Sistemas de dessalinização de água garantem segurança hídrica para zona rural de Ipirá


Cerca de 635 famílias já estão consumindo água potável de qualidade, ação que vai melhorar de vida e promover a sustentabilidade da população local.



Mais de R$ 1,5 milhão foram investidos pelo Governo do Estado e Ministério do Meio Ambiente (MMA), na implantação dos sistemas de dessalinização sustentáveis do Programa Água Doce (PAD), em dez comunidades do município de Ipirá. Esse foi o balanço apresentado, pelo titular da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Geraldo Reis, na segunda-feira (9) , durante a reunião do Núcleo Estadual do Programa Água Doce, no auditório da Secretaria Municipal de Educação.


Durante o encontro, beneficiários do programa, gestores municipais, técnicos do PAD e representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA) conheceram os resultados positivos do Água Doce, discutiram sobre a ampliação e readequação social do programa para agregar ações de inclusão produtiva e geração de renda, avaliaram sobre manutenção dos equipamentos sociais de dessalinização e também sobre o monitoramento da qualidade da água e a reposição imediata dos equipamentos danificados.


De acordo com Geraldo Reis, “os sistemas de dessalinização já estão beneficiando cerca de 635 famílias, com a oferta de água potável de qualidade, garantindo melhoria de vida, sustentabilidade e segurança hídrica para a população”.


Gente como o agricultor, Dorival Rebouças, morador de Sítio Novo, que atento ao debate, celebrou a mais nova conquista. “ Somos gratos ao governo porque olhou para a nossa necessidade maior. Antes, a gente bebia água do carro pipa, era uma água suja, sem higiene, agora, nós temos água boa, sem falar que a comunidade toda se tornou responsável em cuidar do equipamento, é gratificante”.


Quem também comemorou os resultados foi o morador do distrito de Cachoeirinha e presidente da associação comunitária local, Arnol Bastos. Segundo ele, além da água de qualidade, o sistema também está proporcionando, com o descarte da água, a criação de Tilápia Rosa. “Nós criamos as tilápias em três tanques, feitos com lonas, e já chegamos a recolher 300 quilos de peixes, que foram vendidos para a comunidade e também na feira livre da cidade”.


Compartilhar no WhatsApp

Postagens mais visitadas deste blog

Homem natural de Ruy Barbosa é preso acusado de tentativa de homicídio contra motorista de aplicativo em Camaçari

Motorista de App recebe alta após levar 20 facadas de passageiro

Polícia Civil de Ruy Barbosa identifica e apreende diversos produtos furtados na cidade