Ruy Barbosa: Bairro Flores passa a se chamar "Quilombo Flores"


Um projeto de autoria do Vereador CLÁUDIO DA SILVA LIMA (Cal das Flores), alterou o nome do Bairro Flores para "Quilombo Flores". O Plenário aprovou e promulgou,  sancionado pelo Prefeito Cláudio Serrada nesta quinta-feira (23/07/2020). Uma nova placa com nome deve ser colocada pelo Poder executivo municipal.

A Associação dos Remanescentes de Quilombo Flores (ARQF), também ficou  Declarada como de Utilidade Pública, pois atende os requisitos exigidos na Lei Orgânica Municipal em seu Art. 154 § 1ª, inciso II.

A Associação dos Remanescentes de Quilombo Flores -ARQG, sob a presidência de Idelvan Andrade Rosa, atenta à necessidade do resgate e fortalecimento da identidade e da ancestralidade negra, promoveu diversos debates e assembleias e com a participação de toda comunidade e do Vereador Cal das Flores construíram esse importante projeto de Lei, que além de fortalecer a cultura, vai possibilitar que tenham acesso aos serviços dos Correios que sempre foi negado.

Em 2017 o site Ruy Barbosa Notícias recebeu com exclusividade a informação que o Bairro Flores, na cidade de Ruy Barbosa, recebeu o certificado de Comunidade Quilombola. Tudo começou quando os próprios nativos se auto reconheceram como remanescente de quilombos, através das culturas e antepassados de resistência à opressão do regime escravocrata.

Depois desse auto reconhecimento, foram enviados as documentações necessárias, para a fundação cultural Palmares, reivindicando a inclusão da comunidade no cadastro das comunidades remanescentes de quilombos

Em seguida ouve a visita dos técnicos da FCP de Salvador e de Brasília para a confirmação da história e no dia 03 de janeiro de 2017 foi lavrado a tão sonhada certificação que chegou nas mãos dos idealizadores.




Benefícios

Prioridade em todo e qualquer política pública no Brasil, como: educação, saúde, emprego, assistência social entre outros. Com isso o município de Ruy Barbosa tem muito a ganhar com esta certificação, principalmente entre termos financeiros.


Ruy Barbosa Notícias

Compartilhar no WhatsApp

Postagens mais visitadas deste blog

Motorista de App recebe alta após levar 20 facadas de passageiro

Homem natural de Ruy Barbosa é preso acusado de tentativa de homicídio contra motorista de aplicativo em Camaçari

Polícia Civil de Ruy Barbosa identifica e apreende diversos produtos furtados na cidade