Ruy Barbosa Notícias | O Portal de Notícias da Cidade!: Serra do Orobó está abandonada pelo Governo do Estado da Bahia!


Serra do Orobó está abandonada pelo Governo do Estado da Bahia!

Desde que o Governo Municipal se retirou do processo de gestão da ARIE – Área de Relevante Interesse Ecológico, a Serra do Orobó, localizada nos município de Ruy Barbosa e Itaberaba, vem sofrendo vários golpes contra seu ecossistema.

Passando por uma fase de maior agressão aos seus ecossistemas, onde invasores ocupam terrenos, desmatam, queimam a vegetação e destroem nascentes, a Serra do Orobó passa por um momento difícil de vários ataques por irresponsáveis que fazem “Coivaras”  (ramos a que se põe fogo para limpar terrenos). A modalidade de coivara está sendo frequente na área de preservação, e preocupa a população a cada ataque.

Vale ressaltar que o Governo Municipal não tem responsabilidade sobre a ARIE, porém em contato com Ruy Barbosa Notícias, o Secretário de Meio Ambiente Artur Francelino, comunicou que, no possível, tenta coibir a agressão contra a Serra do Orobó.

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - INEMA ,  é um órgão da administração pública indireta estadual da Bahia, é responsável pela execução das ações de proteção à biodiversidade. Porém está sem gestão há alguns anos, deixando de lado a responsabilidade e colando em risco o futuro da Serra do Orobó.


Da redação: Ruy Barbosa Notícias