Estudantes de Itaberaba apresentam projetos artísticos e culturais na Flica 2017

Os estudantes da rede estadual terão um espaço especial na Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) 2017, que acontece entre os dias 5 e 8 de outubro, no município de Cachoeira, na região do Recôncavo Baiano. Na Casa Educar para Transformar, instalada no prédio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), estudantes irão apresentar projetos de arte e cultura desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado, com o objetivo de dinamizar o ambiente escolar e promover o protagonismo estudantil.


Serão expostas criações de 70 estudantes de escolas dos Núcleos Territoriais de Educação de Bom Jesus da Lapa (NTE 2), Serrinha (NTE 4), Teixeira de Freitas (NTE 7), Amargosa (NTE 9), Barreiras (NTE 11), Macaúbas (NTE 12), Caetité (NTE 13), Itaberaba (NTE 14), Jacobina (NTE 16), Alagoinhas (NTE 18), Feira de Santana (NTE 19), Vitória da Conquista (NTE 20), Santo Antônio de Jesus (NTE 21), Jequié (NTE 22), Santa Maria de Vitória (NTE 23), Senhor do Bonfim (NTE 25), Salvador (NTE 26) e Eunápolis (27). 


O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, fala sobre a importância da participação dos estudantes no evento. “A arte e a cultura fazem parte do currículo nas escolas estaduais e os estudantes são grandes protagonistas. Na Flica, eles terão a oportunidade de apresentar as suas criações, ao mesmo tempo em que poderão ampliar seus conhecimentos, a partir da troca de experiências e de todas as possibilidades que a Flica apresenta”, afirmou.


A Casa Educar para Transformar será aberta, a partir das 9h, da quinta-feira (5/10), com a apresentação da Fanfarra do Colégio Estadual de Cachoeira. Na programação da Casa Educar para Transformar, os visitantes poderão conferir a exposição das obras dos projetos de Artes Visuais Estudantis (AVE) e Educação Patrimonial e Artística (EPA). Ainda serão realizados o Recital de Gregório de Mattos: Boca do Inferno e apresentações de obras literárias selecionadas no Concurso Festa literária na rede estadual, que foi promovido pela Secretaria da Educação do Estado em homenagem a Gregório de Matos. Também será feita uma homenagem pelos 170 anos do poeta Castro Alves.


Na programação, constam apresentações do Black Dance, grupo de dança de rua e de teatro do Colégio Estadual Elisabeth Chaves Veloso, localizado em Salvador. Na Tenda Literária, outro espaço da Casa, serão realizadas as oficinas literárias e ‘De olho no Braile’ sobre leitura braile, com a coordenação de Educação Inclusiva da Secretaria da Educação do Estado. No espaço, serão realizadas, ainda, oficinas artísticas para a confecção de máscara, além de debates sobre a sétima arte, por meio do ‘Papo de Cinema’, com as participações do estudante Kéfas Matos, destaque pela produção de audiovisuais, pelo projeto Produção de Vídeos Estudantis, da rede estadual e de outros convidados.



Além dos projetos estudantis, a Casa Educar para Transformar contará, também, com um Sarau literomusical e encontros literários, mostras e recitais, além de atividades de órgãos do Estado, como a Secretaria da Cultura (Secult) e Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi). O IPHAN também irá realizar atividades no espaço. Paralelamente, os estudantes também participarão da mostra de livros, na Praça Teixeira de Freitas, com a Coleção Pactos de Leituras, editada pela Secretaria da Educação do Estado e produzida por autores baianos.

Confira a programação da Educação na Flica 2017

Quinta-feira (5/10)

9h – Abertura – Apresentação da Fanfarra do Colégio Estadual de Cachoeira
9h às 20h - Exposição das criações estudantis do AVE e do EPA
9h às 20h - Oficina artística de confecção de máscaras
9h às 11h - Recital de Gregório de Mattos: Boca do inferno / apresentações de obras literárias selecionadas no Concurso Festa Literária na rede estadual
9h às 19h - Mostra de livros - Coleção Pactos de Leituras (autores baianos) - Edital de Literatura Infantil (Praça Teixeira de Freitas)
9h/14h/19h - Cantinho de leitura e contação de histórias (Praça Teixeira de Freitas)
14h às 15h - Encontros literários
15h às 16h - Papo de cinema
16h às 17h - Black Dance
17 às 19h - Sarau do Gregório de Mattos: Boca do inferno/ Festa Literária na rede estadual

Sexta-feira (6/10)9h às 20h - Exposição das criações estudantis do AVE e do EPA
9h às 20h - Oficina artística de confecção de máscaras
9h às 11h - Tenda Literária - Oficinas literárias e Oficina ‘De olho no Braile’.
9h às 19h - Mostra de Livros - Coleção Pactos de Leituras (autores baianos) - Edital de Literatura Infantil (Praça Teixeira de Freitas)
9h/14h/19h - Cantinho de leitura e contação de histórias (Praça Teixeira de Freitas);
14h às 15h - Encontros literários;
17h às 18h - Black Dance;
17h30 às 18h30 - Sarau líteromusical

Sábado (7/10)

9h às 20h - Oficina artística de confecção de máscaras;
9h às 12h - Tenda literária - Oficinas literárias;
9h às 19h - Mostra de livros - Coleção Pactos de Leituras (autores baianos) - Edital de Literatura Infantil (Praça Teixeira de Freitas);
9h/14h/19h - Cantinho de leitura e contação de histórias (Praça Teixeira de Freitas);
14h às 15h - Encontros literários;
17h às 18h - Black Dance;
18h às 19h - Sarau líteromusical.

Domingo (8/10)9h às 10h - Black Dance;
9h às 12h - Mostra de livros - Coleção Pactos de Leituras (autores baianos) - Edital de Literatura Infantil (Praça Teixeira de Freitas).

Fotos: Ilustração/Claudionor Junior

- ASCOM



Compartilhar no WhatsApp

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de 19 anos é morto com golpes de faca em cavalgada

Empresário fica gravemente ferido em acidente na BA-052, em Ipirá

Três mulheres assassinadas em Feira de Santana; corpos foram encontrados no banheiro de um apartamento