Pular para o conteúdo principal

Comunidade rural do Recôncavo baiano recebe investimentos do Governo do Estado

A comunidade rural de Sapucaia, no município de Santo Antônio de Jesus, Território de Identidade Recôncavo, está recebendo investimentos do Governo do Estado para dinamizar a cadeia produtiva da mandioca e fomentar a produção de derivados como beijus, sequilhos, biscoitos e bolos, entre outros. Os recursos são destinados à implantação de uma unidade de Processamento de Derivados da Mandioca e a aquisição de um caminhão baú. São 21 famílias beneficiadas diretamente e cerca de 120 famílias produtoras de mandioca da região, indiretamente, que terão a possibilidade de ampliar e comercializar sua produção.



Os recursos são oriundos do Edital Socioambiental do Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), destinados à Associação dos Pequenos Agricultores das Comunidades de Sapucaia e Tabocal, que terá a sua capacidade de produção dobrada com a implantação da unidade de beneficiamento. Atualmente, são produzidas duas toneladas/mês, de derivados da mandioca. Os produtos da associação já são comercializados em feiras livres e em compras públicas, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).



Para o presidente da associação, Ivan de Jesus, a expectativa é que, com a implantação da unidade de beneficiamento e o caminhão, as famílias melhorem as condições de vida: “A gente gastava em média R$5 mil só de transporte. Com a chegada do veículo vão diminuir os custos com o escoamento dos produtos, e esse dinheiro vai para o bolso do trabalhador. Com a unidade, vamos produzir mais e ter um melhor aproveitamento da mandioca produzida. Acredito que essas ações vão trazer grandes melhorias para as famílias”.



O convênio prevê, além da construção da unidade de beneficiamento, os equipamentos para o processamento da mandioca. A associação está sendo atendida ainda pelo serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater) e tem o acompanhamento direto de uma agente comunitária rural (ACR), da própria comunidade.



Mariana Morais, que é da comunidade de Sapucaia e atua como tesoureira e mobilizadora da associação, explica que o projeto surgiu de um anseio da comunidade, que já produzia os derivados de mandioca, mas não possuíam um local apropriado para o processamento, necessário para adequar a produção à demanda do mercado, tanto institucional, quanto comercial: “O principal objetivo desse projeto é fortalecer a comunidade, gerando renda e trabalho para as famílias, que agora vão poder comercializar os produtos beneficiados por nossos produtores”.



A agricultora familiar da comunidade de Sapucaia, Vera Lúcia Almeida, que também trabalha na produção dos beijus, biscoitos e bolos, salienta que esses investimentos ajudam as famílias a permanecerem, com renda e qualidade de vida, na comunidade: “Ainda não é fácil a vida no campo e de quem trabalha na zona rural. Eu me criei, continuo na comunidade e esses projetos e investimentos estão sendo maravilhosos, ajudando muito a nós que precisamos. A expectativa é que melhore ainda mais. Mas já está dando certo e espero que outros projetos cheguem aqui para a comunidade”.


Postagens mais visitadas deste blog

Jovem está desaparecido após sair da casa de um amigo em Ruy Barbosa

Um jovem chamado Antônio Dhiogo Carvalho Costa, de 20 anos, está desaparecido desde a última sexta-feira, dia 9, deixando toda a família preocupada e sem notícias. De acordo com sua namorada, o último contato que teve com Dhiogo foi por volta das 20h, quando ele informou que estava saindo da casa de um amigo, no bairro Boa Vista, em Ruy Barbosa, para se encontrar com ela. Desde então, a jovem tentou entrar em contato diversas vezes, mas as ligações iam direto para a caixa postal e as mensagens não eram entregues. Preocupada, a mãe de Dhiogo também tentou contato, sem sucesso.  Nosso site chegou a divulgar uma foto do jovem no sábado, mas, até o fechamento desta matéria, ele ainda não havia sido encontrado. Dhiogo mora no bairro Cruzeiro do Rocha e foi visto pela última vez vestindo um moletom bege e um short jeans. Ele e sua família vieram do estado do Ceará e se mudaram recentemente para Ruy Barbosa, na Bahia. Quem tiver informações sobre o paradeiro de Dhiogo pode entrar em conta...

Justiça mantem Ney Dias como Presidente da Câmara de Ruy Barbosa

A Juíza de Direito Gabriella de Moura Carneiro acatou um mandado de segurança para suspender os efeitos do ato produzido pelo Presidente em exercício da Câmara Municipal de Ruy Barbosa/BA,  Ato da Mesa 001/2025, que declarou a vacância do cargo de Presidente da Mesa Diretora. O ato praticado pelo presidente em exercício da Câmara Municipal de Ruy Barbosa, Dr. Robério que declarou a vacância do cargo de presidente da Mesa Diretora da Casa Legislativa e determinou realização de eleição.  A decisão ocorre após impugnação apresentada por Ney Marques Dias, vereador e presidente eleito. Robério tem o prazo de 15 dias para contestar a decisão.   Relembre o caso:  https://www.ruybarbosanoticias.com.br/2025/05/vereadores-de-ruy-barbosa-comecam.html

Monge do Mosteiro de Jequitibá sofre grave acidente e é transferido para Feira de Santana

A comunidade religiosa está unida em oração pelo Irmão André, monge cisterciense do Mosteiro de Jequitibá, em Mundo Novo/BA. que sofreu um grave acidente doméstico na última quinta-feira (1º de maio). A informação foi divulgada nesta terça-feira (06). O incidente ocorreu enquanto o Irmão André realizava um serviço de manutenção no refeitório do mosteiro. Ele caiu de uma laje e sofreu ferimentos graves, sendo internado na UTI 5 do Hospital Clériston Andrade, em Feira de Santana, na Bahia. O estado de saúde do monge é considerado grave e comunidade lançou um apelo para que se unam em oração pela sua recuperação.  "Com o coração unido em fé e esperança, pedimos orações pelo nosso querido Irmão André", diz a publicação.  Foto divulgação: Redes Sociais

PUBLICIDADE