Líderes de classe participam de encontro territorial em Itaberaba

Os estudantes eleitos líderes de classe nas escolas estaduais estão participando de Encontros Territoriais promovidos pela Secretaria da Educação do Estado. A atividade tem como objetivo ampliar as discussões sobre formas de liderança, proporcionar trocas de experiências entre os estudantes e o desenvolvimento de projetos e ações que influenciem na construção de uma cultura de participação e de atuação nas unidades escolares.

O CEMAN esteve presente no encontro com o líder de classe Werley e o funcionário Gardner Nascimento.
Em Itaberaba (a 264 Km de Salvador), no Centro Norte do Estado, cerca de 50 Líderes de Classe, de 24 escolas, de 14 municípios, pertencentes ao Núcleo Territorial de Educação (NTE 14), estão reunidos, nesta quarta-feira (27), no Hotel Flor da Chapada, no município sede do núcleo, no III Encontro Territorial de Líderes de Classe, para discutir, por meio de palestras, oficinas e dinâmicas de grupo, sobre a importância de ser líder de classe e qual é a escola que querem para o futuro.
Com o tema “Juventudes que transformam: resistência e ancestralidade”, a ação visa o protagonismo estudantil e a ampliação de debates sobre questões relacionadas à melhoria da qualidade da Educação, segundo reforça a técnica do NTE 14 e que acompanha a ação, Nogma de Brito. “A nossa proposta aqui é empoderar os líderes de classe para serem mais atuantes nas suas escolas e na sociedade. É dar suporte para que eles, de fato, assumam seu lugar de responsabilidade e incentivar o sentimento de pertencimento”, explica.
Na programação, constam uma mesa redonda sobre “Escola sem partido ou tomando partido pela escola: caminhos para a liberdade de expressão”, oficinas de produção textual, palestras e um momento de compartilhamento de experiências, com o líder de classe, Tarcísio do Amor Divino, 20, 3º ano, do Colégio Estadual Centenário, em Itaberaba. O estudante é representante dos líderes de classe da rede estadual no Conselho Estadual da Juventude (CONJUVE) e coordenador de Juventude do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) da Chapada Diamantina.
“É muito importante este momento para nós líderes de classe. É aqui que trocamos experiências, nossas angústias e conversamos sobre nossa atuação nas nossas escolas. No meu momento de fala, vou contar um pouco sobre a minha experiência nos movimentos que participo e sobre a minha militância. Também farei uma reflexão sobre a importância de se tomar partido pela escola, participando das ações e motivar os colegas a se fazerem presentes na construção do ambiente escolar”, relata Tarcísio.
Para a estudante Jéssica Santos, 19, 3º ano, do Colégio Estadual Geovânia Nogueira Nunes, na cidade de Itatim (a 208 Km de Salvador), no Centro Norte, o momento é agregador. “Estes encontros são muito importantes e essenciais. Esta é a hora que conhecemos histórias e compartilhamos nossa atuação na escola”, declara a líder de classe.
Nesta quinta-feira (28), será a vez de os líderes de classe das escolas pertencentes ao Núcleo Territorial de Educação (NTE 12), em Macaúbas (a 682 Km de Salvador), na região Centro Sul, se reunirem no auditório da Secretária Municipal de Educação, das 8h às 13, para discutirem sobre o papel da liderança. A atividade também já foi realizada com os líderes de classe do NTE 27, em Eunápolis, com estudantes líderes de classe das escolas do Território de Identidade do Costa do Descobrimento.
Fotos: Divulgação

Compartilhar no WhatsApp

Postagens mais visitadas deste blog

Homem natural de Ruy Barbosa é preso acusado de tentativa de homicídio contra motorista de aplicativo em Camaçari

Motorista de App recebe alta após levar 20 facadas de passageiro

Polícia Civil de Ruy Barbosa identifica e apreende diversos produtos furtados na cidade