Simone Filomena Silva, primeira jovem Ruybarbosense a ingressar num convento da ordem agostiniana

Entrevista com Sor Mônica, do Convento Monjas Agostinianas Recoletas, localizado  no município de Guaraciaba do Norte – CE.


[caption id="attachment_4799" align="aligncenter" width="1200"]7ebdad8c-128e-487c-a340-af24279b6b57 Do lado direito Simone Filomena[/caption]

Simone Filomena relatou para a Esperança FM Mais e Site Ruy Barbosa Notícias, como conheceu o convento das Irmãs Recoletas Agostinianas.


Eu conhecir as Irmãs Recoletas Agostinianas, no dia 07 de março de 2014, quando vim com o casal Vânia e Beto até Crateús - CE, de Crateús eu vim aqui fazer uma visita ao mosteiro, passei o dia aqui no convento com as irmãs, logo após comecei um processo de acompanhamento, a partir daí, vim sentar com a Irmã Madre Mestra, para ver os questionários. Em agosto de 2015, eu vim para fazer a experiência de 20 dias, agora cheguei para ingressar como postulante. Está sendo muito bom realizar o desejo de Deus e meu desejo.


“É uma alegria muito grande em está aqui, realizando um desejo que primeiro vem de Deus, para depois chegar a mim, uma grande responsabilidade, a gente sabe que a vida religiosa não é fácil, mas é a mais bonita das vocações. Então é muito bom está aqui e peço que todos de Ruy Barbosa rezem por mim para a perseverança, pois sem oração a gente não vai em lugar nenhum” Palavras da postulante.


Ao povo de Ruy Barbosa meus sinceros agradecimentos, àqueles que vieram me acompanhando até aqui, minha família, meus amigos, os motoristas, o padre Antonio Carlos Fontinele, que foi meu diretor espiritual durante esse tempo, as irmãs negras agostinianas de Ruy Barbosa, que também fizeram parte da minha vida desde a minha adolescência, em fim todos que de uma forma me incentivaram em está aqui, meu muito obrigado.


O Convento Monjas Agostinianas Recoletas, foi fundado em 2003, por 8 irmãs Agostinianas Recoletas do México, só depois, retornaram duas ao México e hoje permanecem seis aqui no mosteiro. As irmãs ingressaram no Brasil no dia 10 de junho de 2003, há 12 anos. Em questão vocacional, atualmente estão 8 brasileiras ingressas no convento.


Em entrevista concedida ao Locutor Ademilson Máximo (Rádio Esperança FM Mais), Sor Mônica fala que até 2003, só tinha o convento na Espanha, no México, Em Filipinas, Estados Unidos e na África. No Brasil, esse é o primeiro e único da ordem Agostinianas Recoletas, no Estado do Ceará.


Segundo a doravante Sor, a jovem que deseja seguir o chamado para a vocação contemplativa, deve manifestar sua curiosidade primeiro e pensar, quem somos? O que fazemos?


Depois através do contato por telefone, e-mail, ou whatsapp com a comunidade carismática, agenda uma visita, após é o momento de conversas para o reconhecimento, para saber se a moça se identifica com o nosso carisma vocacional, se sente vontade de experimentar nossa vida religiosa. Diz a Sor.


“A jovem vai passar por um processo de acompanhamento e depois deste período de longas conversas, tem o tempo de experiência onde a futura monja escreve uma carta pedindo para fazer uma experiência dentro do mosteiro, ficando 20 dias vivendo junto com as irmãs, aí se ela se sente chamada para esse estilo de vida, faz uma nova carta pedindo para ingressar”.


Segundo a monja os critérios estabelecidos para a jovem é que ela já tenha concluído o ensino médio e idade a partir dos 18 anos.


Para a consagração permanente a jovem passará por etapas: o Postulantado é a primeira etapa, a qual Simone Filomena Silva, natural de Ruy Barbosa-BA, iniciou no dia 16.01.2016, com continuação da etapa no convento com acompanhamento durante 2 anos; o Noviciado é a segunda etapa do processo durante 2 anos; a terceira etapa são os Votos Temporais, num período 4 anos; e a etapa final é formada pela Consagração Solene, para sempre. Tudo isso num período equivalente a oito anos de dedicação vocacional. Relatou Sor Mônica na entrevista.


(Por: Ademilson Máximo – Entrevista e imagem cedida ao Site Ruy Barbosa Notícias)

Compartilhar no WhatsApp

Postagens mais visitadas deste blog

Motorista de App recebe alta após levar 20 facadas de passageiro

Polícia Civil de Ruy Barbosa identifica e apreende diversos produtos furtados na cidade

Familiares e amigos das idosas mortas em acidente realizarão protesto nesta sexta-feira em Ruy Barbosa