Secretaria Municipal de Saúde alerta sobre casos de Dengue, Zika e Chikungunya em Ruy Barbosa

A Secretaria Municipal de Saúde de Ruy Barbosa, através da vigilância epidemiológica informa que em nosso município a pacientes suspeitos de Dengue, Zika,  Chikungunya e casos confirmados de dengue na zona urbana.


A transmissão ocorre pela picada da fêmea do Aedes Eegypti. Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, principalmente ao amanhecer e entardecer.


Ela  se reproduz em água parada onde deposita os ovos, por isso a Secretaria recomenda tampar caixas d'água, guardar garrafas vazias viradas para baixo, não acumular água nos pratos de vasos de plantas, guardar pneus em abrigos, desentupir ralos e canos, calhas e conservar as lixeiras tampadas.


Se a pessoa apresentar febre, dor de cabeça, dores musculares, mal-estar, dores nas articulações ou manchas vermelhas pelo corpo, deve procurar imediatamente a unidade de saúde da família mais próximo para diagnóstico e tratamento adequados oferecidos pelo Sistema Único de Saúde - SUS.


Os cuidados devem ser redobrados com gestantes, pois o risco de aborto, parto prematuro ou alteração neurológica aumenta.  Recomenda-se o pré-natal de rotina e o uso de roupas compridas e repelentes



 A Secretaria Municipal de Saúde  está tomando as medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde para evitar essas doenças.




Compartilhar no WhatsApp

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de 19 anos é morto com golpes de faca em cavalgada

Empresário fica gravemente ferido em acidente na BA-052, em Ipirá

Três mulheres assassinadas em Feira de Santana; corpos foram encontrados no banheiro de um apartamento