Santa Casa de Ruy Barbosa inaugura primeiro Serviço de Parto Humanizado da Chapada Diamantina

A cidade de Ruy Barbosa parou na manhã desta sexta-feira (01) para assistir ao nascimento do primeiro Serviço de Parto Normal (SPN) da Chapada Diamantina. O serviço foi inaugurado na Santa Casa de Ruy Barbosa e teve a presença do prefeito Cláudio Serrada, da Secretária de Saúde Maristela Alencar, do grupo de mulheres Sou Mulher e Quero Respeito, do venerável da loja Maçônica, parceira da Santa Casa, Ismael Ribeiro, entre outras autoridades, colaboradores e moradores da região.

Durante a reunião o blogueiro Júnior Queiroz questionou sobre os casos de mortes de gestantes e bebes durante o processo de parto. Respondido pelo provedor, ficou claro que com os novos serviços de acompanhamento, estes casos serão diminuídos com uma previsão do grau de risco da gestante.

São 3 quartos PPP (Pré-parto, Parto e Pós-parto), com toda a estrutura e diretrizes preconizados pela Rede Cegonha. Compõem os quartos bola suíça, banqueta vertical, som ambiente e banheiro. Seguindo os preceitos do parto normal humanizado, a gestante poderá escolher seu acompanhante e a melhor posição para o parto, acompanhada por uma equipe multidisciplinar. O objetivo é que a unidade se torne referência para os mais de 30 municípios da região.


Para parir no Serviço de Parto Normal da Santa Casa de Ruy Barbosa, é fundamental que a gestante procure o Posto de Saúde da Família mais próximo nas primeiras semanas de gestação para realizar os serviços de pré-natal. A partir do referenciamento do PSF, ela será vinculada à instituição. 


O prefeito Cláudio Serrada falou sobre a importância da inauguração do SPN. "Esse é um marco importante para nossa cidade. Quero agradecer ao provedor pelo empenho para tornar a Santa Casa reconhecida na região, agradecer ao Governo do Estado pelo contrato com a Santa Casa, entendendo que a saúde precisa ser interiorizada, desafogando a capital, e aproveito para garantir a vocês o apoio da Prefeitura. Contem com a gente, nosso objetivo é tornar Ruy Barbosa mais humana e com uma saúde cada vez melhor", disse o prefeito, que doou bolas suíças e outros itens para o SPN.


Para o provedor Neuberth Lima, o tratamento humanizado do novo serviço é um passo importante para a melhoria da assistência. "Estou muito feliz com esses serviços que trarão um melhor acolhimento, um atendimento humanizado das pessoas, prioridade na minha gestão, principalmente em se tratando de saúde. E esse é um passo inicial para que isso aconteça". 

Abraçado pela sociedade, o Serviço de Parto Normal da Santa Casa de Ruy Barbosa vai ofertar para as primeiras mães Kits para o bebê, doados pela loja Karine e outros estabelecimentos locais.

Santa Casa também apresentou novo fluxo de atendimento com classificação de risco

Durante a solenidade de inauguração, também foi apresentado aos presentes o novo funcionamento da Emergência da Santa Casa, que passa a adotar o acolhimento por classificação de risco. A partir de hoje (01), os pacientes que chegarem na emergência serão triados e classificados por cores, de acordo com a gravidade. Pacientes mais graves, com necessidade de atendimento imediato, serão classificados na cor vermelha e deverão ser atendidos de forma imediata. Já pacientes triados com as cores verde e azul, que indicam casos pouco urgentes ou não urgentes, serão orientados a procurar o PSF. Segundo Gabriela Barreto, consultora técnica da instituição, existem critérios clínicos que são seguidos pelos profissionais para classificar o paciente por cor. "A classificação de risco vem para humanizar e priorizar o atendimento, organizando melhor o serviço e o atendimento à população".
















Informações à imprensa:
Camilla Oliveira / Andrea Marnine
Compartilhar no WhatsApp

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de 19 anos é morto com golpes de faca em cavalgada

Empresário fica gravemente ferido em acidente na BA-052, em Ipirá

Três mulheres assassinadas em Feira de Santana; corpos foram encontrados no banheiro de um apartamento