Pular para o conteúdo principal

Líderes de classe participam de encontro territorial em Itaberaba

Os estudantes eleitos líderes de classe nas escolas estaduais estão participando de Encontros Territoriais promovidos pela Secretaria da Educação do Estado. A atividade tem como objetivo ampliar as discussões sobre formas de liderança, proporcionar trocas de experiências entre os estudantes e o desenvolvimento de projetos e ações que influenciem na construção de uma cultura de participação e de atuação nas unidades escolares.

O CEMAN esteve presente no encontro com o líder de classe Werley e o funcionário Gardner Nascimento.
Em Itaberaba (a 264 Km de Salvador), no Centro Norte do Estado, cerca de 50 Líderes de Classe, de 24 escolas, de 14 municípios, pertencentes ao Núcleo Territorial de Educação (NTE 14), estão reunidos, nesta quarta-feira (27), no Hotel Flor da Chapada, no município sede do núcleo, no III Encontro Territorial de Líderes de Classe, para discutir, por meio de palestras, oficinas e dinâmicas de grupo, sobre a importância de ser líder de classe e qual é a escola que querem para o futuro.
Com o tema “Juventudes que transformam: resistência e ancestralidade”, a ação visa o protagonismo estudantil e a ampliação de debates sobre questões relacionadas à melhoria da qualidade da Educação, segundo reforça a técnica do NTE 14 e que acompanha a ação, Nogma de Brito. “A nossa proposta aqui é empoderar os líderes de classe para serem mais atuantes nas suas escolas e na sociedade. É dar suporte para que eles, de fato, assumam seu lugar de responsabilidade e incentivar o sentimento de pertencimento”, explica.
Na programação, constam uma mesa redonda sobre “Escola sem partido ou tomando partido pela escola: caminhos para a liberdade de expressão”, oficinas de produção textual, palestras e um momento de compartilhamento de experiências, com o líder de classe, Tarcísio do Amor Divino, 20, 3º ano, do Colégio Estadual Centenário, em Itaberaba. O estudante é representante dos líderes de classe da rede estadual no Conselho Estadual da Juventude (CONJUVE) e coordenador de Juventude do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) da Chapada Diamantina.
“É muito importante este momento para nós líderes de classe. É aqui que trocamos experiências, nossas angústias e conversamos sobre nossa atuação nas nossas escolas. No meu momento de fala, vou contar um pouco sobre a minha experiência nos movimentos que participo e sobre a minha militância. Também farei uma reflexão sobre a importância de se tomar partido pela escola, participando das ações e motivar os colegas a se fazerem presentes na construção do ambiente escolar”, relata Tarcísio.
Para a estudante Jéssica Santos, 19, 3º ano, do Colégio Estadual Geovânia Nogueira Nunes, na cidade de Itatim (a 208 Km de Salvador), no Centro Norte, o momento é agregador. “Estes encontros são muito importantes e essenciais. Esta é a hora que conhecemos histórias e compartilhamos nossa atuação na escola”, declara a líder de classe.
Nesta quinta-feira (28), será a vez de os líderes de classe das escolas pertencentes ao Núcleo Territorial de Educação (NTE 12), em Macaúbas (a 682 Km de Salvador), na região Centro Sul, se reunirem no auditório da Secretária Municipal de Educação, das 8h às 13, para discutirem sobre o papel da liderança. A atividade também já foi realizada com os líderes de classe do NTE 27, em Eunápolis, com estudantes líderes de classe das escolas do Território de Identidade do Costa do Descobrimento.
Fotos: Divulgação

Postagens mais visitadas deste blog

Mulher é assassinada na zona rural de Lajedinho

 Na madrugada desta quinta-feira (24/04), a comunidade da Vila São Roque, localizada às margens da BR-242, na zona rural de Lajedinho, região da Chapada Diamantina, foi surpreendida por um episódio de violência que comoveu os moradores e trouxe preocupação à região, conhecida por sua rotina pacata. Segundo relatos dos moradores, pedidos de socorro foram ouvidos durante a madrugada, onde acionaram as autoridades ao perceberem que algo grave havia ocorrido. Infelizmente, uma mulher foi encontrada sem vida no local, vítima de agressões e golpes de arma branca. A vítima foi identificada como Liliane Ribeiro dos Santos , e o suspeito conseguiu deixar a área antes da chegada da Polícia Militar. As investigações foram iniciadas de imediato, com a polícia coletando informações e ouvindo testemunhas para esclarecer as circunstâncias do ocorrido. O caso mobilizou a comunidade, que expressa tristeza e busca respostas para o que aconteceu. Embora as motivações ainda estejam sendo apuradas, a p...

Nota de falecimento: Raimundo Araújo Alves Neto

Comunicamos o falecimento de Raimundo Araújo Alves Neto, aos   55 anos de idade, neste domingo dia 27, na Vila Progresso em Ruy Barbosa. Os detalhes de velório e sepultamento serão atualizados em breve.

Mulher é vítima de feminicídio no município de Mundo Novo

A cidade de Mundo Novo está de luto após o brutal assassinato de Karina Ferreira Santiago, de 37 anos, vítima de feminicídio em sua residência na Vila ACM.  A prefeita Ana Paula, em um pronunciamento emocionado nas redes sociais, expressou sua profunda tristeza e indignação com o crime, clamando por justiça e ações concretas para proteger as mulheres do município. "Por Karina e por todas as mulheres, não podemos nos calar!", escreveu a prefeita em sua publicação, que rapidamente viralizou e gerou comoção na comunidade. Ana Paula lamentou a perda de Karina, descrevendo-a como uma tragédia que abalou não apenas a família da vítima, mas toda a cidade.  As informações sobre o crime ainda estão sendo apuradas pelas autoridades locais. A Polícia Civil investiga o caso para identificar e prender o responsável pelo feminicídio. 

PUBLICIDADE