Santa Casa de Ruy Barbosa vai iniciar cirurgias de catarata pelo SUS

Cerca de 100 cirurgias serão realizadas mensalmente.


A partir do mês de março, a Santa Casa de Misericórdia de Ruy Barbosa, em parceria com o Hospital de Olhos (HCOE) e a clínica Oftalmed, de Feira de Santana, realizará cirurgias de catarata para atender a população rui-barbosense e da região pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Cerca de 100 pacientes, com idade acima de 60 anos ou diagnóstico prévio de catarata e que ainda não tenham passado pela cirurgia, serão beneficiadas com o novo serviço, que será ofertado em um final de semana de cada mês.


As cirurgias iniciam no dia 17 de março. Interessados devem procurar desde já a Secretaria de Saúde do seu município para formação de cadastro. Os pacientes que tiverem o agendamento confirmado farão consulta ambulatorial na Santa Casa de Ruy Barbosa, no dia 16, a partir das 7h, e deverão apresentar comprovante de residência, cartão SUS e cópias de RG e CPF. O atendimento ambulatorial será por ordem de chegada.


A previsão é realizar as primeiras 100 cirurgias ainda em março e assim sucessivamente todos os meses, sendo essa uma ação continuada.


Mais informações pelo telefone (75) 3252-1092.


Catarata – É uma patologia dos olhos que consiste na opacidade parcial ou total do cristalino ou de sua cápsula. Pode ser desencadeada por vários fatores, como exposição à luz do sol, por longos períodos, sem proteção adequada, traumatismo, idade, diabetes, uso de medicamentos, hereditariedade, etc. Os sintomas comuns incluem embaçamento visual, que pode levar à cegueira ou visão subnormal, ofuscamento ou sensibilidade à luz, mudança freqüente de receita para óculos, dupla visão num olho, necessidade de luz mais forte para leitura, fraca visão noturna e visão desbotada ou amarelada. A evolução da técnica cirúrgica permite hoje incisões muito pequenas, entre 2 e 3 milímetros, o que dispensa a necessidade de sutura e possibilita que o paciente seja submetido à cirurgia com anestesia tópica (apenas colírios), tendo uma recuperação muito positiva e saindo da sala de cirurgia já enxergando. Em cerca de 1 mês após a cirurgia, a visão já é considerada normal.


Informações à imprensa: Andrea Marnine

Compartilhar no WhatsApp

Postagens mais visitadas deste blog

Professora de Ruy Barbosa morre em acidente misterioso

Ruy Barbosa: Necropsia aponta que a Professora Raquel Teixeira foi espancada, diz site

Lucas Reis esclarece e desmente fake news contra sua pessoa