Protesto às margens da BR-242 pede a revitalização do Rio Utinga

foto.php_-300x225


Agricultores familiares, quilombolas, indígenas, ribeirinhos, assentados e acampados nas regiões da Bacia e Sub-Bacia Hidrográfica de Rio Utinga (Chapada Diamantina) realizaram mobilização na manhã desta quinta-feira (7) na BR-242.


Entre as pautas dos manifestantes estão a revitalização do Rio Utinga, construção de barragens de pequeno, médio e grande porte, recuperação da mata ciliar e a realização de um diagnóstico socioeconômico e ambiental do rio e de seus afluentes.


Um documento requerendo uma reunião com o governador da Bahia, Rui Costa, foi enviado à capital. Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) acompanham o protesto na BR-242.




Segundo os organizadores do protesto, o Rio Utinga está sendo “assassinado”




“Políticos e fazendeiros estão assassinando o Rio Utinga com barragens e irrigação ilegais. O Ibama e os demais órgãos responsáveis fecham os olhos para o caso”, diz um dos manifestantes ao Jornal da Chapada.


A referida bacia atende a 40 mil pessoas em cidades como Utinga, Wagner, Lajedinho e parte das cidades de Lençóis e Andaraí, todos situados na Chapada Diamantina.


A maior parte desta água é destinada à produção agrícola e para o uso doméstico. Segundo os manifestantes, “a agricultura irrigada tem grande impacto na economia local e a morte da bacia teria consequências devastadoras’.


Fonte: Wagner em Foco

Compartilhar no WhatsApp

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de 19 anos é morto com golpes de faca em cavalgada

Empresário fica gravemente ferido em acidente na BA-052, em Ipirá

VÍDEO: Veículo de empresa de Gesso de Itaberaba sofre acidente na BA-046, em Ruy Barbosa