Pular para o conteúdo principal

Comunidade rural do Recôncavo baiano recebe investimentos do Governo do Estado

A comunidade rural de Sapucaia, no município de Santo Antônio de Jesus, Território de Identidade Recôncavo, está recebendo investimentos do Governo do Estado para dinamizar a cadeia produtiva da mandioca e fomentar a produção de derivados como beijus, sequilhos, biscoitos e bolos, entre outros. Os recursos são destinados à implantação de uma unidade de Processamento de Derivados da Mandioca e a aquisição de um caminhão baú. São 21 famílias beneficiadas diretamente e cerca de 120 famílias produtoras de mandioca da região, indiretamente, que terão a possibilidade de ampliar e comercializar sua produção.



Os recursos são oriundos do Edital Socioambiental do Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), destinados à Associação dos Pequenos Agricultores das Comunidades de Sapucaia e Tabocal, que terá a sua capacidade de produção dobrada com a implantação da unidade de beneficiamento. Atualmente, são produzidas duas toneladas/mês, de derivados da mandioca. Os produtos da associação já são comercializados em feiras livres e em compras públicas, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).



Para o presidente da associação, Ivan de Jesus, a expectativa é que, com a implantação da unidade de beneficiamento e o caminhão, as famílias melhorem as condições de vida: “A gente gastava em média R$5 mil só de transporte. Com a chegada do veículo vão diminuir os custos com o escoamento dos produtos, e esse dinheiro vai para o bolso do trabalhador. Com a unidade, vamos produzir mais e ter um melhor aproveitamento da mandioca produzida. Acredito que essas ações vão trazer grandes melhorias para as famílias”.



O convênio prevê, além da construção da unidade de beneficiamento, os equipamentos para o processamento da mandioca. A associação está sendo atendida ainda pelo serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater) e tem o acompanhamento direto de uma agente comunitária rural (ACR), da própria comunidade.



Mariana Morais, que é da comunidade de Sapucaia e atua como tesoureira e mobilizadora da associação, explica que o projeto surgiu de um anseio da comunidade, que já produzia os derivados de mandioca, mas não possuíam um local apropriado para o processamento, necessário para adequar a produção à demanda do mercado, tanto institucional, quanto comercial: “O principal objetivo desse projeto é fortalecer a comunidade, gerando renda e trabalho para as famílias, que agora vão poder comercializar os produtos beneficiados por nossos produtores”.



A agricultora familiar da comunidade de Sapucaia, Vera Lúcia Almeida, que também trabalha na produção dos beijus, biscoitos e bolos, salienta que esses investimentos ajudam as famílias a permanecerem, com renda e qualidade de vida, na comunidade: “Ainda não é fácil a vida no campo e de quem trabalha na zona rural. Eu me criei, continuo na comunidade e esses projetos e investimentos estão sendo maravilhosos, ajudando muito a nós que precisamos. A expectativa é que melhore ainda mais. Mas já está dando certo e espero que outros projetos cheguem aqui para a comunidade”.


Postagens mais visitadas deste blog

Jovem morre em acidente de moto entre Utinga e Paraíso

Um grave acidente tirou a vida de jovem natural do município de Utinga, na madrugada dessa segunda-feira (21). De acordo com o Portal Utinga, o acidente aconteceu entre  Utinga e o Distrito de Paraíso, que pertence ao município de Ruy Barbosa.  Segundo informações, a moto que o jovem identificado como Mateus estava pilotando bateu em um animal que estava na pista. Foto: Portal Utinga

VÍDEO: Homem bate a cabeça em trave de argolinha no Paraíso

Um homem que participava de uma argolinha no Distrito do Paraíso neste domingo dia 20, sofreu um acidente com seu cavalo.  De acordo com relatos, o homem identificado pelo apelido de  "Gô", de Utinga, foi correr argolinha e o cavalo saiu da raia e ele bateu a cabeça na trave da argolinha.  Gô foi socorrido para o Hospital de Ruy Barbosa onde passa por exames. Amigos relataram que ele está bem e em observação.  A bombeira civil Mirian Cunha, que estava no local, prestou os primeiros socorros, mostrando a importância e valorização da categoria. Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Ruy Barbosa Notícias (@ruybarbosanoticias)

Moto é furtada na Vila Nova, em Ruy Barbosa

Ontem, uma moto foi furtada na porta da casa de um trabalhador na Vila Nova, em Ruy Barbosa. O furto ocorreu a noite deixando a família preocupada e em busca de informações sobre o paradeiro do veículo. O proprietário da moto, identificado como Keko, fez um apelo à comunidade para que ajudem a localizar sua motocicleta. Ele informou que o roubo aconteceu na porta de sua residência e que qualquer informação pode ser crucial para a recuperação do bem. Keko deixou seu número de telefone disponível para contato: 75999414910. Também é possível denúncia pelo 190 da polícia militar. Placa:  NTR 3115

PUBLICIDADE