Greves prejudicam a população de Salvador



A exemplo do que ocorre em outros municípios, a população da capital  também enfrenta dificuldades na busca de serviços devido a greves em instituições federais.

Depois da Universidade Federal da Bahia (Ufba), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA),  servidores dos Correios decretaram paralisação, na terça-feira, 15.

Para se ter ideia, a greve do INSS, que completou 71 dias na quarta-feira, 16, criou uma fila virtual de 10 milhões de pessoas. Segundo Isaac Fiterman, do comando de greve no estado, 80% das unidades de pelo menos 15 municípios baianos estão fechadas - Salvador é uma das cidades afetadas.

Dentre as  principais reivindicações da categoria  estão reajuste de 27,5% imediato, com aumento gradual durante os próximos quatro anos, concurso público, além de melhoria nas condições de trabalho e no atendimento à população.

Edvaldo Alves Queiroz, 37 anos, tinha horário agendado para ontem no posto do INSS, no bairro  Comércio. Com o comprovante em mãos, ele tentou, sem sucesso, convencer um servidor a dar entrada no pedido de pensão pela morte da mãe, que faleceu em maio deste ano.

"Tentei, mas não posso obrigá-lo. Entendo que estão lutando pelos  direitos deles, mas  estou precisando muito desse dinheiro. Não estou trabalhando e, por enquanto, não tenho como receber".

Correios

Mesmo com a paralisação, ontem houve quem procurasse pelos serviços nos postos dos Correios. Em um deles, no Comércio, a todo instante chegavam pessoas em busca de atendimento, sem sucesso.

A fisioterapeuta Joana de Jesus Moura, 35 anos, por exemplo, desistiu de enviar um presente de aniversário para a filha, que mora com o pai em São Paulo e completará 14 anos amanhã. Ela  foi informada de que não havia garantia de entrega, mesmo utilizando o serviço de encomenda expressa (Sedex).

"Não sei nem o que dizer para ela, que está tão ansiosa pelo presente. Infelizmente, vai ter que se contentar com um 'feliz aniversário' pelo telefone", lamentou Joana.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos do Estado da Bahia (Sincotelba), Josué Canto, somente serviços considerados de urgência - como telegramas e entrega de remédios - serão atendidos.

"Cerca de 80% dos carteiros de todo o Brasil estão parados. Não há garantia de entrega enquanto a greve durar", afirma Canto.  Já a assessoria de comunicação dos Correios informou, por meio de nota, que 90,69% do efetivo está trabalhando, o que corresponde a 108.185 empregados.

Do total de 28.569 carteiros que deveriam trabalhar ontem nas localidades em que há greve, 9.750 não compareceram, conforme informações da assessoria. A categoria reivindica um reajuste de 12,94%, de acordo com a inflação do período, R$ 40 de tíquete-alimentação e convocação imediata dos aprovados no concurso de 2011.

Panorama de greves


INSS
Paralisação começou no dia 7 de julho e, até quarta, 16,, já soma 71 dias sem atendimentos

Ufba
Greve foi iniciada  em 28 de maio. Em assembleia realizada na terça, 15, os professores decidiram manter a paralisação deflagrada há 111 dias

TJ-BA
Os servidores do Judiciário estão parados há 22 dias

Correios
Movimento grevista foi iniciado há dois dias



 
Compartilhar no WhatsApp

Postagens mais visitadas deste blog

Homem desaparece após mergulhar no açude de Ruy Barbosa

Marceneiro morre afogado no açude de Ruy Barbosa

Grande quantidade de droga é apreendida com auxílio do cão Loke pela CIPE Chapada em Ruy Barbosa