Ruy Barbosa: Sem Terra reocupam fazenda e são ameaçados por pistoleiros

Cerca de 100 famílias reocuparam a fazenda Santa Maria, localizada em Ruy Barbosa, na Chapada Diamantina, na manhã deste domingo (06), com o objetivo de denunciar a improdutividade da área e agilizar o processo de desapropriação para fins de Reforma Agrária.


A ocupação é proveniente de um despejo, realizado nesta última quinta-feira (03), emitido pela justiça local.


De acordo com as famílias, o processo de reocupação foi tenso e conflituoso por conta da invasão de pistoleiros na área do acampamento, onde diversas ameaças foram realizadas obrigando os trabalhadores e trabalhadoras a desocuparem a fazenda. Como as famílias não se intimidaram, os pistoleiros saíram do acampamento afirmando que voltariam em número maior e usariam a força física para expulsa-los.


O latifúndio pertence a Nilza Passos Baleeiro, da Empresa Estância Baleeiro LTDA. A área possui mais 1,6 mil hectares e o MST realizou diversas denúncias de desmatamento e venda ilegal de madeira. Até então, os processos estão travados.


O Movimento destaca que um indício claro da improdutividade da área está do arrendamento das terras. Nilza Baleeiro arrendou a fazenda para diversas pessoas, uma delas é Rogério Valverde, “representante legal e responsável pela contratação de jagunços que estão ameaçando as famílias”.


Este já é o segundo despejo sofrido e os Sem Terra continuam resistindo. Desses processos de luta nasceu o Acampamento Olga Benário, onde a mais de dois anos produzem uma diversidade de alimentos saudáveis que estão sendo comercializados nas feiras locais.


As famílias entraram em contato com a Casa Militar para denunciar as constantes ameaças, porém não houve retorno.


Texto: Coletivo de Comunicação do MST na Bahia


gga

Compartilhar no WhatsApp

Postagens mais visitadas deste blog

Motorista de App recebe alta após levar 20 facadas de passageiro

Homem natural de Ruy Barbosa é preso acusado de tentativa de homicídio contra motorista de aplicativo em Camaçari

Polícia Civil de Ruy Barbosa identifica e apreende diversos produtos furtados na cidade