Ruy Barbosa: Bairro Flores passa a se chamar "Quilombo Flores"

Um projeto de autoria do Vereador CLÁUDIO DA SILVA LIMA (Cal das Flores), alterou o nome do Bairro Flores para "Quilombo Flores". O Plenário aprovou e promulgou,  sancionado pelo Prefeito Cláudio Serrada nesta quinta-feira (23/07/2020). Uma nova placa com nome deve ser colocada pelo Poder executivo municipal.

A Associação dos Remanescentes de Quilombo Flores (ARQF), também ficou  Declarada como de Utilidade Pública, pois atende os requisitos exigidos na Lei Orgânica Municipal em seu Art. 154 § 1ª, inciso II.

A Associação dos Remanescentes de Quilombo Flores -ARQG, sob a presidência de Idelvan Andrade Rosa, atenta à necessidade do resgate e fortalecimento da identidade e da ancestralidade negra, promoveu diversos debates e assembleias e com a participação de toda comunidade e do Vereador Cal das Flores construíram esse importante projeto de Lei, que além de fortalecer a cultura, vai possibilitar que tenham acesso aos serviços dos Correios que sempre foi negado.

Em 2017 o site Ruy Barbosa Notícias recebeu com exclusividade a informação que o Bairro Flores, na cidade de Ruy Barbosa, recebeu o certificado de Comunidade Quilombola. Tudo começou quando os próprios nativos se auto reconheceram como remanescente de quilombos, através das culturas e antepassados de resistência à opressão do regime escravocrata.

Depois desse auto reconhecimento, foram enviados as documentações necessárias, para a fundação cultural Palmares, reivindicando a inclusão da comunidade no cadastro das comunidades remanescentes de quilombos

Em seguida ouve a visita dos técnicos da FCP de Salvador e de Brasília para a confirmação da história e no dia 03 de janeiro de 2017 foi lavrado a tão sonhada certificação que chegou nas mãos dos idealizadores.




Benefícios

Prioridade em todo e qualquer política pública no Brasil, como: educação, saúde, emprego, assistência social entre outros. Com isso o município de Ruy Barbosa tem muito a ganhar com esta certificação, principalmente entre termos financeiros.


Ruy Barbosa Notícias

Postagem Anterior Próxima Postagem

correspond