Pular para o conteúdo principal

Profissionais da educação de Iaçu reclamam ‘desmonte’ na rede municipal de ensino

Representantes de educadores da rede municipal de Iaçu, na Chapada Diamantina, acusam a prefeitura de “desmonte” do setor. Segundo eles, desde agosto deste ano o atual prefeito Nixon Duarte Muniz Ferreira (PMDB) exonerou diretores, deixando as unidades escolares da sede desorganizadas, uma vez que sem direção as escolas não podem gerir os recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), nem prestar contas dos mesmos, o que inviabiliza o trabalho dos professores e prejudica os alunos.

Conforme as informações enviadas, auxiliares de classes foram dispensados, junto professores contratados, que inclusive tinham contratos até o dia 31 de dezembro. Além disso, os salários dos profissionais de educação começaram a ser pagos por lotes, com atrasos. Essa irregularidade na data do pagamento, fez com que vários servidores ficassem suscetíveis a terem nomes inseridos no SPC, entre outros constrangimentos. O núcleo de Iaçu do Sindicato dos Educadores do Estado da Bahia (APLB) fez manifestações públicas, com passeatas pelas ruas, uso do Plenário da Câmara de Vereadores para expor a situação, ocupação da Prefeitura Municipal, manifestação na feira livre, entre outras ações.

De acordo com os educadores há denúncias, como a suposta manipulação do Conselho do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) pela secretária de Educação, Roseli Bispo Louzada. “Em Assembleia do sindicato, a presidente do referido Conselho, Josenilda Santana da Silva veio em público e citou diversas irregularidades, entre elas a dificuldade de ter acesso aos demonstrativos das receitas para conferências das entradas e saídas da conta do Fundeb”, aponta uma das professores.

Fonte: Jornal da Chapada

iaçu

Postagens mais visitadas deste blog

Secretário de Finanças de Ruy Barbosa é exonerado após desgastes da eleição

Algo que já era comentado nos bastidores da política local de Ruy Barbosa se concretizou nesta sexta-feira (18). O Secretário de Finanças, o  Sr. JULIANO REGIS SEIXAS ARRUDA CARDOSO foi exonerado, conforme Decreto publicado hoje no Diário Oficial. De acordo com o documento, a exoneração foi a pedido. Porém, a exoneração de Juliano pode ter sido ocasionado por desgaste político gerado durante a campanha eleitoral, onde os grupos opositores a gestão, criticaram os bens que o ex-secretário conquistou durante os últimos anos.  Apesar de muitas acusações, os candidatos nunca citaram nome, porém mostravam indícios que estavam falado de Juliano. Ainda de acordo com informações, lideranças políticas tomaram conhecimento de outras denúncias e a previsão que aconteça mais "pedidos" de exonerações nos próximos dias. Alguns desgastes como denúncias de fraudes de combustível no transporte público e assédio eleitoral, podem pesar a caneta ainda na próxima semana.  Vale ressaltar que a únic

Bonifácio teve o recurso negado no TRE/BA

José Bonifácio Marques Dourado (MDB),  teve o  Recurso do pedido de registro de candidatura negado no TRE  por todos os Desembargadores.  Apesar do resultado, ele pode (e vai) pedir recurso no TSE e novo julgamento acontecer.  Nova eleição? Só acontece nova eleição caso o TSE negue o recurso dos advogados de Bonifácio.  O que acontece dia 01/01? Eleição na Câmara de Vereadores e o presidente da Câmara assume como prefeito interino até novas eleições ou até o julgamento do TSE. Se o TSE ser favorável a Bonifácio? Caso o TSE seja contra a decisão do TRE e aprove o registro de candidatura de Bonifácio, ele assume como prefeito. Assista o julgamento em nosso canal do Youtube abaixo:    Assista entrevista com Advogado Anderson Aldori sobre situação eleitoral de Bonifácio:  

Inscrições para o Concurso Público de Ruy Barbosa inicia nesta sexta-feira (18)

A Prefeitura Municipal de Ruy Barbosa divulgou o Edital do concurso Público para 70 vagas, sendo 50 para professores e 20 para auxiliares administrativos.  Só serão aceitas inscrição unicamente via internet, solicitado entre às 00:00 horas do dia 18 de outubro de 2024 até as 23:59 horas do dia 11 de novembro 2024. Para inscreverem-se os Candidatos deverão acessar o seguinte endereço eletrônico: https://isba.selecao.net.br /, preencher corretamente todos os campos do formulário de inscrição, imprimir o Boleto Bancário e efetuar o pagamento até a data de vencimento do mesmo. Para se inscrever, os de Nível Médio pagarão o valor de R$ 70,00 (setenta reais) e Nível Superior  o valor de R$90,00 (noventa reais). O candidato inscrito no Cadastro Único que desejar solicitar isenção deverá indicar no formulário de inscrição tal intenção. As Provas Objetivas serão realizadas no dia 01 de dezembro de 2024, em locais e horários a serem previamente divulgados. Para mais informações, acesse o o edita

PUBLICIDADE