Pular para o conteúdo principal

Tradicional Pão fica mais caro em Ruy Barbosa

O tradicional pão que o rui-barbosense gosta ficou mais caro desde a segunda-feira (19). Em nosso município, a maioria das padarias já comercializam a unidade de Pão por R$ 0,50 centavos. Em conversa com um dono de padaria, ele explicou que todas as matérias primas na fabricação do pão subiram.


O recente aumento do preço do pão caseiro, chegando a 50 centavos por unidade, assustou a todo mundo que costuma religiosamente comer pelo um pãozinho no café da manhã ou de noite. Mas por que este alimento milenar, sagrado e universal, que ocupa o principal lugar na mesa das famílias brasileiras, está custando tão caro? A resposta pode te surpreender, mas a culpa é do Dólar.


Quantas vezes você já viu notícias nos jornais sobre o preço da moeda americana ou sobre a desvalorização do nosso Real e se perguntou: O que isso interfere em minha vida? A resposta pode ser justamente que aumenta o preço do pão que você compra todo santo dia.


Vou tentar explicar melhor essa história... O pão, como você sabe, tem como seu principal ingrediente a farinha de trigo. O trigo, por sua vez, é uma cultura muito exigente que só consegue produzir em grandes quantidades em locais mais frios, como o sul do Brasil. No entanto, a demanda por trigo em nosso país é enorme, e isso nos faz comprar muito trigo em outros países, em especial na Argentina.


Mas como funciona essa compra de trigo de outro país? É aí que entra a questão do Dólar. De forma simplificada, o Dólar é a principal moeda usada para compras internacionais, sendo assim, quanto mais o Dólar sobe, mais caro fica o trigo que a gente compra de fora. E por isso, quanto mais caro fica o trigo, mais caro fica o pão que a gente compra todo dia.


E por que o Dólar está ficando cada vez mais caro? Bom, as razões são muitas e complexas, mas falando de forma simplificada, tem a ver com a adoção de uma política econômica de câmbio flutuante, a crise econômica instaurada desde Dilma e a aposta na desvalorização do Real para aumentar exportação de commodities e produtos industriais brasileiros. Essa política de câmbio flutuante impede a estabilização do preço do Dólar e faz parte do tripé macroeconômico adotado por Fernando Henrique Cardoso e repetido por Lula, Dilma, Temer e Bolsonaro.  


A crise econômica surgiu com Dilma em 2014 e está longe de ser resolvida por Bolsonaro com as políticas liberais de Paulo Guedes. Por fim, a aposta na desvalorização do Real serve para aumentar as vendas das commodities como soja, milho e minério de ferro para o mercado internacional, além de proporcionar um ambiente favorável para exportações de produtos industriais fabricados no Brasil, como é o caso dos calçados da Pegada produzidos em Ruy Barbosa.




Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de 20 anos é morto a tiros na noite deste sábado em Ruy Barbosa

Um jovem foi morto a tiros na noite deste sábado (07) no bairro Manoel Antônio, na localidade das Casinhas, em Ruy Barbosa. O crime ocorreu por volta das 20h, na Luiz de Véi, Rua 4 em frente ao Campo. De acordo com informações, o jovem identificado como Thiago de 20 anos de idade, apelido "Guelo",  foi surpreendido por dois indivíduos em uma moto que chegaram atirando.  Os ferimentos foram fatais e a vítima não resistiu e morreu no local. A polícia militar esteve no local até a chegada do DPT para realizar o levantamento cadavérico.  Faça parte do nosso canal no WhatsApp clicando AQUI Foto reprodução: Instagram 

População espanca adolescente acusado de estupro em Ruy Barbosa

Em busca de justiça com as próprias mãos, alguns moradores da rua  Beira Rio, em Ruy Barbosa, espancaram um adolescente acusado de estuprar uma menor na noite desta segunda-feira (09). Um internauta ligou para nosso site por volta das 20h pedindo para que nossa equipe chamasse a polícia para atender essa ocorrência. Prontamente a Polícia Militar foi até o local e encontrou o adolescente desacordado. Ele foi levado para o hospital, medicado e será levado para delegacia com sua genitora para tomar as devidas providências.  (A legislação proíbe veiculação de nome e foto de menores na imprensa) RELEMBRE O CASO Na noite de ontem, por volta das 22h, um incidente preocupante foi registrado em um terreno na Avenida Contorno ao lado da loja Tinga Madeireira, em Ruy Barbosa.  Informações iniciais indicam que um indivíduo ainda não identificado teria "arrastado" uma menor para um terreno escuro, logo após a adolescente deixar uma igreja que fica localizada próximo ao posto Itaúna. D...

Polícia investiga possível abuso contra jovem após sair de Igreja em Ruy Barbosa

Na noite de ontem, por volta das 22h, um incidente preocupante foi registrado em um terreno na Avenida Contorno ao lado da loja Tinga Madeireira, em Ruy Barbosa.  Informações iniciais indicam que um indivíduo ainda não identificado teria "arrastado" uma menor para um terreno escuro, logo após a adolescente deixar uma igreja que fica localizada próximo ao posto Itaúna. De acordo com dados apurados pelo site Ruy Barbosa Notícias, imagens de câmeras de segurança flagraram o suspeito entrando no local e manteve a vítima no ambiente por mais de 30 minutos antes de evadir-se, assim que foram acionadas as autoridades.  A Polícia Militar, que atendeu à chamada, encontrou uma bicicleta nas proximidades, que pertence ao suspeito. A menor foi socorrida e levada ao hospital, onde recebeu cuidados médicos. As condições de saúde dela não foram divulgadas. A polícia segue investigando o caso, coletando mais informações e tentando identificar o suspeito.  

PUBLICIDADE