Curso de guia turístico e sobrevivência em ambiente hostil é realizado no Recanto da Chapada - na Serra de Senhor, Morro das Flores - Ruy Barbosa/BA

Acreditando no potencial para atrair pessoas que a cordilheira da Serra do Orobó possui, e tendo em vista as suas variadas potencialidades para a prática do esporte de aventura, a prática do turismo rural, o turismo de base comunitária, assim como a observação de aves (Birdwatching); E avaliando que a qualificação de pessoas para receber e conduzir visitantes é a ação prioritária, objetivando profissionalizar e capacitar guias e condutores de visitantes, o Recanto da Chapada promoveu nesse final de semana (dias 28 e 29/09), o 1º Curso de Competências mínimas para condutores de visitantes de Ruy Barbosa.

As aulas práticas e teóricas ocorreram na propriedade rural Recanto da Chapada, localizada na Serra de Senhor, Morro das Flores, tendo como Missão primordial preparar pessoas e gerar inclusão social e renda, respeitando o meio ambiente. A grade temática apresentada proporcionou aos alunos o contato com temas relevantes, tais como: sobrevivência em ambiente hostil, noções de educação ambiental e direito ambiental, resgate, técnicas de salvamento e primeiros socorros, técnicas verticais (incluindo nós e amarras) e orientação com equipamentos de bússola e navegação, dentre outros pontos relevantes. Insta registrar também que todo conteúdo fora preparado e ministrado por Profissionais qualificados e com formação e bagagem nas referidas áreas do conhecimento. 

O curso, que foi ministrado para dez alunos da cidade de Ruy Barbosa, foi idealizado e planejado pelo nosso amigo Leonardo (Escritor, poeta e ambientalista) e mentor do projeto Recanto da Chapada, que tem se mostrado um verdadeiro divulgador das belezas naturais e um defensor da nossa Serra do Orobó, tendo contado com o apoio da empresa Recall Publicidade do nosso amigo Ricardo Viena. A redação do Ruy Barbosa Notícias fez algumas perguntas ao idealizador do curso: Leonardo Santos, vejamos o que o mesmo tem a dizer:

RUY BARBOSA NOTÍCIAS: Como você poderia definir o projeto Recanto da Chapada e qual sua visão para o futuro?
Leonardo Santos: Olha Júnior, O Recanto da Chapada é para mim um sonho de criança que vem se concretizando um dia após o outro. Meu sonho sempre foi conciliar a preservação do meio ambiente com uma atividade que proporcionasse a autogestão da propriedade, de forma sustentável e por consequência divulgando as belezas naturais da Serra do Orobó e o nome do Morro das Flores e de Nossa cidade de Ruy Barbosa. Para futuro o que buscamos, com muita humildade e pés no chão, é nos tornarmos uma referência para a Chapada Diamantina na preservação ambiental, no turismo rural, com uma proposta de vivência em contato com a natureza, a prática de esportes de aventura e o resgate da nossa essência, valorizando a nossa história e as nossas memórias.

RUY BARBOSA NOTÍCIAS: De onde veio a ideia de promover o curso?
Leonardo Santos: Júnior, a ideia nasceu em meio a esse cenário de apresentar o que Ruy Barbosa tem de melhor e divulgar as nossas belezas e atrativos surgindo, assim, a necessidade de preparar os Nativos da Vila do Orobó para que possam receber pessoas, com segurança, competência, conhecimento e urbanidade. Assim, acredito que possamos apresentar o que temos de melhor: A nossa cultura, a nossa natureza, e nossa gastronomia.

RUY BARBOSA NOTÍCIAS: Gostaria de falar algo mais?
Leonardo Santos: Sim, gostaria de finalizar agradecendo aos instrutores Uilton  (Bombeiro Civil e Socorrista) e Giórgio Romeiro (mergulhador-NAUI e bombeiro civil, ex instrutor do exército brasileiro) e a toda equipe do Brukutus do Vertical que auxiliaram logisticamente na realização do curso, todos que vieram de Boa Vista do Tupim, Utinga, Bonito, Irecê e Juazeiro, tendo participado do curso, e em especial ao nosso amigo e conterrâneo James Gonçalves (Educador físico, socorrista e coordenador do Brukutus do Vertical), que foi um parceiro fundamental para viabilização da ocorrência deste curso. O curso contou também com a colaboração e auxílio de três profissionais com qualificações na área de saúde, Eva, Lara e Rosana que prestaram total suporte com equipamentos e orientações.

Por término gostaria de agradecer aos que acreditam no potencial de Ruy Barbosa e abraçaram de forma parceira a iniciativa do curso, Loja Pingo de Gente, Escola CENA, Posto Mara, Barberino Contabilidade, Salão Léo e Leone, Móveis Orobó, Mercearia Surpresa, Açougue Bom Sucesso, Box de Carnes do amigo Marcos, Mercadinho 02 de julho, CLIOC. E também agradecer a você Júnior e ao Ruy Barbosa Notícias por estar sempre divulgando importantes eventos de Ruy Barbosa. Por falar em eventos importantes Júnior lembrar aos leitores do Ruy Barbosa Notícias que no próximo dia 30 de novembro teremos a 5ª Edição do Dark Side of Orobó, que esse ano será um tributo à Raul Seixas, convidamos a todos para comparecerem e levarem seus familiares e amigos, esse ano teremos surpresas!!



Compartilhar no WhatsApp

Postagens mais visitadas deste blog

Homem desaparece após mergulhar no açude de Ruy Barbosa

Marceneiro morre afogado no açude de Ruy Barbosa

Grande quantidade de droga é apreendida com auxílio do cão Loke pela CIPE Chapada em Ruy Barbosa