Ministério Público Ambiental proíbe extração mineral da empresa Rica Mina na ARIE da Serra do Orobó

O Ministério Público Ambiental do Estado da Bahia informou para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente em Ruy Barbosa sobre uma decisão do Promotor de Justiça Thyego De Oliveira Matos.


De acordo com a decisão, a empresa RICA MINA LTDA está proibida de fazer qualquer tipo de exploração mineral nos imóveis rurais denominados SÍTIO SÃO MIGUEL e SÍTIO BOA SORTE, ambos localizados dentro da ARIE SERRA DO OROBÓ


A decisão tem como objetivo evitar que o exercício do direito de propriedade/posse (direito individual) implique violação ao patrimônio ambiental ali existente.


O MP considerou requisitos ecológicos para sua decisão, pois com uma área total de 7.397 ha, distribuídos entre os Municípios de Ruy Barbosa e Itaberaba, a qual compreende fragmentos de vegetação dos biomas mata atlântica, caatinga e cerrado, os quais possuem grande diversidade biológica e características especificas.


Uma luta que envolveu ativistas ambientais em 2019, onde Ambientalistas moradores da região da Serra do Orobó se mobilizaram para fazer com que o Ministério Público Estadual (MPE) proibisse quaisquer atividades de mineração na serra.


Segundo eles, o lugar “corria risco de um desastre ambiental irreversível pelas atividades de mineração da empresa Rica Mina LTDA”. A serra é uma Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE), que é protegida por suas características naturais singulares ou por abrigar exemplares raros da fauna e flora.


Na época, a Secretaria Municipal de  Agricultura e Meio Ambiente através do Secretário Artur Francelino, embargou as atividades de mineração na Serra do Orobó da empresa Rica Mina LTDA, onde diversos equipamentos foram retirados do local. (Veja Aqui)



Compartilhar no WhatsApp

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de 19 anos é morto com golpes de faca em cavalgada

Empresário fica gravemente ferido em acidente na BA-052, em Ipirá

VÍDEO: Veículo de empresa de Gesso de Itaberaba sofre acidente na BA-046, em Ruy Barbosa