Pular para o conteúdo principal

Prioridades do território Piemonte do Paraguaçu são definidas em plenária do PPA 2020-2023 em Itaberaba


As áreas prioritárias para a execução das políticas públicas do Governo do Estado nos Territórios de Identidade Piemonte do Paraguaçu, Piemonte da Diamantina e Bacia do Jacuípe foram definidas nesta quinta-feira (21), durante as escutas territoriais que consistem no diálogo de técnicos da Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan) com representações dos segmentos institucionais, produtivos, sociais e econômicos dos respectivos territórios de identidade. A atividade, realizada durante todo o dia nos municípios de Itaberaba, Jacobina e Ipirá, irá subsidiar a elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023.

O representante da Missão Jesuíta e da Associação Comunitária Centro Assistencial da Criança e do Adolescente de Capim Grosso (CACACG), Padre Xavier Nichele, acredita que as políticas públicas devem partir da visão popular. Xavier falou ainda sobre a importância da união entre povo e Estado, onde o povo se sinta protegido e o Estado se sinta fiscalizado. "É preciso criar uma consciência popular, uma consciência participativa", disse.

Vereador do município de Piritiba, Nivaldo Cunha defende que as escolas públicas devem ofertar uma educação voltada para a realidade das pessoas. "Acho que o Governo do Estado e o Governo Federal devem pensar em educar o povo para o que nós somos. Noventa por cento dos nossos alunos hoje vem da zona rural, então eu acredito que essas pessoas devem ser formadas para atuar na realidade local", explicou.

O processo de escuta territorial, que iniciou em 12 de fevereiro, já foi realizado nos territórios do Extremo Sul, Médio Sudoeste, Costa do Descobrimento, Baixo Sul, Sudoeste Baiano, Médio Rio de Contas, Bacia do Rio Corrente, Vale do Jiquiriçá, Velho Chico, Sertão Produtivo, Bacia do Rio Corrente, Litoral Norte e Agreste Baiano, Itaparica, Sisal, Portal do Sertão, Metropolitano de Salvador, Semiárido Nordeste II, Chapada Diamantina, Sertão do São Francisco e Piemonte Norte do Itapicuru. A atividade está sendo realizada em todos os 27 territórios de identidade até o final deste mês de março.

O Território de Identidade é a unidade de planejamento de políticas públicas do Estado da Bahia. Os territórios são constituídos por agrupamentos identitários municipais, geralmente contíguos, formados de acordo com critérios sociais, culturais, econômicos e geográficos, reconhecidos pela sua população como espaço historicamente construídos ao qual pertencem, com identidade que amplia as possibilidades de coesão social e territorial.


Postagens mais visitadas deste blog

Vereadores de Ruy Barbosa começam a nomear Assessores Parlamentares. Veja lista;

A Câmara Municipal de Ruy Barbosa iniciou o processo de nomeação dos assessores parlamentares de gabinete. Cada vereador terá direito à nomeação de até dois Assessores Parlamentares, sendo de  livre escolha e critério do vereador ao qual ficará vinculado.  Além disso será um assessor de nível médio e um assessor de nível superior para cada vereado. Os Assessores exercerão funções de assessoramento técnico, legislativo e administrativo, conforme descrição de cargos especificada em regulamento interno; A remuneração dos Assessores será definida conforme o grau de escolaridade e qualificação técnica: Nível médio: 02 (dois) salários mínimos; Nível superior: 04 (quatro) salários mínimos. Confira os nomeados até a presente data: Assessora Parlamentar, nível Médio, do Vereador Geovan de Jesus Santos: Franciele Santos Cerqueira Assessora Parlamentar, nível Superior, do Vereador Geovan de Jesus Santos: Tiana Ribeiro Costa Assessora Parlamentar, nível Médio, do Vereador Raimundo Hélio R...

Justiça mantem Ney Dias como Presidente da Câmara de Ruy Barbosa

A Juíza de Direito Gabriella de Moura Carneiro acatou um mandado de segurança para suspender os efeitos do ato produzido pelo Presidente em exercício da Câmara Municipal de Ruy Barbosa/BA,  Ato da Mesa 001/2025, que declarou a vacância do cargo de Presidente da Mesa Diretora. O ato praticado pelo presidente em exercício da Câmara Municipal de Ruy Barbosa, Dr. Robério que declarou a vacância do cargo de presidente da Mesa Diretora da Casa Legislativa e determinou realização de eleição.  A decisão ocorre após impugnação apresentada por Ney Marques Dias, vereador e presidente eleito. Robério tem o prazo de 15 dias para contestar a decisão.   Relembre o caso:  https://www.ruybarbosanoticias.com.br/2025/05/vereadores-de-ruy-barbosa-comecam.html

Cipe Chapada salva caminhoneiro de sequestro em Itaberaba

Por volta das 14h20min do dia 03 de maio de 2025, durante patrulhamento especializado na cidade de Itaberaba, as guarnições foram acionadas por funcionários do posto Irmão Caminhoneiro 2, os quais relataram uma movimentação suspeita de quatro indivíduos nas proximidades de uma carreta estacionada no pátio do posto. De imediato, as guarnições deslocaram-se ao local para averiguar a situação, constatando que se tratava de um sequestro em andamento, tendo como vítima um caminhoneiro, com o objetivo de roubo de uma carga de medicamentos. Um dos suspeitos foi detido e apresentado à Delegacia de Itaberaba, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis. A vítima, o caminhoneiro, foi libertada e encaminhada à delegacia para prestar depoimento. Materiais Apreendidos: 01 Revólver cal. 38 n° LH92708 01 Celular iPhone  01 Veículo Scania/G

PUBLICIDADE