Site aponta Itaberaba como uma das cidades com festas juninas mais badaladas do Nordeste

Confira matéria na íntegra do site http://roteirosincriveis.uol.com.br/

Enquanto os estados da Paraíba e de Pernambuco disputam o título de “Maior São João do Mundo” – com festejos durante os 30 dias do mês de junho – os outros estados nordestinos não ficam atrás e promovem seus arraiais em centenas de municípios no mesmo período. Elementos como fogueiras, casamento na roça, fogos de artificio e comidas típicas à base de milho como bolos, pamonha e canjica são indispensáveis neste período.
O forró é o principal ritmo, mas algumas cidades também optam por atrações como djs e artistas da Axé Music e Sertanejo para os festejos – o que agrada parte dos jovens mas não é bem visto pelos mais tradicionais. Veja abaixo uma lista com as festas de São João mais badaladas do Nordeste.

Caruaru se intitula a “Capital do Forró”

Conhecida como a “Capital do Forró”, Caruaru, município situado no Agreste pernambucano, tem cedido espaço a outros ritmos. Ainda assim, a cidade faz uma grande festa junina com diversos polos de entretenimento espalhados por todos os cantos.
Um dos programas imperdíveis é passar o dia no Alto do Moura, onde há muito forró tradicional, uma vasta diversidade gastronômica com dezenas de opções de bares e restaurantes – onde a carne de bode é uma das mais requisitadas do público – além dos centros de artesanato, dentre eles o do filho do Mestre Vitalino. Outra atração imperdível é um museu com objetos e discos de Luiz Gonzaga, que tem uma estátua em sua homenagem no Pátio do Forró, local por onde passarão as grandes atrações do São João como Fulô de Mandacaru, Alcymar Monteiro, Elba Ramalho, Chambinho do Acordeon, Wesley Safadão e Aviões, dentre outros.
festas juninas

Confira a programação em Caruaru

· Sábado, 2 de junho – Orquestra de Pífanos, Elba Ramalho, Fulô de Mandacaru e Jonas Esticado
· Domingo, 3 de junho – Chambinho do Arcodeon, Geraldo Azevedo, Alcymar Monteiro
· Quinta-feira, 7 de junho – Noite Gospel
· Sexta-feira, 8 de junho – Adelmário Coelho, Cavaleiros do Forró, Avine Vinny, Flávio José
· Sábado, 9 de junho – Geraldo Cardoso, Aviões, Azulão e Azulinho, Jorge de Altinho
· Domingo, 10 de junho – Alok, Magníficos, Santanna
· Terça-feira, 12 de junho – Luan Estilizado, Capim com Mel, Lucy Alves
· Quinta-feira, 14 de junho – Comemoração dos 70 anos da Diocese de Caruaru e show com Thiago Brado
· Sexta-feira, 15 de junho – Elifas Jr., Batista Lima, Luan Santana, Geraldinho Lins
· Sábado, 16 de junho – Caru Forró, Gustavo Mioto, Israel Novaes, Gabriel Diniz
· Domingo, 17 de junho – Wesley Safadão, Novinho da Paraíba, Tayrone
· Quinta-feira, 21 de junho – Felipão, Jucélio Vilela, Marlene Vilela, Marlene do Forró, Joana Angélica, Banda Cheiro da Terra, Maciel Melo, Maiara e Maraísa
· Sexta-feira, 22 de junho – Lucas Costa, John Geração, Matheus e Kauan, Petrúcio Amorim
· Sábado, 23 de junho – Irah Caldeira, Valdir Santos, Pedrinho Pegação
· Domingo, 24 de junho – Gleydson & Henrique, Cristina Amaral, Michel Teló, Saia Rodada
· Quinta-feira, 28 de junho – Dorgival Dantas, Mano Walter, Léo Santana
· Sexta-feira, 29 de junho – Brasas do Forró, Alceu Valença, Solteirões
· Sábado, 30 de junho – Benil, Eliane, Forró do Muído

Campina Grande garante fazer o “Maior São João do Mundo”

Principal rival de Caruaru, Campina Grande também possui uma festa de grande porte, conhecida nacionalmente. A principal concentração de gente e também de artistas famosos é o Parque do Povo, local onde está montado o palco das grandes atrações. Mas a cidade também reúne outros inúmeros de atrativos para o visitante.
Durante todo o dia, é possível se divertir na Locomotiva do Forró, Ônibus do Forró, o Sítio São João, o Arraiá de Cumpade, a Fazenda Santana e a Vila do Artesão. Há mais de 150 opções de bares e restaurantes e, entre eles o ótimo Bar do Cuscuz. Em um mês de festa, o folião pode aproveitar e assistir a um grande casamento coletivo, realizado no dia 12 de junho, e ver apresentações culturais como a dos bacamarteiros – homens vestidos de cangaceiros dançando com uma espécie de espingarda nas mãos. Devido à greve dos caminhoneiros, o início dos festejos foi adiado para o dia 8 de junho.

Confira a programação de festas juninas em outros estados do Nordeste


BAHIA

Na Bahia, a festa ocorre em pelo menos 250 municípios com eventos gratuitos em praças públicas, em fazendas e espaços privados. Durante o período do São João, mais de 1 milhão de baianos se deslocam pelas cidades do interior do Estado. Apesar da invasão dos artistas do sertanejo, o forró ainda predomina na maioria das cidades que comemoram Santo Antonio, São Pedro e São João. Veja as principais festas!

Cruz das Almas

A cidade é talvez a única do estado com a programação 100% forrozeira. Por lá, passarão grandes nomes como Alcymar Monteiro, Flávio José, Alceu Valença e as bandas Mastruz com Leite e Magníficos. Serão mais de 20 horas por dia de programação em diversos ambientes. Uma das novidades é a feirinha com comidas típicas feitas com itens da agricultura familiar. A cidade está a 165km de Salvador, na região do Recôncavo Baiano, e também é conhecida pelo colorido das espadas, que são fogos de artifício muito comuns por lá.

Senhor do Bonfim

Conhecida como “A Capital Baiana do Forró”, Senhor do Bonfim está distante 380km de Salvador, mas mesmo assim figura sempre entre os três destinos mais procurados do São João da Bahia. A cidade, que tem a cara do Sertão Nordestino, possui festejos juninos com elementos tradicionais como a fogueira, comidas típicas e uma decoração rica em cores e detalhes.
No palco principal, batizado de Espaço Gonzagão, passarão artistas como Flávio José, Dorgival Dantas, Jorge de Altinho, Flávio Leandro e Adelmário Coelho. A cidade também conta com Trem do Forró, festivais culturais, alvoradas e o Forró do Sfrega – uma festa privada realizada nos dias 23 e 24 de junho com atrações como Xand Avião e Mano Walter.

Amargosa

Conhecida como “Cidade Jardim” e localizada a 250km de Salvador, numa região conhecida como Vale do Jiquiriçá, Amargosa deve reunir mais de 100 mil pessoas por noite, na Praça do Bosque. O local dos festejos tem decoração especial e, este ano, homenageia a participação do Brasil na Copa do Mundo da Rússia. Grandes nomes do forró como Flávio José, Estakazero, Santanna e Elba Ramalho estão confirmados na programação. Além dos grandes shows, haverá também uma vila junina e um arrasta-pé na zona rural do município, que também é palco do Forró do Piu Piu, festa privada que conta com a presença de Wesley Safadão e Dorgival Dantas.

Euclides da Cunha

O Arraiá do Cumbe está mais uma vez entre os melhores festejos da Bahia. Localizada a 323km de Salvador, a “Terra do Bode” terá quatro dias de festa entre 22 e 25 de junho. A abertura se dará no dia 22, com uma alvorada às 5h, seguida de show musical até às 8h, quando o Brasil estreará na Copa do Mundo. Alcymar Monteiro, Saia Rodada, Zezinho da Ema, Aviões do Forró e Limão com Mel são as principais atrações dos festejos da cidade que terá ainda um camarote privado na praça principal.

Ibicui

A cidade está a 514km de Salvador, mas nem por isso deixa de ser uma das mais procuradas. Este ano, os festejos serão de 21 a 24 de junho, com shows na praça Régis Pacheco. Outras atrações que levam milhares de pessoas ao município são as festas privadas Brega Light – um festival de música com artistas de vários ritmos, e o Ticomia – com programação majoritariamente forrozeira. Cerca de 100 mil pessoas participam da festa.

Itaberaba

Portão de entrada da Chapada Diamantina, uma das regiões mais belas da Bahia, o município de Itaberaba, localizado a 270km de Salvador, se destaca pela grande festa junina. De 21 a 24 de junho, a cidade espera milhares de pessoas para o São João que terá grandes shows na praça principal e também um salão para o forró tradicional. Na lista de artistas que passarão por lá, destaque para Targino Gondim, Lucy Alves, Aduílio Mendes e Bell Marques, que promete um repertório de forró.

Salvador

Na capital baiana os festejos juninos que ocorrem no Terreiro de Jesus, no Pelourinho, completam 10 anos em 2018. Serão três dias de shows (22, 23 e 24), com apresentações de bandas e artistas como Fulô de Mandacaru, Elba Ramalho, Cacau com Leite, Geraldo Alzevedo e Estakazero. O evento reúne cerca de 50 mil pessoas por noite e é a principal opção para quem mora na capital e não pretende viajar para o interior no período junino.

Santo Antônio de Jesus

A capital do Recôncavo Baiano, situada a 200km de Salvador, promove, há alguns anos, uma das maiores festas da Bahia. Com uma boa estrutura e localização, a cidade terá, entre os dias 20 e 24 de junho, diversas opções como a Vila do Forró, com 20 atrações; o Forró da Melhor Idade, no sábado (23); Forró das Crianças, no domingo (24); Palco Alternativo com seis atrações; Tenda da Diversidade e 35 atrações locais se apresentando nos bairros, zona rural, feira livre e praças.
Entre os artistas mais conhecidos que passarão por Santo Antonio de Jesus estão os forrozeiros Flávio José, Dorgival Dantas, Mano Walter, Calcinha Preta, Estakazero, Virgílio e Tio Barnabé e os sertanejos Henrique e Juliano e Luan Santana. Entre os artistas locais, a mais destacada é a baiana Joyce França.

PERNAMBUCO

Petrolina

Eternizada na letra da música do forrozeiro Jorge de Altinho (“Na margem do São Francisco, nasceu a beleza/E a natureza ela conservou/Jesus abençoou com sua mão divina/Pra não morrer de saudade, vou voltar pra Petrolina”), uma das maiores cidade do interior de Pernambuco não espera chegar junho para começar o seu São João, que desde o dia 18 de maio já faz a festa pelos bairros da cidade: José e Maria, Avenida dos Tropeiros, Areia Branca e Rio Corrente, receberá, cada um, duas noites de festa no final de semana.
Mas o ponto alto dos festejos começa no dia 15 de junho e segue até o dia 25, com atrações nacionais como Aviões do Forró, Wesley Safadão, Mano Walter, Targino Gondim, Dorgil Dantas, Simone e Simaria, dentre outros.

Recife

Em Junho, Recife, a capital do Frevo, se transforma para receber o “São João da Capitá”, onde todos os anos é construída uma cidade cenográfica com decorações que lembram as festas típicas do interior. O cenário conta com parque de diversões, barracas com comidas típicas e feira de artesanato, mas o grande marco da festa são os shows que reunirá nomes como Wesley Safadão, Simone & Simaria, Cavaleiros do Forró, Xand Avião, Magníficos e Dorgival Dantas, que este ano será homenageado por manter a tradição do forró e difundir essa cultura país afora.

CEARÁ

Maracanaú

Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza, também sabe fazer forró dos bons. Do dia 7 ao dia 23 de junho, a avenida Tasso Jereissati vai se transformar em uma cidade junina com fazendinha e quadrilhódromo, além de barracas de alimentação e camarotes. Durante esses dias a população local e os turistas vão assistir aos shows que acontecem em dois palcos, por onde passarão nomes como Wesley Safadão, Lagosta Bronzeada, Zé Cantor, Chambinho do Acordeon, Forró Real, dentre outros.

SERGIPE

Aracaju

Na capital sergipana, o Forró Caju deve contar com 130 atrações em seis dias de festa (22, 23, 24, 28, 29 e 30 de junho). Além do palco principal, que terá artistas como Elba Ramalho, Alceu Valença, Calcinha Preta e trios de forrozeiros, a festa ocorrerá em 19 bairros diferentes da cidade. A marinete do forró circulando pelos pontos turísticos e o desfile de quadrilhas juninas também animarão o público.

MARANHÃO

São Luís

Na capital do Maranhão, a festa é batizada “São João de Todos” e começa oficialmente no dia 15 de junho, no circuito oficial formado pelos arraiais da praça Nauro Machado, praça Maria Aragão, Ipem e Vila Palmeira. Com seis atrações por noite em cada polo, o destaque será o desfile de grupos de bumba meu boi, mas há ainda espaço para as quadrilhas juninas, danças tradicionais e shows de artistas locais e nacionais. A programação segue até o dia 1º de julho.

RIO GRANDE DO NORTE

Mossoró

O arrasta-pé em Mossoró, cidade a 270 km de Natal, começa no dia 26 de maio e só termina no dia 9 de julho. Turistas e os mais 250 mil habitantes da cidade terão um mês e meio de festa para dançar forró e se deliciar com as comidas típicas da época. Mas não é só isso, além da programação cultural, concurso de quadrilha, a cidade respira forró nessa época do ano, quando sobem ao palco da cidade artistas e bandas como Xand Avião, Solange Almeida, Forró de Front, Solteirões, Alceu Valença, Cavaleiros do Forró, Sirano e Sirino, Lagosta Bronzeada e muitos outros.

Compartilhar no WhatsApp

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de 19 anos é morto com golpes de faca em cavalgada

Empresário fica gravemente ferido em acidente na BA-052, em Ipirá

Três mulheres assassinadas em Feira de Santana; corpos foram encontrados no banheiro de um apartamento