Incêndio é controlado na Chapada; alguns focos resistem

O incêndio na Chapada Diamantina está sob controle, informou nesta quinta-feira, 19, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros da Bahia, coronel Francisco Telles. Até o momento, foram controlados os principais focos entre os municípios de Lençóis e Palmeiras, na BR-242, nas proximidades do Rio Mucugezinho, nas localidades de Campo São João, Morrão e Cercado, mas os brigadistas continuam no local como ação preventiva.


O controle não significa que todo o fogo foi apagado, mas que há controle da situação. "O grande problema é que a cada dia aparecem novos sinistros, que necessitam de combate", diz Telles.

O governo informa ainda que novos focos foram registrados em Pindobaçu e Jacobina. Uma equipe com 15 bombeiros foi deslocada para Pindobaçu, onde já estão atuando as brigadas de Jaborandi e do próprio município. Outra equipe vai monitorar a região de Jacobina para traçar as ações necessárias.


650x375_incendio-chapada_1584018


O combate recebeu o reforço de 34 militares da FAB, 140 pessoas entre bombeiros, Exército, brigadistas voluntários capacitados pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema), técnicos do Inema, de prefeituras locais e brigada do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo). Os municípios participam das operações com a disponibilização de sete carros-pipas para que o fogo seja controlado mais rápido.



Segundo a coordenadora de Fiscalização Preventiva do Inema e perita em incêndios florestais, Fabíola Cotrim, serão realizadas novas ações em Barro Branco, Ouro Branco e Vale do Capão nesta quinta.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) informou que ainda há três focos de incêndio, sendo dois deles localizados dentro da área do Parque Nacional. O que atinge a região do Rio Mucugezinho já está sob controle e a equipe de combate realiza agora o trabalho de rescaldo. O outro atinge a região do Vale do Capão e é o que mais desperta preocupação, já que fica em uma área de difícil acesso. O terceiro foco, fora do Parque, é no município de Mucugê.

Incêndios criminosos

Para  o secretário estadual de Meio Ambiente, Eugênio Spengler, os focos de incêndio debelados nas margens da BR-242, próximo à comunidade de São João e Pai Inácio, foram criminosos. O fogo foi controlado na noite da quarta-feira, 18.

"Essa ação prejudica toda a região, uma vez que há uma imensa perda de patrimônio biológico e ambiental local, com supressão de vegetação, animais, além de impactos sobre a água e emissão de CO² [gás carbônico] na atmosfera, interferindo no clima".

Investimentos estadual

No total, segundo a Sema e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) são 11 aeronaves - sete aviões e quatro helicópteros, incluídos os enviados pelo Governo do Estado - estão a serviço do programa Bahia Sem Fogo.

Essas aeronaves estão lançando rajadas de água sobre a área atingida, e transporte dos bombeiros e brigadistas aos locais de difícil acesso, além de monitoramento aéreo para subsidiar os rumos do combate.

O combate às chamas foi reforçado com a chegada de uma aeronave Hércules C-130, que tem capacidade para transportar 60 mil litros de água por cada viagem, e um helicóptero Super Puma da Força Aérea Brasileira (FAB), conseguidos pelo governador Rui Costa no domingo, 15. O Governo da Bahia já investiu cerca de R$ 7 milhões para combater esse tipo de ocorrência este ano.
Compartilhar no WhatsApp

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de 19 anos é morto com golpes de faca em cavalgada

Empresário fica gravemente ferido em acidente na BA-052, em Ipirá

VÍDEO: Veículo de empresa de Gesso de Itaberaba sofre acidente na BA-046, em Ruy Barbosa