Tremor no município de Baixa Grande registra magnitude preliminar estimada em 2.0, diz LabSis/UFRN

Segundo informações colhidas de diversas fontes, desde 24 de dezembro de 2017, a população do município de Baixa Grande-BA vem sentindo tremores de terra. As localidades mais afetadas se encontram ao norte da sede, notadamente em Lasca Gato e Jerema, na região do povoado de Novo Sítio.


Esses eventos têm sido registrados por estações operadas pela UFRN em Ponto Novo-BA (NBPN) e Lagarto-SE NBLA), mas, infelizmente, essas estações não contam com transmissão on-line no momento.

Como exemplo, mostramos o registro de dois eventos no dia 23 de fevereiro de 2018. O primeiro evento ocorreu às 16:32 UTC (13:32, hora local) e teve magnitude preliminar estimada em 2.0. O segundo evento ocorreu às 16:39 UTC (13:39, hora local) e teve magnitude preliminar estimada em 1.9.


O registro desses eventos na estação NBLA.


Fonte: LabSis/UFRN
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes, André Silva, Marconi Oliveira.


LabSis/UFRN)


O Laboratório Sismológico da UFRN (LabSis/UFRN) tem sua origem remota em 1975, ano em que a Estação Sismográfica de Natal (NAT), instalada em 1965 pelo USGS, foi transferida da Marinha para a UFRN.


O grande salto na Sismologia da UFRN ocorreu em 1986 em virtude dos sismos de João Câmara, quando se iniciou o trabalho de campo com redes locais, que vem sendo realizado até hoje em diversas áreas sísmicas do Nordeste. Atualmente o LabSis/UFRN, faz parte do Departamento de Geofísica (DGEF/CCET/UFRN), opera a estação de Riachuelo (RCBR, pertencente à Global Seismographic Network), participa do INCT de Estudos Tetônicos e está instalando uma rede sismográfica permanente no Nordeste do Brasil (RSISNE), com apoio da Petrobras.


Um trabalho relevante realizado pelo LabSis/UFRN está na assessoria de ações de Defesa Civil seja diretamente em contato com autoridades e população, seja através de palestras e divulgação pelos mais diversos meios de comunicação.
Compartilhar no WhatsApp

Postagens mais visitadas deste blog

Homem desaparece após mergulhar no açude de Ruy Barbosa

Marceneiro morre afogado no açude de Ruy Barbosa

Grande quantidade de droga é apreendida com auxílio do cão Loke pela CIPE Chapada em Ruy Barbosa