o projeto de lei dispõe do mecanismo de concessão das entregas de cartas e documentos. O vencedor da licitação deverá assinar um contrato com o governo federal a fim de garantir a continuidade das entregas postais em todo o território nacional. "Há regras específicas para garantir 100% de cobertura nacional do serviço", disse o deputado Gil Cutrim (Republicanos/MA), relator do projeto de lei. A estatal será transformada em sociedade de economia mista, informou Cutrim.

A regulamentação do serviço caberá à Associação Nacional de Telecomunicações (Anatel). O texto também estalece que está vetado o fechamento de agências dos Correios prioritárias em pequenas cidades e locais remoto, atendendo uma preocupação da oposição.

A nova legislação prevê ainda a garantia de estabilidade dos funcionários dos Correios durante 18 meses após a privatização e a extensão do plano de saúde por um ano. A empresa, com 98.000 colaboradores, é uma das maiores empregadoras do país no setor público. O PL também prevê indenização correspondente a 12 meses de remuneração e programas de requalificação profissional.

Fonte: Exame Notícias

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de 20 anos é morto a tiros na noite deste sábado em Ruy Barbosa

Um jovem foi morto a tiros na noite deste sábado (07) no bairro Manoel Antônio, na localidade das Casinhas, em Ruy Barbosa. O crime ocorreu por volta das 20h, na Luiz de Véi, Rua 4 em frente ao Campo. De acordo com informações, o jovem identificado como Thiago de 20 anos de idade, apelido "Guelo",  foi surpreendido por dois indivíduos em uma moto que chegaram atirando.  Os ferimentos foram fatais e a vítima não resistiu e morreu no local. A polícia militar esteve no local até a chegada do DPT para realizar o levantamento cadavérico.  Faça parte do nosso canal no WhatsApp clicando AQUI Foto reprodução: Instagram 

População espanca adolescente acusado de estupro em Ruy Barbosa

Em busca de justiça com as próprias mãos, alguns moradores da rua  Beira Rio, em Ruy Barbosa, espancaram um adolescente acusado de estuprar uma menor na noite desta segunda-feira (09). Um internauta ligou para nosso site por volta das 20h pedindo para que nossa equipe chamasse a polícia para atender essa ocorrência. Prontamente a Polícia Militar foi até o local e encontrou o adolescente desacordado. Ele foi levado para o hospital, medicado e será levado para delegacia com sua genitora para tomar as devidas providências.  (A legislação proíbe veiculação de nome e foto de menores na imprensa) RELEMBRE O CASO Na noite de ontem, por volta das 22h, um incidente preocupante foi registrado em um terreno na Avenida Contorno ao lado da loja Tinga Madeireira, em Ruy Barbosa.  Informações iniciais indicam que um indivíduo ainda não identificado teria "arrastado" uma menor para um terreno escuro, logo após a adolescente deixar uma igreja que fica localizada próximo ao posto Itaúna. D...

Polícia investiga possível abuso contra jovem após sair de Igreja em Ruy Barbosa

Na noite de ontem, por volta das 22h, um incidente preocupante foi registrado em um terreno na Avenida Contorno ao lado da loja Tinga Madeireira, em Ruy Barbosa.  Informações iniciais indicam que um indivíduo ainda não identificado teria "arrastado" uma menor para um terreno escuro, logo após a adolescente deixar uma igreja que fica localizada próximo ao posto Itaúna. De acordo com dados apurados pelo site Ruy Barbosa Notícias, imagens de câmeras de segurança flagraram o suspeito entrando no local e manteve a vítima no ambiente por mais de 30 minutos antes de evadir-se, assim que foram acionadas as autoridades.  A Polícia Militar, que atendeu à chamada, encontrou uma bicicleta nas proximidades, que pertence ao suspeito. A menor foi socorrida e levada ao hospital, onde recebeu cuidados médicos. As condições de saúde dela não foram divulgadas. A polícia segue investigando o caso, coletando mais informações e tentando identificar o suspeito.  

PUBLICIDADE